domingo, 31 de janeiro de 2021

PENSAMENTOS, A SIRENE POTENTE QUE CHAMA ESPÍRITOS - POR DAVID CHINAGLIA


Estimados amigos de jornada no planeta Terra, este texto, com orientação do amigo Miguel, espírito que nos acompanha em nosso trabalho, busca vos lembrar a importância de nossos pensamentos.


O que está acontecendo com a Humanidade ?, o que estamos gerando, em nossas vidas?, o que é o pensamento?, é o ato de pensar diz nosso dicionário.

Na psicologia, o  Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. 
Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.

Gostaria também de lembrar, que a palavra pensar tem origem no latim “pensare”, que significa pesar ou avaliar o peso de algo. 
Logo o pensamento é um processo mental que reside na mente humana e proporciona ao ser humano modelar a sua percepção do mundo.

E na vida, com o espiritismo, podemos dizer a mesma coisa ?





O escritor espírita e pesquisador Mourarego Filho, do Rio de Janeiro, grande pesquisador, nos ajudou no título deste texto, pois ele defende sempre que o pensamento é a sirene mais potente para chamar Espíritos.

Podemos pensar sobre uma incrível variedade de coisas: objetos, pessoas, lugares, relacionamentos, conceitos abstratos, o passado, futuro, coisas reais e imaginárias. Podemos pensar também sobre nada, e também sobre o pensamento em si.

Porém somos aquilo que pensamos, eu mesmo várias vezes fui alertado por médiuns amigos, por espíritos a frequência que estava em tempos de mares bravios em minha vida, uma vez que o pensamento atrai, e logo, se você tem bons pensamentos, terá boas coisas, bons espíritos ao seu lado, sendo ao contrário, quando os pensamentos são ruins atraímos, coisas muito ruins, por isto, como dizia o mestre Jesus, orai, e vigia, era destinado ao que pensamos, em nossos dias.

A pandemia afetou a todos, otimistas, pessimistas, ateus, religiosos, estudiosos de doutrina, professores e mestres da vida além da vida, passaram a dar ao PENSAMENTO, aquele valor, que todos nós deveríamos dar.



Ernesto Bozano que nasceu em 1862 e morreu em 1943, filósofo italiano e respeitável escritor espírita do passado, são forças plásticas e organizadoras da Natureza elaboradas pela mente do Espírito. Portanto, não é função do cérebro, que executa os comandos da mente. Daí os alquimistas e magos, que tinham controle sobre os pensamentos, saberem impregnar objetos (amuletos) de forças magnéticas e , por força do magnetismo pessoal, influenciar comportamentos, próprios e das pessoas mantidas sob influência. Neste sentido, a vontade exerce função controladora da emissões mentais: “[…] é a gerente esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental.

Tenho conversando com muitas pessoas com depressão, que nos procuram para ter um alento a sua vida, e vejo que o maior inimigo deles, são os pensamentos, gerados a partir do trauma que os levou a depressão, por amor, pela morte de um ente querido, pela perda de uma fortuna, por perdas em geral.

Conheci um psiquiatra em Piracicaba, André Galina, um dos mais renomados no interior, que dizia, você é o que acredita ser, se ficar com sua mente gerando mais derrotas, em cima da derrota que teve, seus problemas serão maiores, e criados pela sua mente.

No Espiritismo o codificador  Allan Kardec, nos apresentou questões em O LIVRO DOS ESPÍRITOS que falam sobre a participação dos espíritos em nossos pensamentos, vejamos algumas colocação do mestre:


457. Podem os Espíritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos?

“Muitas vezes chegam a conhecer o que desejaríeis ocultar de vós mesmos. Nem atos, nem pensamentos se lhes podem dissimular.”

a) – Assim, mais fácil nos seria ocultar de uma pessoa viva qualquer coisa, do que a esconder dessa mesma pessoa depois de morta?

“Certamente. Quando vos julgais muito ocultos, é comum terdes ao vosso lado uma multidão de Espíritos que vos observam.”

458. Que pensam de nós os Espíritos que nos cercam e observam?

“Depende. Os levianos riem das pequenas partidas que vos pregam e zombam das vossas impaciências. Os Espíritos sérios se condoem dos vossos reveses e procuram ajudar-vos.”



459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

“Mais do que imaginais, pois com bastante frequência são eles que vos dirigem.”

460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos?

“Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns dos outros. Pois bem, no conjunto deles estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas ideias a se combaterem.”

461. Como havemos de distinguir os pensamentos que nos são próprios dos que nos são sugeridos?

“Quando um pensamento vos é sugerido, tendes a impressão de que alguém vos fala. Geralmente, os pensamentos próprios são os que acodem em primeiro lugar. Mas, afinal, não vos é de grande interesse estabelecer essa distinção. Muitas vezes, é útil que não saibais fazê-la. Não a fazendo, obra o homem com mais liberdade. Se se decide pelo bem, é voluntariamente que o pratica; se toma o mau caminho, maior será a sua responsabilidade.”



 

Em nosso dia a dia, vivemos remoendo pensamentos ruins, e logo estamos atraindo coisas ruins para nossa vida, exemplos são claros, em clinicas, casas espíritas, amigos nossos, parentes, e quando estamos sozinhos com nosso maior juiz, ou seja, nós mesmos, podemos construir ou destruir.

Muitas vezes, ao longo de nossa vida, temos doenças, que nunca pensamos em ter, claramente e já comprovado que a mente é capaz de construir, um tumor, uma doença grave, seja ela no intestino, estomago, onde quiser, de acordo com a força que sua mente fez.

ESTUDOS provam que o medo, nos traz em hospitais, a ficar muito pior, do que de fato estamos, a sensação de pavor, o pensar da morte, e isto é algo que podemos controlar, pois seus pensamentos, são controlados por você, não por ninguém, e por nenhum espírito, aliás nossas conversas com os imortais, são por pensamentos, já que a única incorporação que existe na vida é a gravidez, diria o professor Paschoal.



Allan Kardec recebeu dos espíritos, a informação que o primeiro pensamento nos pertence, assim que acordamos.
Porém, ao longo do dia, nossa mente recebe influências, de fatos e acontecimentos, e claro de espíritos desencarnados, que habitam entre nós, a sua força, a força do seu pensar, irá portanto manter perto de ti, o realmente quiser.

As influências do nosso pensamento, são os resultados do que vivemos, claro que na prática sei que temos problemas para lidar com isto, e nestes tempos, os mais sensitivos, mais ainda.

Lembre todos nós temos mediunidade, e dentro de nós temos o livre pensar, você pensa em sua vida, casamento, filhos, mortos, vivos, passado, presente, sente raiva, ódio, amor, sente tudo, portanto o comandante desta nave pensamentos, é você, seu cérebro, seu espírito, não transfira isto para outros.

Não sairemos desta pandemia antes de dois anos, o pior ainda está por vir, pelos desmandos da sociedade que vivemos e de políticos mundo afora, desesperar não vai adiantar nada, pensar coisas ruins, vai acabar atraindo coisas ruins.

Se viu que caiu no pensar errado, busque músicas alegres, mude o tom da conversa, negocie com companheiro, marido, esposa, filhos, ou amigos, o nível do que deseja falar, ou conviver, isto dará a você uma vida encarnada bem melhor.

Digo sempre que quando se estuda o espiritismo, conseguimos uma vida mais tranquila, porém sei, que muitos não tem paciência, não conseguem, se prender em livros, preferem um saber mais superficial, entendo isto, e respeito.

Da mesma forma deves respeitar o pensar do outro, e assim não emitir sinais de raiva, o estudo aqui citado foi apenas, um exemplo.

Tudo que vemos, filmes, livros, brigas do dia a dia de terceiros, acabam influindo no seu pensar.

Outro dia um filho meu foi viajar a São Paulo, local que tenho evitado pela forte presença do covid 19, e pensei, "sem drama, vamos rezar e desejar o melhor para ele.", e assim ele foi e voltou, nada aconteceu, a maior parte dos nossos medos, é que constrói muitas coisas ruins que acabam se tornando realidade.

Portanto não se precipite em vossos pensamentos, lembre o que disse o escritor Mourarego Filho, o PENSAMENTO, é uma SIRENE para chamar Espíritos, chame os bons, os que irão junto contigo, construir um momento e uma vida mais feliz.
Quando conseguir ficar com a sirene desligada, quando não pensa em nada, não centralize em energias ruins.
Para você meu amigo, minha amiga, pense bem, ria, viva a vida, basta um abraço em uma árvore, um pisar na grama, um nadar no mar com sua amada, ou até mesmo sozinho, uma bela música, e procure sempre transmitir a ti mesmo, a felicidade, ela só depende de você..




David Chinaglia, 63, é espírita, pesquisador, escritor, e editor deste blog, recebe e-mails pelo DavidChinaglia@gmail.com e colabora semanalmente com o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário