segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PERISPÍRITO - 1º PARTE



Ola queridos amigos, nesta noite quente vou escrever sobre um tema muito interessante,  o perispírito.

Comecei a ler este livro novamente do autor Zalmino Zimmermann, um livro muito interessante e difícil de entender.


O autor traz vários ensinamentos, mas infelizmente ele utiliza uma linguagem difícil de ser entendida. Coloca vários referencias tentando justificar mas de uma maneira complicada, para entender um capitulo tenho a necessidade de ler e reler, pesquisar, pensar e analisar.

Então para me auxiliar nos estudos e divulgar o seus ensinamentos a cada capítulo que eu terminar vou passar um resumo com as principais informações.

A doutrina espírita mostra somos essencialmente espírito e que vivemos em 2 mundos (espiritual e material),  sendo necessário para o nosso desenvolvimento o mundo material onde vivemos as provas e espiações.

Como conseguirmos coexistir nos dois mundos foi nos dados uma instrumento muito importante o perispírito que é o espelho da alma e matem todo a organização do nosso corpo.

"O perispírito é, por excelência, o elo interexistencial".

Conceito:

"Perispírito é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meio espiritual e físico." 

Sua primeira utilização foi no livro "O Livro dos Espíritos" item 93 por Allan Kardec, existe outras denominações  psicossoma (André Luiz), corpo espiritual (André Luiz), mano-maya-kosha (Índia),  baodhas (Persas), kha ou  bai (Egípcios), rouach (Cabala), kama-rupa (Budismo),  eidolon, okhema, forouer (Gregos), khi (Chineses),  corpo astral (Hermetistas, |Alquimistas, Esoteristas, Teosofistas), corpo sidéreo (Paracelso), aerossoma (Neognósticos), corpo fluídico (Leibniz), somod (Baraduc), mediador plásico (Cudworth), metassoma (Bret), modelo organizador biológico  (Hernani G. Andrade), etc .

Vemos que o perispírito é aceito em várias culturas em todo o mundo, a milênios ele é estudado, pesquisado mas ainda sabemos pouco sobre ele. 

Kardec explica:


93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem,ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”

Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.



94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial ?

“Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.”

a) — Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?

“É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos."



Natureza

É licito conceber-se que o perispírito - ao menos para os Espíritos ligados a crosta terrestre - possa ser o resultado da aglutinação da energia cósmica matriz ("fluido cósmico"), adequada à natureza de nosso planeta,  sobre o espírito um campo originalmente da própria extensão da alma, comportando-se, depois dessa agregação, como uma estrutura eletromagnética (de ondem física) e formando o envoltório conhecido como  o "corpo da alma" , necessário, insubstituível e perene, já de textura definida como material - embora tão sutil que os Espíritos da Codificação usaram o termo semimaterial para qualificá-la. (Perispírito Pag. 25 e 26)


Podemos analisar no texto acima o espírito tem uma camada de energia que o envolve conforme o planeta que ele abita, está energia é retirada do ambiente em que ele vive. Em nosso planeta está energia é uma se ele for transferido para outro planeta será necessário a troca deste perispírito por outro, como se o espírito trocasse de roupa.

Assim podemos concluir que conforme a evolução do espírito este utiliza perispírito com energias mais sutis para planetas superiores e mais grosseira para planetas inferiores.

O perispírito é responsável pela organização do corpo material  e através dele que o espírito consegue interagir com o mundo material, moldar o corpo que ele abita, organizar suas células.

No próximos textos vou explicar as propriedades do perispírito.

Um grande abraço a todos,

Rogério Luiz Sarmento
espiritismo.piracicaba@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário