quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NÃO EXISTE CURA SEM MERECIMENTO


Estimados companheiros de jornada de vida, amigos e amigas do ideal espírita, ainda comemoramos aqui na redação o feito de 10 mil acessos, neste pequeno blog espírita, nada ainda perto de um sonho que temos de chegar um dia ao mais longe possível, na divulgação de opiniões dos que são os pedreiros da obra de Allan Kardec, e seus ajudantes, uma obra gigantesca que nos leva de volta ao nosso mundo, ao mundo dos espíritos.
Afinal hoje escolher o tema que romperia 10.000 visitantes não foi fácil, procurei não me centrar em episódios que tirariam este momento que divido e agradeço a espiritualidade que me acompanha sobretudo.
Meus agradecimentos como já fiz na matéria anterior á todos que me ajudam no plano físico a levar os senhores este assunto.

Amigos desta doutrina desde de 1847 quando o fenômeno do mundo espiritual se deu em Hydesville,  no caso que abriu a atenção de Rivail Denizard De Léon, as senhoras acima que vemos da esquerda para direita na foto, que aqui identificamos e que  são Margareth, Kate e Leah, as irmãs Fox.

Não podemos após quase 200 anos nos esquecer destes contatos, que foi o que mais marcou Kardec, portanto de grande influência na codificação, porém, não o único, já que o professor estudou milhares de caso, até seus contatos iniciais.




Todos os que estão hoje aqui reunidos acreditam na reencarnação, na doutrina, no codificador, na verdade plena, que o espiritismo é uma ciência, pois permite trazer os mistérios da fé, e o contato com o plano superior, nos permite fazer a jornada de ida e volta de maneira tranquila.
Estamos no entanto indo muito rápido como os espíritos previram e avisaram, Kardec, embora o mundo esteja pelo menos 600 anos atrasado, em seu desenvolvimento, em sua evolução.
Erros humanos á parte, não misturemos aos espíritos nossos irmãos, que lutam para nos ajudar em nossa evolução.
Os esforços do plano espiritual, em nos treinar, nos educar, para o momento, é muito grande somos imperfeitos, muito de nós que militam na direção, ou no uso da mediunidade, mesmos os escritores, coordenadores, todos estamos vivendo o maior ataque de todos os tempos, dos irmãos do mal.
Sabemos disto que uma vez que ajudamos alguém, compramos o obsessor dele, fazemos dele, também nosso inimigo, mas esta é nossa tarefa, doutrinar os espíritos, e ajudar, os necessitados que se façam por merecer e que procure o que Kardec preparou, ou seja, Casa Espíritas, coesas, sem orgulho, com fé e devoção.

Eu particularmente tenho lido muitos livros, ouvido companheiros, debatido pela internet, falado com os espíritos, conversando com assistidos, e assistentes, dirigentes, para levar aos senhores estas opiniões, todas com base, a tônica as vezes, como digo ao meu companheiro moderador, levemente polêmica, ou suavemente ardida as vezes  repito,é necessário, já que o povo espírita está se perdendo no que somos de fato.
É chegada a hora de uma reprogramação, em pleno vôo, todos os testes foram feitos, experiências vividas, e hoje não podemos nos dar ao luxo de se dizer mal informado, sem base, ou ainda surpreso quando vemos uma reportagem equivocada.
Eu não gostei da reportagem da GLOBO, a alguns dias, misturando questões espíritas, com magnetismo, é preciso companheiros, entender o que é o que, e todo o espírita, deve antes de tudo saber da verdade dos nomes usados pelos espíritos.
Sobre este tema, trarei um artigo de Kardec até amanhã.
Voltando ao nosso tema...
Por maior respeito que tenha as curas apresentada num dos centros da reportagem eu acredito que o Dr.André Luiz esteja numa missão muito mais elevado, o fato também de terem dito que é André Luiz, não quer dizer que seja o mesmo de Chico Xavier, não vou polemizar.
A opinião fica a critério de cada um que leu as obras, suas histórias e fatos, e todos somos sabedor, que André está em missões mais elevadas do que a proposta naquela reportagem.

Embora a cura, seja algo que todos precisemos, inclusive este que vos escreve, primeiro cheguemos aos nossos amigos que vão a casa espírita de cientifica-los que é necessário uma mudança moral, de caráter, de posicionamento.
Para que?

Para obtermos a cura, nesta encarnação por merecimentos passados, ou créditos colhidos até que a doença em grau quase que fatal nos atinja.
Então precisamos separar o joío do trigo.
A alguns dias explicamos um dos temas mais combatidos, ou seja, o passe puramente dado, sem orientação, o chamado "passe popular", ou seja, a aspirina que as vezes resolve a leve dor, outras tantas não, deva ser dado com apoio e orientação antes de um atendimento fraterno.
Explicar que não existem milagres,  sem que tenhamos atitudes corretas, ações positivas, do bem, somos o que falamos, o que pensamos, mas somos o que pedimos para ser.
Devo agora então vos dar o que somos, mais uma vez, numa sequência de leitura, para que os senhores amigos deste blog releiam e depois se posicionem "per si" diante dos fatos atuais.
Voltarei após o trecho do Capítulo X da maior obra de todas no meu parecer, pela importância introdutória, que é o LIVRO DOS ESPÍRITOS.


Na questão 558 o codificador pergunta: Os espíritos cuidam de outra coisa, além de seu melhoramento pessoal?

E os imortais respondem: " Concorrem para a harmonia do Universo, executando a vontade de Deus, do qual são os ministros. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas nada tem de penosa como a da Terra, pois não está sujeita à fadiga corpórea nem às angústias da necessidade.

A seguir Kardec pergunta na questão 559: "Os espíritos inferiores e imperfeitos desempenham também um papel útil ao Universo?
E a resposta vem : "Todos tem deveres a cumprir. O último dos pedreiros não concorre tão bem para a construção do edifício como o arquiteto?
E logo na questão 560, a pergunta que se fez foi: "Os espíritos têm, cada um, atributos especiais?
E os imortais respondem: " Vale dizer que todos temos de habitar em toda parte e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente às funções concernentes a todos os planos do Universo. Mas, como se diz no Eclesiastes, há um tempo para cada coisa. Assim, este cumpre hoje o que destino neste mundo, aquele o cumprirá ou já cumpriu em outro tempo, sobre a Terra, na água, no ar, etc.



Se a vida espiritual, é uma ocupação continua como afirmam nossos amigos espíritos, e eles atuam sobre a orientação de Deus, o favorecido nas curas, nas problemáticas afetivas, depressivas, emocionais, antes de ter a ajuda, deles precisaram de MERECIMENTO.
Logo de educação doutrinária, de base de leitura, não apenas de passe, ou de curandeirismo ou toques mágicos.
Na verdade o magnestimo pode atuar sem o espiritismo o que fará o assistido voltar a casa espírita ou sair dela reclamando da doutrina.
Se todos os espiritos bons ou imperfeitos, ou maus, precisam trabalhar no mundo espiritual, para ajustar o sistema, é justo dizer que num câncer existe evolução, numa doença cerebral, numa divisão de família, em doenças da sexolatria, se curas ocorrerem foram por méritos, nesta ou em outra encarnação.
Dentro das mesmas respostas que comento, temos que ter mais aceitação, para poder recomeçar a vida, tenhamos ou não a ajuda do plano espiritual.
Se existe um tempo para cada coisa, e acreditamos nisto, existe tempo de sofrer, tem de se curar, a única diferença irmãos encarnados, é a escolha, neste momento nós que a fazemos.

Vocês querem de fato mudar, é isto que devemos nos perguntar, e perguntar as pessoas que nos procuram.
Uma boa indicação aos nossos assistidos, assistentes é no EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO, aceitar primeiro para o processo de cura, seja de uma grave doença física, ou espiritual, ou outros problemas o que diz o Capítulo XVII, em Sedes Perfeitos.
Obviamente que o codificador Kardec, no capítulo X, desta mesma obra nos dá a melhor lição de cura, em casa, ou dentro da casa espírita, que é NOS PERDOAR, e PERDOAR OS FATOS que nos levam ao desespero.

Kardec amados, diz na questão 632, espíritos me diga o Homem ou a mulher estão sujeitos a errar, não podem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que faz o bem quando em realidade está fazendo o mal?

E os imortais, respondem: "JESUS VOS DISSE, VEDE O QUE QUERERÍEIS QUE VOS FIZESSEM OU NÃO; TUDO SE RESUME NISSO. ASSIM NÃO VOS ENGANAREIS.

Amados ao lermos isto, devemos nos focar na nossa melhora pessoal, sem esperar mágicas, recentemente assisti a uma família passar pela morte física de forma dolorosa, outra parte, estava tranquila, aceitando a retirada da irmã que partira aos 54 anos de forma repentina, isto se chama aceitação.
Claro que se pediu por ela em suas horas derradeiras, porém a ESPIRITUALIDADE, mandou um recado, e este recado foi definitivo a família, "Se ela tiver merecimento retorna ao plano espiritual".
Todos que conheciam a doutrina ficaram quietos, tristes, mas resignados, no dia seguinte ao que dissera o espírito veio o médico dizer que o óbito era iminente, portanto, aquela companheira tivera mérito, se sobreviesse a cura, não falaria, não andaria, talvez nunca mais acordasse.
Não era seu destino e nem o dos seus passar por tal sofrimento, foram abençoados, com a partida.
Devemos ter mais aceitação, porém devemos ter mais entendimento, que não podemos tirar os males do mundo sem que as pessoas atingidas tenham de fato merecimento.
Somente os atendimentos fraternos e os passes, não são a cura na casa espírita, não existe médium sem cursos, sem aprendizado, sem leitura, de obras diárias, sem envolvimento, somente aqueles que leram e estudaram DIALOGO COM AS SOMBRAS, podem entender do que falo, e do que nos espera na lida espírita, pois a jornada é grande, e a guerra contra o mal, se aproxima de um de seus momentos mais complicados, mas nada a temer, pois a VIDA CONTINUA.



Indico aos amados leitores deste blog que me acompanham o filme acima anunciado, em cartaz, não me preocupo com salas de 50, ou 12, ou 20 pessoas, ou 200 como disseram.
Aqueles que lá forem, é porque merecem ouvir o recado que o filme e o livro de Chico Xavier, ter conhecimento da vida após a vida.
O que não devemos é iludir ninguém que sem atitudes teremos resultados, vos convido ao filme, quanto o porque da divulgação ser pouca?.
Poderia responder, que o espírita, não é tão generoso, quanto é o EVANGÉLICO ou o CATÓLICO, mas são sinceros, os que vão, ajudam, divulgam fazer sua parte, já que os patrocínios estão escassos para o bem.



Me disseram hoje á tarde se eu ficava triste de ver temas de violência, do sexo, da loteria premiada de final de ano serem mais assistidos que os blogs que falam de Jesus, de Kardec, da doutrina Espírita.
A resposta que dei é a que vos deixo, o dia que nossos sites, livros, forem os mais assistidos, os mais procurados, os mais aceito, o dia que o amor vencer, não haverá loterias, sexo, ou violência para que ocupem espaço na mídia, se são líderes é porque a maldade do povo, merece isto.

Pois bem a principal cura que temos seja dentro da casa espírita ou em nosso lar da terra, é falar sinceramente com o espírito de Jesus, perdoando, e nos perdoando, tendo atitude, moral, de caráter, enfim como repito toda as que de fatos possamos dar aos Espíritos e ao mestre como presente pela sua luta por nós, pois já sabemos de planetas que foram abandonados, porque não quiseram se salvar.
Não é caso da Terra que está em regeneração, cujo os espíritos que aqui ficarem farão parte dos poucos escolhidos para uma obra futura de grande porte.
Por hora aliviemos nossos corações com as obras básicas de Kardec, com aconselhamentos dos atendentes fraternos, com a nossa fé em Deus, esta doutrina pertence aos puros de coração, que manterão a nau firme e forte, até o seu destino final.
Ah! sim sobre o livro da abertura de ALLAN KARDEC, O QUE É O ESPIRITISMO, digo-vos amados e amadas, dirigentes, médiuns e colaboradores da doutrina, é o contato ETERNO COM DEUS, com a verdade, e por isto é uma resposta que nunca terá fim.

Luz e paz.


David Chinaglia, 54, é radialista,
publicitário, gestor de negócios,médium espírita,
pesquisador e divulgador da doutrina de KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
@David Chinaglia (twitter)
@Espiritismo Pira (Twitter)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook) 

os companheiros que nos pediram o que consiste a obra de Kardec o QUE É O ESPIRITISMO O LIVRO eis a sinopse da obra:

Capítulo o primeiro, sob a forma de diálogos com um Um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que as apropriadas refutações aos seus contraditores; o segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de “O Livro dos Médiuns”; no terceiro capítulo é publicado o resumo de “O Livro dos Espíritos”, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, Divide-se em 3 capítulos: o primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores; o segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de “O Livro dos Médiuns”; no terceiro capítulo é publicado o resumo de “O Livro dos Espíritos”, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.
O volume inclui também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausmoral e filosófica.
O volume inclui também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado David e Amigos Internautas,

    Temos em nosso Blog uma aba com todas as obras de Kardec, com um resumo sobre cada obra, pesquisem, leiam, procurem no nosso Blog, não fiquem somente lendo os textos que acham interessante ou polêmicos.

    A leitura das obras básicas é muito importantes para a correta compreensão dos textos mais avançados, vamos aprender, vamos compreender.

    Gostaria de ver um texto sobre ensinamentos de Jesus, mas sem criticas ou debates, criticar é fácil, mas é difícil fazer com amor e carinho.

    Se viu algum tema que não gostou, não critique !! Pesquise !!

    Um grande abraço a todos.

    Rogério Luiz Sarmento
    Moderador do Blog
    Espírita a 42 anos
    Medium / Dirigente Espírita
    Empresário e Pós graduado em T.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma visão diferenciada sobre a crítica, ela mostra falhas, erros no entanto para se criticar, é necessário estudar.
      Pesquisar os erros absurdos que temos visto Brasil a fora, dentro da nossa amada doutrina.
      A crítica é muito importante faz com reflitamos sobre as condutas que tomamos como dirigente, médium, escritor, espírita, e até mesmo em nossa carreira pessoal, e na vida como ser humano.
      O Blog tem assuntos interessantes, acatados não por serem polemicos, até porque nem um padre quando tentou conseguiu desmentir os fatos apresentados, trabalho com o princípio jornalistico, e de direito, e com o principio de KARDEC, VERDADE E SERIEDADE NA DOUTRINA.
      A proposta é divulgar, é opinar, é relatar opiniões próprias, É ALERTAR MILHARES DE DIRIGENTES NO BRASIL, que estão deixando a politica a moda da casa tocar por omissões e não seguir roteiros que endeusam pessoas, e deixando as obras básicas de lado.
      Não existe espiritismo sem KARDEC, e o uso de nomes de espíritos que fizeram esta obra no Brasil tem que ser discutido, debatido, e não usado, para glórias pessoais, ou locais, se estudarmos saberemos que os espíritos que fizeram a obra no Brasil estão longe, a menos que tenham voltado, fato que nem a FEB, NEM A USE, nem os grandes médiuns e escritores, ousaram fazer.
      Somente coma critica com base, divulgamos o certo e o errado, e podemos refletir, certa vez Pedro estava aguniado, e Jesus lhe perguntou porque sofres? e Pedro respondeu algo parecido com uma critica, e Jesus respondeu, se for verdadeira se preocupe, se for falsa, deixe para quem fez se preocupar, e siga em frente, mas a aprenda a lição.
      Luz e paz

      Excluir