quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HÁ 208 ANOS NASCIA O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA - ALLAN KARDEC


Estimados companheiros de ideal espírita, amigos da jornada de vida, hoje vamos elevar nossos pensamentos ao plano espiritual, e vamos sim solicitar a Deus, em sua infinita bondade, ao meigo Rabi da Galileia, Jesus o Cristo, aos espíritos superiores, que enviem ao nosso codificador, nossa homenagem e agradecimento pelos seus esforços para abrir a porta com a fronteira final, dando ao espiritismo, seu significado  e a nós a chance de sabermos, quem somos,  de onde viemos e para onde vamos.



Hippolyte Léon Denizard Rivail, nasceu no dia 03 de Outubro de 1804, portanto HOJE há 208 anos,  Kardec pseudônimo que adotou para escrever as obras espíritas, antes de Kardec, os estudiosos dos efeitos, eram chamados de neo-espiritualistas, ou espiritualista.

O termo espírita nasceu com este homem que era católico, que viveu boa parte de seus estudos na Suíça entre os protestantes, e que se notabilizou pela sua linha firme, dura, disciplinadora, ao tratar com os médiuns, que fui no inicio buscar e depois formar, Kardec, tem para si a honra te ter criado o termo espírita, e a doutrina, em si começa oficialmente por ele, embora venha de muitos séculos antes, mas nunca codificada.

Os espíritos dizem que a demora foi em escolher alguém que fosse determinado, a melhor época, o momento mais adequado.
Magistratura, direto, filosofo  educador, escritor, teve duas falências financeiras em sua vida, mesmo assim se mantinha numa situação confortável porque sempre acompanhava os pedidos da esposa, que depois de ver dois negócios irem mal optou por adquirir três casas e aluga-las já que dentro da doutrina, nunca recebeu nada, tudo que ganhou com os livros foram usados, na fundação do primeiro centro espírita do Mundo, e na manutenção da doutrina.

Kardec nunca compôs com ninguém, foi fiel aos espíritos  obedecia sua mente, forte, e determinada, chamado de louco pela Igreja Católica, ignorou.
Seguia o Evangelho de Cristo, porém exatamente as partes que eram mais claramente ligadas a época, como estudioso do Evangelho, se mantinha distante de crer em tudo que estava disposto a ele em obras outras.
Sempre impôs aos espíritos, uma verdade de que, não era tudo que o ser humano tinha capacidade para saber, fato que COMPROVADAMENTE, ao longo dos anos, hoje por exemplo  A NASA, em seu interno regulamento, diz que todos os descobridores devem se ater aos fatos, e não divulgar todos antes de especial analise.


Não aceitou jamais a fusão com JB Rousting, nem com outros nomes famosos, debatia com seus amigos mais íntimos que "não podemos afrouxar a disciplina, temos que nos manter rígidos, pois existem milhões de informações chegando, e não podemos confundir as pessoas com composições que agradem pessoas, ou mesmo nossos amigos, temos que ser MEDIADORES frios, sem partido, e sempre com a razão." (citação que foi encontrada em sua escrivaninha e que não foi colocada em Obras Póstumas, mas se encontra nos objetos da Sociedade Espírita Parisiense.
Kardec fez isto, sua vida foi de dificuldades, porém viveu um grande amor, com Amélie sua fiel companheira que dentre os atos mais singelos estava o de segurar velas para as madrugadas do médium e escritor terminar obras e anotações.
Devido ao seu esforço e por não ouvir os espíritos morreu vítima de um ANEURISMA CEREBRAL, em 31 de Março de 1869, ano que marcou o nascimento da Ghandi.





Em 1856 escreveu as primeiras perguntas, era a primeira edição da maior obra espírita de todos os TEMPOS, o Livro dos Espíritos, com o passar do tempo e novos depoimentos, com os espíritos que vieram falar com ele, aumentou as perguntas, aprimorou a obra e a relançou de forma mais forte e adequada em 1857.
Kardec tem estas obras: 

Obras didáticas


Contracapa da versão de 1860 d'O Livro dos Espíritos, a principal obra publicada por Kardec.
O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se:[15]
  • 1824 - Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família, com modificações - 2 tomos
  • 1828 - Plano proposto para melhoramento da Instrução Pública
  • 1831 - Gramática Francesa Clássica
  • 1831 - Qual o sistema de estudo mais consentâneo com as necessidades da época?.
  • 1846 - Manual dos exames para os títulos de capacidade: soluções racionais de questões e problemas de Aritmética e de Geometria
  • 1848 - Catecismo gramatical da Língua Francesa
  • 1849 - Programa dos Cursos ordinários de QuímicaFísicaAstronomiaFisiologia
  • 1849 - Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona
  • 1849 - Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas

[editar]Diplomas obtidos

Lista dos principais diplomas obtidos por Denizard Rivail durante a sua carreira de professor e diretor de colégio:[11]
  • Diploma de fundador da Sociedade de Previdência dos Diretores de Colégios e Internatos de Paris - 1829
  • Diploma da Sociedade para a Instrução Elementar - 1847. Secretário geral: H. Carnot.
  • Diploma do Instituto de Línguas, fundado em 1837. Presidente: Conde Le Peletier-Jaunay.
  • Diploma da Sociedade de Educação Nacional, constituída pelos diretores de Colégios e de Internatos da França - 1835. Presidente: Geoffroy de Saint-Hilaire.
  • Diploma da Sociedade Gramatical, fundada em Paris em 1807, por Urbain Domergue - 1829.
  • Diploma da Sociedade de Emulação e de Agricultura do Departamento do Ain - 1828 (Rivail fora designado para expor e apresentar em França o método de Pestalozzi).
  • Diploma do Instituto Histórico, fundado em 24 de Dezembro de 1833 e organizado a 6 de Abril de 1834. Presidente: Michaud, membro da academia francesa.
  • Diploma da Sociedade Francesa de Estatística Universal, fundada em Paris, em 22 de Novembro de 1820, por César Moreau.
  • Diploma da Sociedade de Incentivo à Indústria Nacional, fundada por Jomard, membro do Instituto.
  • Medalha de ouro, 1º prêmio, conferida pela Sociedade Real de Arrás, no concurso realizado em 1831, sobre educação e ensino.

[editar]Obras espíritas

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:
Além delas, como Kardec, publicou mais cinco obras complementares:
Após o seu falecimento, viria à luz:
Outras obras menos conhecidas foram também publicadas no Brasil:

****Fonte Wilkipédia


Fora da caridade não há Salvação, e sempre se manteve fiel a Deus e a ciência, sempre disse, se um dia a ciência colocar-se entre nós (espiritismo), fiquem com a ciência, e até hoje 157 anos depois da sua obra, o ESPIRITISMO é quem tem socorrido a ciência com explicações e descobertas da medicina, do planeta, da física, muito embora Kardec, tenha poucas obras, foram dentro delas ás obras básicas, que encontramos o caminho para a FRONTEIRA FINAL, ou seja a VIDA APÓS A VIDA.




David Guilherme, 54, pesquisador,
espírita, médium, e seguidor do 
Espiritismo nos preceitos de ALLAN KARDEC.,
davidchinaglia@gmail.com
@ David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@Espíritismo Pira (Twitter)

)

Nenhum comentário:

Postar um comentário