sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MANTRAS DO CÉREBRO - POR NUBOR ORLANDO FACURE






1 - Neurônios que se excitam juntos permanecem juntos. O mesmo estímulo repetido diversas vezes consolida informações nas sinápses. Recapitular diversas vezes a lição favorece a memorização.
De tanto repetir as palavras e as lições a gente não as esquece mais.






2– Usar para não perder Cada um de nós perde milhares de neurônios por dia. É preciso usar para não perder. Quanto mais se usa mais forte fica. 

3 – Lei do “tudo ou nada” Um neurônio quando estimulado pelos seus vizinhos, só se despolariza se esses estímulos atingirem a voltagem de disparo. O neurônio não se contenta com pouco. Ou recebe tudo que suporta para despolarizar ou não haverá resposta. Atingido o limite que exige – na voltagem padrão que ele determina – a resposta vem com tudo – deu o começo, não para mais até esgotar a corrente iônica que desencadeou-se a partir do estímulo recebido.

4 – Fazer o mais com o menos O cérebro organiza a economia. Quando jovem jogamos força fora. O Novato abusa do que tem. Um tenista experimentado faz suas jogadas com o mínimo de cérebro. Ele antecipa até a resposta do adversário para economizar. O jogador novato esgota seu cérebro e mesmo assim só faz um mínimo de pontos.



5 – Uso extra significa córtex extra. O cego amplia o córtex da audição – escuta mais o que não pode ver. O violinista que trabalha as mãos expande a área motora. O orador a área da fala. O taxista a da orientação espacial. Quanto mais percepção e mais execução mais extensão acrescentamos no cérebro. A atividade remodela neurônios. 

6 - A sobrevivência primeiro Toda experiência física produz um efeito psicológico. Todo fenômeno psicológico tem representação cerebral. O que o cérebro comunica ao corpo depende em grande parte do que o corpo comunica ao cérebro. O corpo fornece pistas emocionais para o cérebro: salve primeiro a vossa pele. Pelo cheiro isso me parece ser venenoso.

7 – A Emoção somos nós em cada célula. O sistema nervoso se estende por todo o corpo. E todo corpo está dentro do Cérebro.





8 – A memória prefere espalhar a engavetar. Não há no cérebro um lugar único e fixo para a memória. As informações espalham-se desmembrando, por exemplo, as características do objeto – cor, forma, movimento, onde está, para que serve – cada aspecto numa área em particular – Esse é um dos aspectos computacionais do Cérebro: ele faz suposições- talvez eu consiga cria regras- isso eu não posso generalizar o que pode- já conheço bem monta uma biblioteca de classificações dos objetos- entre o ouro e o mercúrio fico com o primeiro produz conceitos: maior, menor, perto, longe, conheço isso, desconheço aquilo.


9 – Recapitular é reconstruir. No rio, não se molha os pés na mesma água. Na mente, não se vive um novo amor duas vezes.




Nubor Orlando Facure, é médico, neurologista, um dos maiores pesquisadores do cérebro no Brasil, é ESPÍRITA, escritor, palestrante, autor de matérias que estão dentro da História do Espiritismo no Brasil, viveu 50 anos ao lado de Chico Xavier como seu amigo, seguidor, e viveu o chamado "milagre de Uberaba", na Unicamp quando diretor foi o primeiro médico a falar da  Doutrina Espírita, testemunha ocular de mensagens históricas de André Luiz e Emmanuel, por Chico Xavier.
Uma das mentes privilégiadas da Medicina no Brasil, e estudioso desta doutrina.
É colaborador deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário