domingo, 7 de abril de 2013

PARÁBOLA DA CANDEIA SOB O ALQUEIRE


“16 Ninguém, pois, acende uma luzerna e a cobre com alguma vasilha, ou a põe debaixo da cama; põe-na, sim, sobre um candeeiro, para que vejam a luz os que entram. Porque não há coisa encoberta, que não haja de ser manifestada; nem escondida, que não haja de saber-se e fazer-se pública. (Lucas, VIII: 16-17).

INTERPRETAÇÃO

Que as benditas palavras de Jesus encontrem eco em vossos corações.
Permitiu o amado Mestre que aqui, mais uma vez, nos encontrássemos para estudar, comentar, aprender e distribuir essas luzes de compreensão e de sabedoria com que o sublime Rabi nos brindou.

Meus irmãos! Minhas irmãs! Como sabeis o Senhor se serviu sempre de exemplos humildes para que a compreensão se fizesse nos corações dos seus amados discípulos.
A parábola de hoje se refere à luz.


Que vem a ser a luz? Um foco de bênçãos que atravessa as trevas, trazendo a verdade, transformando-nos naquilo que verdadeiramente somos e não naquilo que desejamos ou tentamos ser.
Meus irmãos! Minhas irmãs! Para se vencer na vida é necessário sinceridade; esta sinceridade que nos permita olhar dentro de nós mesmos, para que nos vejamos com as nossas imperfeições, os nossos vícios, os nossos erros e naquilo que jamais conseguimos galgar.
Frisou Ele a necessidade de não se esconder a luz, porque ela perderia a sua finalidade se, embaixo de uma cama estivesse ou embaixo de uma mesa, se escondesse.


Ela, assim, estaria com o seu campo de ação limitado e a luz veio para servir a todos. Não houve privilégio. A luz nada mais é do que aquela parcela de amor com que todos os espíritos participam do Todo Universal.
Como sabeis, somos minúsculas partículas do Poder, da Inteligência e do Amor de Deus.

Quando, vestindo a roupagem terrena nos inebriamos com as promessas fugazes, passageiras, de um mundo de ilusões, transformado pelos homens em um planeta de expiações, esquecemos a nossa fonte primária, não nos lembramos de que viemos com uma finalidade; que nos comprometemos a bem cumprir as nossas missões, transformando-nos em fontes sublimes de luz, espalhando o bem, consolando os aflitos, distribuindo bênçãos.


Compreendia o Mestre como a humanidade se afastava desses compromissos; como, inebriada, permanecia alimentando as suas paixões, revivendo dentro de si os mesmos episódios de desamor, de incompreensão, de intolerância.
Como lembrar a essas criaturas que elas não vieram à Terra para satisfazer aos seus caprichos, para rirem, brincarem, à custa do sofrimento alheio?


Precisava que alguma coisa os chamasse à razão, os libertasse dos vícios; que passassem a ver por uma pequena réstia de luz, o amor com que Jesus nos brinda, nos oferece e pede que nos amemos uns aos outros.
Assim, trouxe Ele, sob a forma de uma candeia, a luz que viria dissipar as ilusões e trazer a verdade, porque, como sabeis, ela está por trás de todas as quimeras.
Ela se faz perceber quando as trevas são absorvidas pela luz.


Meus irmãos! Minhas irmãs! Agradecei ao Senhor esta mensagem singela, humilde, mas que vos fará pensar, meditar na fragilidade dos espíritos que ainda duvidam de si mesmos, não sabendo qual rumo seguir.

E a pequena candeia ilumina as estradas de todos aqueles que a quiserem ver; de todos aqueles que, apelando para o Mestre, contritos, sinceros, serão por Ele orientados.

E assim aqueles que se protegerem pela fé, que se revestirem da fé, que se revestirem de boa vontade, não temerão jamais as trevas, porque dentro de si estará acesa esta pequenina chama do amor, este amor que nos agiganta, quando nos sentimos pequeninos; que nos consola, quando nos sentimos sofredores; que nos humaniza, quando vencidos pelas incompreensões; que nos transforma, enfim, em verdadeiros servos de Deus.

Meus irmãos! É necessário que mediteis nestas parábolas.




Elas vos trazem bênçãos, que perduram ainda; vós, é que não estais à altura de compreendê-las in totum, mas à proporção que fordes melhorando o vosso eu interior, aformoseando os vossos espíritos, pela renúncia íntima, compreendereis melhor as sublimes parábolas do Mestre Nazareno.

A humanidade ainda continua à procura de uma candeia, mas não sabe que ela está dentro de si mesmo.
As criaturas não compreendem, porque não querem sentir a necessidade de abandonar o egoísmo dominador.



E, para que esta luz se faça sentir, precisam se despir de suas vestes de quimeras, para cobrir-se com a verdade, que a muitos parecerá dura, cruel, mas que bem compreendida, sem excessos de amor próprio, far-se-á sentir meiga, sincera.

Meus irmãos! Minhas irmãs! Desejamos sempre para vós que esses conhecimentos encontrem guarida em vossos espíritos.
Pedimos ao Mestre que estejais sempre à altura de merecerdes este estudo e possais expandi-los por todos aqueles que vos buscarem.
Como humilde servo do Mestre, deixo-vos a minha bênção e que a luz da candeia jamais se apague em vossos espíritos, para que possais progredir sempre, alcançando a paz e a felicidade que vos foi prometida pelo Mestre dos mestres.
Graças a Deus!
Bendita seja a luz de Deus!

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antônio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 66-67)

Julio Flávio Rosolen
participa da
Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba,
é Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, e colabora com o Blog.






Nenhum comentário:

Postar um comentário