Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

A ESPERANÇA NOSSA DE CADA DIA - POR DAVID CHINAGLIA



Estimados amigos e seguidores deste blog, amados espíritos em jornada pelo planeta terra, diz o dicionário que o significado da palavra esperança é: 

"sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé, ser feliz..etc"


Certa vez me perguntaram o que é ser feliz para você, o que é confiança, e respondi saber que existe alguém ao meu lado, o que garanto aos senhores e as senhoras que foi uma resposta errada.

Vivemos tempos complexos amados, na fé, na vida social, familiar, afetiva então, estamos no olho do furacão, e estamos tirando nossas esperanças que de há muito estão perdidas.

Na verdade na busca do Mais, do tanto financeiramente, perdemos nossas esperanças verdadeiras e em nossos relacionamentos sejam amorosos, familiares de amigos,  jogamos no colo de alguém seja quem for, homem, mulher, gay, a expectativa de tornar nossas esperanças, naquilo que desejamos.

Eu vos pergunto, como alguém que não nos conhece pode nos fazer feliz, se nós mesmos não estamos nos sentindo bem, e estamos muitas vezes perdendo a esperança em nossa vida.
As vezes nos vemos buscando além, num outro companheiro, que por falta de assumirmos perante a nós mesmos que tudo que temos hoje, é fruto do que passamos por nossas escolhas.
Allan Kardec comprovou isto mediante todas as declarações do Espírito da Verdade que esteve ao seu lado com sua falange de 1855 até sua morte em 1869, e hoje passados tantos anos, séculos, ainda não aceitamos ou não entendemos.

É fato que a maioria de nós perdeu o endereço de Deus, e vive buscando lenitivos em casas espíritas, igrejas, pessoas, para transferir a responsabilidade da esperança e da felicidade nas mãos de terceiros.
Tudo depende de nós.

Alguém com cancer ou mesmo com problemas de saúde pode se imaginar curado, ou melhor só porque vai a casa espírita, que é um médium ou palavras doces são transmitidas, mesmo que sejam de Chico Xavier ou dos espíritos que atuaram com ele, eu afirmo que é claro que não.

Quando vemos alguém num templo, ou num centro, conseguir uma benesse da fé, é porque sua esperança era grande, mas, seu merecimento era maior, e eis que ela consegue, através de créditos ocultos em sua própria jornada ou na anterior, resultados.
Não é mérito de espírito nenhum, nem tão pouco de médiuns, alguns fraudulentos que jogam na fé alheia ou na que chama de obras de caridade, curar ou melhorar a vida de alguém, devolver esperanças se esta mesmo não o quiser, ou não tiver merecimento para tal.

Sim o mal, e o bem caminham lado lado, é possível que alguns centros ou médiuns atuem na vida de alguém e o ajudem, no entanto será que eles mesmos sabem o que o estão fazendo, creio que não, pois se realmente soubessem não o fariam. 

Ao dar esperança sem modificação do assistido e insistir em curas ou melhoras não conquistadas duas coisas vos afirmo, primeiro não dura muito, segundo que terão problemas iguais ou piores, agora ensinar como transformar a esperança de vida e felicidade, é somente você com seus merecimentos quem pode tornar seus sonhos realidade, suas buscas e necessidades se tornarem positivas, só você.

Claro que vivemos em sociedade e em família,  vamos ouvir todos que nos amam, mas, realizar e fazer o que sabemos que é o certo.
Não nos esqueçamos que alguns desejo da mente, as vezes perturbada em coisas materiais ou  desejos da carne, podem complicar.
Que tenhamos equilíbrio para saber o verdadeiro sentido do que é ser feliz, ou seja, que é simplesmente viver, aprender, aceitar as dificuldades, e tirar delas respostas.

Outro dia moradores de rua na sua esperança de sobreviver, faziam um peixe em cima da calçada, não havia sal suficiente, nem molhos, nem pimentas, para dar sabor, mas havia solidariedade entre os habitantes do nada, os vagantes da rua, que nem casa tem, tinham em si a esperança de que ao comer o peixe não só estariam alimentados, mas temperados pelo amor,vi ali naquele exemplo, unidade e entendimento que aquela situação não foram culpa de alguém e sim deles mesmos, e 
Eu sei que naquele que olha de fora, consegue ver naqueles seres humanos que vagam uma esperança, a de serem iguais a nós de novo, e quantos de nós temos muito mais oportunidades e estamos perdendo, eu diria que muitos.

E nós, estamos vivendo como em relação a nossas esperanças, estamos fazendo o melhor para nossa vida, ou depositando em terceiros a responsabilidade de nossa felicidade.
Tenho visto no Facebook vários professores da fé, da vida,  mas que muitas vezes trazem meias verdades a público, tentando dar algo que em muitas situações não dão para si mesmo e isto é um erro.que sendo assim deveriam enfrentar respeitosamente aquela situação, sem culpar alguém, ou mesmo Deus.

Existe dentro do movimento espírita Brasileiro, um erro clássico, a tentativa de fazer no caminho da fé, outra religião, algo que nem o codificador tentou, espelhadas nos mesmos dogmas da igreja católica, são espíritos atormentados por séculos pela igreja que nunca conseguem fazer nada sem ritos, sem santidade, sem os mesmos castigos impostos pelos seguidores do Vaticano, e isto não é ESPIRITISMO.

A cada um pela sua fé, disse o amado mestre Jesus, e pelo seu merecimento, isto é algo que temos nos esquecido se temos merecimento, ou se temos noção dos males que fizemos a terceiros.

Eu pessoalmente toda vez que vou falar ou escrever aos senhores procuro colocar a razão, e a imparcialidade nos termos escolhidos, e vos peço que na busca de sua felicidade, do seu melhor viver, procure como disse Kardec, atuar no nosso modelo e guia de conduta, que era Jesus.

Não o lado dos milagres, porém do homem de muita fé, que falou de amor, amizade, respeito, e falou de Deus sem impor dando a todos que o ouviram a certeza que era uma pessoa equilibrada.

Você pode escolher o que quiser, sem se esquecer das reações de tudo que faz, que escolhe, que pede, certa vez um escritor disse, TOME CUIDADO COM O QUE PEDES AO UNIVERSO, eu vos garanto que tudo que pensar com afinco de bom ou de ruim pode acontecer.
A profundidade do que achamos que é certo, para o que de fato é, é muito grande.

Podemos sempre nos desejar o melhor, podemos pedir o melhor, porém quando ele vier, sabermos que são nossas atitudes e não só nossas palavras que determinaram o bem e a felicidade, não podemos viver inertes sem termos merecimento, e as vezes vivermos iludidos.

Caibar Shutel escreveu: A religião não consiste num amálgama de dogmas e na proclamação de mistérios, a fé e parte da verdade que se concede aos que a procuram por ela mesma, e dada de acordo com seu grau de elevação moral.
Poderia colocar fé e esperança no texto do grande Caibar, "vencem de acordo com nossa melhora pessoal."

Jesus curou um serviçal de uma alta patente Romana, não porque era seu patrão e pedinte uma alta patente, mas porque o serviçal tinha merecimento.
Ao pedir ao Universo, a Deus, a espiritualidade, antes de reclamar se recebeu ou não, veja se tem merecimento.

O Universo sim conspira a seu favor, no entanto é preciso saber onde colocar a esperança nossa de cada dia, para que um dia não nos vejamos reclamadores de algo que não é nosso, por não termos tido a capacidade de merece-lo.


Paz e luz á todos.



David Chinaglia, 57, é espírita, pesquisador, divulgador  da doutrina espírita, palestrante e editor deste blog, seguindo o Espiritismo de acordo com a codificação de Allan Kardec.
Divulga também em sua página no Facebook, e recebe e-mails pelo davidchinaglia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário