Estimados amigos de jornada, a Fronteira Final, quando retornaremos ao nosso verdadeiro Mundo? o que estamos aprendendo neste planeta? onde vemos tantas imperfeições, quando chegaremos lá?
Seremos novamente exilados?
O que todos os encarnados precisam aceitar é que primeiro nascemos onde precisamos, com os recursos que pedimos, e com as provas que marcamos ou experiências que precisamos viver.
Partir sem sofrer é não aprender nada,o que fazemos, aqui? disse outro dia numa rede social, que aprender com vida boa, dinheiro, felicidade é aprender no amor, 90% das pessoas que vemos procurar o Espiritismo optaram em aprender na dor, e poucos, raros, são os seres humanos que aprendem no amor, ou seja, 10%, é hora de mudarmos isto.
Minha neta quando da morte de minha mãe usou uma frase que agradeci, porém sei que nem sempre pode ser assim: "era uma mulher tão boa que irá direto a um ponto maior".(que assim seja disse)
Na hora que ouvi, achei bonito, e foi mais um presente desta neta linda, certa vez quando minha primeira companheira morreu perguntei a ela como você está?
E nesta neta tive uma resposta que divido com as senhoras e os senhores:
"bem, com saudades da vovó, mas ela não morreu, está em viagem, e lá não tem telefone, ela não pode ligar, e precisava descansar de nós, um dia eu a verei de novo, por hora deixe ela viajar."
Importante que lembremos que ninguém é santo nem mãe nem pai, somos bons, mas sempre tivemos imperfeições senão não estaríamos aqui.
Esta frase na época de uma menina de 14 anos, me marcou muito, e passei a dividir com amigos, com pessoas que me procuravam para falar da "fronteira final".
Estamos longe de casa, antes de voltarmos teremos muito que aprender, escrevi a uns dias, que precisamos aprender não só com nossa dor, mas, com a dor alheia.
Nem todos tem paciência, estudo, ou mesmo vontade de participar de uma jornada caridosa, porém a caridade não está só em ir ao centro espírita, a igreja, aos templos, está em começar a se perdoar, e perdoar as pessoas que ao longo de sua vida erraram com você, sabendo que de alguma forma você errou com elas.
Você pode como diz um querido amigo meu ter um belo cartão de crédito e chama-lo de "meninão" ele será importante na vida boa material, porém será nas provas que passa no dia á dia para mante-lo, na caridade social, familiar que você aumentará o crédito dos dois.
Tive esta conversa com ele num elevador durou 60 segundos, mas tirei uma lição, quem manda é você não o meninão.
Como eu e ele brincamos na hora, podemos até te-lo forte e ilimitado, mas, ele não será responsável pelos bons momentos e sim nossas atitudes, este amigo por exemplo é um homem bom, posso dizer porque conheci muitos homens maus, e sei reconhecer um homem de fato bom.
O sistema não dá dinheiro para ninguém, apenas boas energias, tudo é fluxo e contra fluxo, se você gera felicidade você terá a felicidade perto de você, o "meninão "(apelido do cartão) vai engordar, porém será no momento que você mais tem que a espiritualidade verá o que você mais faz por você e pelos demais.
Caridade se começa com o próximo, querer mudar uma pessoa é complicado, podemos dar ensinamentos.
Deus não dá mais dinheiro para uns ou do que para outros, cada um tem o que trabalhou, ou teve sorte não importa para conquistar.
As vezes vejo as pessoas falando que Deus me deu isto, Deus me tirou aquilo, Deus matou minha mãe, pai, etc.
Vos garanto que nada disto é verdade pois Deus não tira nem dá nada, ele apenou doou algo muito importante para todos nós.
Estamos neste planeta com o maior presente que ele poderia ter dado a nós A VIDA, e mesmo assim vemos suicídio todos os dias.
Ramiro, é médico tem 55 anos, escreve sempre, é de uma grande cidade do Vale do Paraíba, resolveu largar tudo, vendeu sua casa, comprou um belo apto para seus 03(três) filhos comprou uma destas caminhonetes luxuosas, e saiu pelo Brasil com sua esposa advogada, que tem 49 anos.
Foi andando pelo Brasil, pelo interior que Ramiro se tornou uma pessoa melhor(dito por ele), vendo o dramas alheios escreve na internet com outro nome, e vai ensinando, me conta as tristezas do interior do Ceará, do Rio Grande do Norte e até mesmo do Paraná, sim porque doença e pobreza não tem só no nordeste.
São Vicente litoral de S.Paulo vive nesta época do ano uma enchente de moradores de rua, podemos desviar ou fazer o mínimo.
Toda vez que vejo um morador dormindo durante o dia na calçada drogado ou não lhe dirijo uma prece e que Jesus o ajude a passar por esta difícil prova de vida.
Angélica é uma amiga minha enfermeira hoje espírita, chora quando chega em casa com as dores que assisti no programa do SUS, nos dois hospitais que trabalha.
Pessoa daquelas que sempre procuram ajuda sempre leva mais do que pensam alguns em seu ambiente de trabalho, fora dar medicamentos, orientar sempre, leva consigo mensagem de o Evangelho segundo o Espiritismo, para acalmar corações de doentes e familiares, ou seja, faz o que ensinou Jesus doa amor.
Pode ser que para você que está na internet agora me lendo não valha nada, mas, já vi atenção salvar vidas.
Querem mais exemplos?
Tenho um amigo que é um irmão para mim, não tive irmãos homens, só mulheres, com ele divido minhas tristezas, e ele as alegrias dele, ou mesmo as mesmas tristezas, como ele diz vivemos em Mundo diferentes, porém a essência é que nos ajudamos com palavras, com ensinamentos, respeito e amizade.
Você nunca sabe o quanto uma pessoa pode estar precisando de um telefonema seu, de repente lhe vem um nome na cabeça, existe um porque, ligue, fale, procure dar algo de você, já é uma caridade não para a pessoa para você, para criar uma energia positiva, e também atender o outro.
Entregar cestas, sopas, encaminhar fichas em centro espírita é fácil, lembrar de alguém no cair da tarde, nas noites gravar uma mensagem é para poucos, todos nós precisamos disto, atenção.
Falei de Ramiro para os senhores verem que as pessoas abrem mão de luxo e riqueza, embora ele viva bem, perdeu 40% da vida que tinha para ter paz, liberdade, e até os 65 anos pretende viajar pelo Brasil e pela América do Sul.
Claro que nem todos podemos fazer isto, nosso lugar no Universo depende muito do que queremos.
Somente quando você se defronta com perdas familiares ou de amigos tem o choque da realidade, que você está a caminho.
Tempestades, Mares Bravios, dificuldades financeiras não é privilégio seu, posso vos contar histórias de câncer, de perda de filhos, de amigos meus, mortes prematuras, e sofrimentos em idosos que você não acreditará, erros médicos, erros técnicos, erros de cuidados, falta de amor, e sobretudo de perdão.
Não estamos debatendo o Mundo, mas, procurando fazer com que eu e você reflitamos se podemos ajudar mais aos demais e a nós.
lembre sempre que a tempestade ou os mares bravios passarão, e dias melhores virão, de acordo com seu merecimento.
A espiritualidade sempre manda alguém um amigo, uma prima, uma neta, um filho, filha, um amor ou as vezes um estranho.
Agradeça devem ter se encontrado com ele em outra vida, ou deve ter dado uma lição a ele que tanto de ajuda, para que ele lute e nunca chegue onde você chegou, pois poderia ser ele no seu lugar.
Existem coisas simples, em o Livro dos Espíritos todas as perguntas que Allan Kardec fez aos imortais em 1857 nos servem para hoje, e para sempre neste planeta.
Já se vão 160 anos e aqui estamos ainda lendo e não aprendendo o que os espíritos nos enviaram na codificação.
Agora isto não é novo a Bíblia com seus acertos e imperfeições, é milenar, tem gente que nem sabe onde determinada história está e que vemos hoje se repetir, agressões dos tempos Romanos.
Amigos quando não aprendemos de forma diferente o Universo nos envia lições iguais a do passado, mais agudas, mais fortes.
Procure dar mais atenção a seus filhos e netos, em tempos de Internet, vivemos numa selva pior que aquela do filme Pedrador x Alien, onde ninguém se respeita, podemos ter nossos filhos sugados pelo mal, ou para o bem, o que você ensinou?
Podemos ter faltado no dinheiro, jamais devemos faltar no amor e na atenção e nos cuidados.
Alguns da geração de 80 foram criados pela XUXA e pelas escolinhas, outros pelos pais, parte desta sociedade que assume é alienada o que eles fizeram? nada! ficaram educados pela TV dos anos 80, os que tiveram família seguem de maneira mais positiva.
Lembre resgate o jantar coletivo e sem internet o bate papo em casa, uma vez por semana leia o evangelho convide não imponha, para tudo temos que ter liberdade e dar liberdade de escolhas, não cobre, lembre que recebemos o que damos.
Meu grande professor espírita disse quando escrever ou fosse falar, que desse como exemplo meus acontecimentos para não ferir ninguém.
Quando uso exemplos de terceiros, troco os nomes, e cidades.
Disse meu mestre que devemos sempre falar de nós, e dar exemplos certos, pois os errados todos já sabem.
Estive recentemente na madrugada como acompanhante de meu filho assim como todos tenho problemas, dificuldades, digo.
Pois problema é quem não anda, que está com cancer, quem não comeu, quem não onde morar.
Estou dizendo que ao fazer uma atitude correta de atenção, logo pela manhã uma pessoa da minha família que amo muito e estava sem falar comigo, ligou, ENERGIA entenderam? eu gerei uma energia de amor, que fluiu e resolvi uma outra dificuldade.
Esta pessoa sabia que tinha estado lá, que poderia ser ela, e ligou para saber do familiar em comum, a vida dá o retorno do que plantamos amor, dedicação, perdão e quando podemos ajuda.
Lembre sempre que algumas pessoas vão sair da situação complexa que estão com ajuda, procure ajudar se puder, porém é o Universo, a espiritualidade que dita que tudo que acontecer de bom contigo e com o assistido é :
MERECIMENTO.
Quando dias mais flóridos vierem a sua mente tire 4 minutos para pensar na dor dos demais, e 1 minuto para lembrar do que passou para olhar um dia mais belo., assim como a tempestade passou, estes dias podem passar, a manutenção deles não dependerá só do dinheiro mas de suas atitudes.
Visite hospitais, casa de idosos, para aprendizado, se coloque a disposição, convites para beber, festejar e churrascar, tem muitos, para estar com alguém num leito de hospital, já é mais complicado.
Você pode não saber agora mesmo alguém pode estar precisando de você.
Vá se puder, se não pode reze, agora não cobre do alto isto, ele está vendo o que você faz, do bom e de ruim.
Viver neste País corrupto, que podemos reclamar, mas a culpa é só nossa nós votamos.
Somos nós que escolhemos, nós vamos ao dia mais importante desta nação por obrigação e milhões pelo feriado, deu nisto.
A corrupção que vemos lá no senado, no governo, na justiça, pode nos atingir em coisas pequenas do dia a dia, fila de idosos e gestantes, quando furamos, briga em fila da Lotérica, parar o carro na vaga do idoso, não devolver um troco porque o mercado é rico, quando na verdade estamos tirando da caixa, enganar para fechar um negócio, isto é corrupção, sim corrupção de valores., e corrupto elege corrupto é o ciclo da energia criada.
No Brasil a cada 15 segundos temos a tentativa de um golpe, de uma vantagem, então que tipo de governantes nós teríamos?.
Sim eu sei 84% da população faz isto, e 16% não, melhor engrossar a fileira dos 16%, levaremos para a outra vida as energias das dívidas morais, financeiras, dos cheques, cartão que usamos, o que fizemos e o que pensamos, tudo é uma troca de energia, e se não pagarmos, pagaremos aqui eis o sistema.
Não é Deus jogando video game com sua vida, salvar este e matar aquele, são nossas ações, que definirão quando iremos passar pelo buraco negro e chegarmos a nossa fronteira final, limpos moralmente e de caráter, para termos acesso a tudo.
A Terra será regenerada e não sou eu quem falo isto, são os imortais, aqui será o paraíso do "muitos serão chamados e poucos os escolhidos", não para viver a vida, para deixarmos um exemplo do que fizemos de mal, e de como na regeneração passamos a fazer o certo e um dia faremos o bem e aqui será o grande Paraíso, o que você está fazendo para isto?
Um dia o mal sairá do planeta, você quer voltar?
Trabalhe nisto, ou terá lembranças apenas, como sabe existem vida em outros planetas em condições não sabidas, até que todos nós aprendamos e mereçamos estar onde aqueles que nós mandaram para cá estão, iremos a estes planetas não tão evoluídos como já é a Terra.
É direito viver a vida até a fronteira final, sim claro, mas coloque limites, não esqueça de sua fé, e ajude seu corpo, com alimentação moderação, educação, boas palavras, a Humanidade ainda vale a pena, o dia que não valer mais, ela não existirá podem ter certeza disto.
Você pode escolher para onde irá nas estações o tal Umbral não é determinante é sua escolha, cidades espirituais mesmo que não sejam tão belas como no romance Nosso Lar, existem, digamos estações de tratamento e reaprendizado, e quando for redirecionado, venha ciente que sabe o que faz.
Não importa quantos anos ainda lhe restam, que todos os dias você tire um tempo para ler e dividir seus conhecimentos, na rua, na fazenda na chuva ou no sol, na internet, porém aprenda, a pessoa a ser reformada é você, os demais só o farão se virem em você exemplo.
Exemplo não é só dinheiro, aprenda com as falas de seus amigos, familiares, e amores de sua vida, ninguém passou pela sua vida em vão, alguns nunca voltarão, outros estarão aqui na próxima, talvez não tão belos, mas duros, pois ninguém faz nada a ninguém que um dia não seja cobrado.
Escapamos de tudo, menos do sistema da vida além da vida, logo a escolha meu amigo, minha amiga, é sua, aprenda é por isto que está aqui, por estamos todos aquilo para evoluir.
David Chinaglia, é espírita, palestrante, escritor, editor e colaborador deste blog, criado por Rogério Luiz Sarmento para levar reflexões a espíritas ou não, da vida na terra e da vida além da vida, é seguidor da Doutrina Espírita nos moldes da codificação de Allan Kardec.