terça-feira, 25 de novembro de 2014

A PARÁBOLA DO AVARENTO - Por Julio Flávio Rosolen





"16 – Então lhes contou esta parábola: As terras de um homem rico produziram muito fruto. 17 - E ele discorria consigo: Que hei de fazer, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 - E disse: farei isto: derrubarei os meus celeiros e os construirei maiores, e aí guardarei toda a colheita e os meus bens e 19 - direi à minha alma: Minha alma, tens muitos bens em depósito para largos anos; descansa, come e bebe e regala-te. 20 - Mas Deus disse-lhe: Insensato, esta noite te exigirão a tua alma; e as coisas que ajuntaste para quem serão? 21 - Assim é aquele que entesoura para si e não é rico para com Deus". (Lucas, XII, 16-21)


INTERPRETAÇÃO



Que o sublime Rabi vos inspire, despertando as vossas consciências par o bem.
Naquela tarde, o Mestre, depois de abençoar e levar conforto a um campo de leprosos voltava cansado à casa de Maria.
Esta, saudosa, pois há muitos dias que não via o seu filho tão querido, recebeu-O com lágrimas nos olhos e, abraçando-O, levou-O para que ceasse e, depois, descansasse dessas jornadas tão penosas.
Como sempre acontecia, a família reuniu-se à sua volta e alguns dentre eles não compreendiam que o Mestre gastasse todo o seu tempo e a sua saúde em meio aos doentes, junto àquelas turmas sofredoras.


E um dos irmãos do Mestre querido, não se conformando com o seu desprendimento das coisas materiais, tentou chamá-LO à vida em que vivia, falando dos bens que conseguira amealhar. Comparava o que já tinha conseguido ao do Mestre, que nada tinha de material para apresentar.
Como poderia alcançar uma posição na sociedade do momento, vivendo naquela pobreza, sem a menor preocupação de guardar moedas e bens que iriam garantir o seu futuro? O Mestre olhou-o fixamente e, num ar de tristeza, contou esta parábola.


Meus irmãos! Minhas irmãs! Todos nós, quando ainda perambulamos pela Terra, temos grandes preocupações com os dias futuros. Teremos o amanhã; queremos garantí-lo, amealhando os bens materiais; mas quem se lembrará de amealhar os bens espirituais, quando sentir o chamado para a verdadeira vida?
Como na parábola, nós não sabemos o dia em que o Senhor dará por finda a nossa peregrinação no planeta Terra.


Acontece, então, que ao transpormos, ao rompermos o casulo terreno, temos necessidade de um desprendimento total de tudo aquilo que pertence à Terra. O que nasceu dela, com ela ficará e o que nasceu do espírito, com ele partirá.
Este é o momento penoso para aqueles que ainda, presos aos liames da Terra, não querem deixar todos os bens que conseguiram obter. Partem com a preocupação de quem irá usá-los.
Meus irmãos, minhas irmãs! Como o Senhor nos faz sempre sentir, é preciso despojarmos-nos do apego excessivo todos os bens materiais, das vestimentas carregadas de vibrações de egoísmo, de ódio e de rancores, para segui-LO sem temor, porque aqueles que confiam no Pai, não sentem a presença da dúvida. Têm fé; compreendem que o amor de Deus é uma força poderosa capaz de salvar todas as almas por mais entorpecidas que estejam. Um dia, esse fluido de amor despertará todos eles para a verdadeira vida.


Não vos preocupeis, portanto, com os dias do porvir. Eles serão uma consequência dos dias de hoje e quem confia não sentirá o temor.
Porque, então, essa preocupação que sentimos nos ambientes domésticos da Terra? Dos pais que temem a sorte dos filhos e, muitas vezes, fazem loucuras para garantir o seu futuro? Certo é que cabe aos pais prepará-los através de uma boa educação, de bons princípios, de bons exemplos, para que amanhã eles possam separar e escolher o caminho certo a ser seguido.

Não é necessário, porém, apelar para a avareza, porque ela traz consigo a prisão dos tesouros amealhados. Ela traz como consequência o egoísmo e a criatura, por temor que lhe roubem os fardos preciosos, deixa-se vencer por sentimentos mesquinhos, não tendo tempo para cuidar da sua vida espiritual.
O meigo Rabi, olhando para seus irmãos, compreendeu que o desprendimento lhes seria penoso, como o de todas as criaturas que não vivem para Deus; vivem apenas para si e estas criaturas, quando em frente à verdadeira vida, esta que todos terão que enfrentar ao deixar as paisagens terrenas, sentirão um momento de dor, porque terão de voltar para dentro de si e procurar, não os tesouros materiais, mas os tesouros espirituais, para devolvê-los ao Pai.


Quando uma criança nasce, que traz consigo?
Um corpo, cujos órgãos trabalham em harmonia; traz tudo para crescer; evoluir, tornar-se um elemento útil no meio em que vai viver e tudo isso, a quem devemos? Quem nos forneceu esta parte de vida, senão o Supremo Poder?
Se tudo é pensado e cuidado com tanta minúcia e perfeição, porque os homens se perturbam com os seus pensamentos de vaidade e de egoísmo?
A evolução humana far-se-á paralelamente entre a material e a espiritual. O Senhor, que não se descuida da espiritual, também cuidará da material. É necessário apenas força de vontade, perseverança e, sobretudo, confiança nos desígnios de Deus.


Todo aquele que sentir esta confiança, lutará cada vez mais para dominar os seus ímpetos, a sua parte negativa.
Não sejamos o avarento da parábola.
Confiemos na bondade do Pai Celestial.
Procuremos desenvolver o nosso espírito, através dos bons pensamentos, que são a fonte dos bons empreendimentos, das boas ações.
Quem pensa mal do seu semelhante, pensa mal de si próprio. Verá nos outros, como num espelho, a sua própria imagem.
Queridos irmãos, queridas irmãs! Entesouremos as graças de Deus através do bem que pudermos espalhar em nossa caminhada!



Lembremo-nos sempre de que cada vez que estendemos a mão, cada vez que ajudamos, estamos recebendo em dobro.
Não vos preocupeis exclusivamente em amealhar o que ficará na Terra.
Usai desses bens com parcimônia, para não correrdes o risco de a eles vos apegardes demasiadamente e que, ao primeiro chamado do Pai, possais voar como plumas e responder serenamente:
- Aqui estou Senhor! Que se cumpra em mim a tua santa vontade!
Que a Paz do Senhor permaneça e vossos corações!


(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel (Espírito), médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antônio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 125-129).



JULIO FLÁVIO ROSOLEN é Espírita, participa da Sociedade Espírita Casa do Caminho (SECCA), em Piracicaba, Estado de São Paulo, é Coronel (da reserva) do Corpo de Bombeiros e colabora com o nosso Blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário