domingo, 17 de agosto de 2025

SEGUINDO EM FRENTE, POR DAVID CHINAGLIA







Todos os dias o sol nasce, e claro com eles novas esperanças, já citei aqui, que nossas lutas maiores, são na verdade conosco mesmo, a estrada da vida, segue, para cada um de nós de acordo com nossas escolhas.

Tive a oportunidade de conversar com pessoas da doutrina espírita que admirei muito, poderia citar Alamar Régis, e sobretudo Richard Simonetti, que me marcou muito por nossas conversas.
Naqueles tempos na saudosa, Águas de São Pedro, num mini estúdio que passava noites e madrugadas, estudando o espiritismo, e fazendo contatos com estes amigos, e outros, que também na caída da noite e na madrugada escreviam e as vezes, nos davam a alegria de bate papo.

Este aprendizado levo comigo, nem sempre pude colocar em prática o que aprendi, porque tive lutas, e ainda tenho com coisas que priorizei certo ou errado.

Alamar dizia, "Meu querido, mais estudo, menos drama, menos envolvimentos com as histórias dos assistidos, e calma, se der faça, se não der não faça, mas, mantenha sua fé."

Richard falava de seu drama pessoal com uma doença que anda flertando em menor proporção comigo, e confesso que hoje penso muito no ele revelava naquelas noites, sempre antes da meia noite.

Convivi com médiuns, e orientadores que admirei, que me decepcionei, aliás talvez a mesma decepção que talvez tenha causado, pois nem sempre, devemos ver o nosso lado, mas, dos outros também, e desde que o país se dividiu entre a tirania, a democracia, e a corrupção, ver líderes espíritas mais a direita, decepcionou a muitos, mas, todos democraticamente tem o direito de em vida defender o que acreditam, mesmo que para nós estejam errados.

O planeta passa por um momento tenso, difícil, o mundo era passar por períodos muito duros previstos nos livros espíritas, na projeção social, e da humanidade.

Ontem já passou, as vezes ainda tenho dificuldade com isto, me lembro de coisas boas, e ruins, e vejo pessoas com o mesmo dilema, mas, claro que jamais voltará nem o bom nem o ruim.

Amanhã não sabemos, a única coisa que temos é o dia de hoje, já falei da próxima hora, ou das notícias que de repente mudam nossa vida, ou nos assustam.

A verdade que o caminho da vida, segue, cada um de nós na sua, na escolhida, de acordo com nosso livre arbítrio, mas claro que todas nossas decisões, escolhas, tem consequência, e as vezes a conta chega aqui ou no plano espiritual.

Qual o segredo da vida, viver bem, guardar os momentos felizes, esquecer os ruins, as pessoas más que atravessam nossa vida, agradecer pelos bons que vida nos colocou, para em palavras ou auxílio, nos amparar, amigos, aqueles de verdade tenho poucos uns oito ou nove talvez, me considero um milionário neste item.

Não espero mais nada de ninguém, minha falecida mãe, Marília que partiu do planeta em 2016, dizia, "Cada um dá o que tem."

Alguns ainda me ensinam aos 67 anos, outros continuam a decepcionar, mas, o que importa que me deram a oportunidade de viver, bons e maus momentos.

Quando vou ao Hospital Guilherme Álvaro, onde faço tratamento a oito anos, conheço história fantásticas que ajudam a entender, sobretudo depois da pandemia que mudou a todos nós.

Basicamente o texto de hoje busca dizer que sempre é a esperança que nos move, a fé que nos protege, e que só duas coisas são certas na vida, o dia do nascimento que sabemos e dia da morte.

O da morte física, não sabemos, nem dia, nem que formato, logística, ocorrerá, por merecimento pedimos a Deus que seja sem sofrimento, mas, ela um dia virá.

Temos que nos preparar para viver, todo dia é um dia diferente, as vezes, um abraço de um filho, uma cachorra que nos dá um agrado, uma neta ou neto ligar, um amigo que a tempos não te procura liga, nos dão alegrias.

Não importa o tema, agradeça ser lembrado, a doutrina nos dá conforto, reze, centro espírita, ajuda, mas, não resolve a vida de ninguém, as pessoas por lá também tem problemas, dificuldades, não são escolhidos, muitas vezes estão até ou igualmente como estamos, e ainda acham tempo para nos doar.

O milagre está em você, De Lucca dizia, que Deus está no coração, no nosso coração, acredite no que lhe for melhor, mas procure perdoar, ninguém entende o que você passou, ou dará a você prioridades no lugar dos entes ou amigos mais próximos.

A vida vai durar o que está escrito para durar a cada um de nós, enquanto tivermos serventia para alguém ficaremos, as vezes, nem só por isto, mas, pelo que podemos plantar.

Não viva esperando milagres, eles até surgem, procure a felicidade onde ela já está dentro de você, ao começar escrever esta noite ladeado do velho companheiro Miguel, e de minhas lembranças vi fotos do passado deste blog, de minha vida, de saudosos familiares, enfim, nada é por acaso.

Confia, e confia muito em você, porque a vida é um instante, e deseje saúde, saúde é o que você realmente precisa, e de fé, para seguir, até onde estiver marcado.

Coisas boas você já fez e fará, e deixará lembranças, tenha certeza disto, procure viver, a morte virá um dia, e esteja calmo, até lá, leia livros, escute música, tenha paciência com as pessoas, e lembre a caridade começa na família, igreja queridos e queridas é coisa do homem, Deus ou Jesus está em seu coração, cuidado com os falsos profetas, e lembre não espere reconhecimento, viva, o blog está de volta, precisei parar por problemas pessoais, e agora vou dar novas matérias, até o dia que a espiritualidade permitir.

Uma boa semana, tenha forças, fé, jamais se entregue, que paz e a saúde esteja contigo.



David Chinaglia, 67, escritor, pesquisador, radialista, jornalista, é editor deste blog desde 2011, recebe e-mails sobre espiritismo no davidchinaglia@gmail.com, segue a doutrina na base apresentada por Allan Kardec, este blog foi fundado pelo amigo e espírita Rogério Luis Sarmento em Piracicaba em 2008,.
E lembre, agradecer a tudo todos os dias, é preciso.