Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

"NEM SÓ, DO COEM PODE VIVER A CASA ESPÍRITA, É PRECISO MUITO MAIS PARA SE FORMAR MÉDIUNS"




Estimados amigos do ideal espírita, caríssimos companheiro de jornada no Planeta Terra, antes de começar quero explicar aos senhores, que nosso trabalho neste Blog e nas páginas do Facebook, não visa tão somente divulgar a doutrina espírita, mas ajudar os companheiros que por uma serie de motivos, não entenderam ou nem tomaram conhecimento, do que fato é necessário dentro desta doutrina.

Primeiro importante dizer aos senhores, que em matérias mais delicadas, procuro ouvir outras pessoas, pesquisar como sempre faço, mas ouvir ponto de vistas, contrários ao meus.
Minha pessoal preocupação é o futuro do Espiritismo no Brasil, porque aqui temos uma política de ajustar a moda da casa, ensinamentos, e como sempre digo as vezes não me sinto num centro orientado por Kardec, mas sim num bazar, tal é a falta de estudo e informação.
Procurei meu diretor de doutrina, que fica na cidade de Piracicaba, ele que é presidente da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Paschoal Nunes Filho, ex-vice presidente da USE, fundador de três centros espíritas, um dos grandes estudantes desta doutrina, revisor de grandes obras, na minha opinião um grande palestrante e médium, Paschoal,  que já nos deu duas importantes colaborações, porque o que tenho visto, em centros da baixada Santista e da Capital, é de espantar Kardec destes lugares.(caso ele dê a honra a algum deles de lá aparecer).

Porém conversando com amigos que viajam o Brasil, soube de informações perigosas, e de igual erro, e precisamos alertar os senhores dirigentes das Casas Espíritas, para debaterem com seu grupo de estudos e com seus conselheiros de doutrina, para não ficarmos preso, a só uma fonte de estudo e conhecimento.

Ao falar do "COEM", é preciso explicar novamente para alguns o que é ele.
COEM, é o curso de orientação mediúnica, uma apostila que foi criada pelas informações na cidade Curitiba, no Paraná, e cresceu de forma assustadora pelo Brasil, como foi feita a base de um resumão, das Obras Básicas, e de obras Brasileiras.
O COEM  foi adotado, para formar pedagogicamente médiuns, auxiliares, coordenadores e dirigentes, muito embora no quesito dirigentes, raras, são as casas, mas raras mesmo, que possuem cursos para formar dirigente, a maioria forma médium, e de acordo com sua qualidade ou popularidade passa a categoria de dirigente, o que é um erro no meu entender pessoal.
Dirigente Espírita será outro tema para outro dia, o nosso assunto é o COEM.


Será que sabem os médiuns a importância de receber mentalmente contato dos espíritos, já que incorporação não existe, só na gravidez como lembra sempre meu mestre.
O que precisamos entender prezados irmãos, é que esta doutrina foi codificada, entendida, explicada, a base de conhecimento, a base de estudos, a base de livros, a base de pesquisas.
O COEM é um resumo, como disse o Paschoal: "Um supletivo do nosso dia á dia", porém é possível resumir a doutrina espírita?
Sabemos que Chico Xavier pouco resolveu nas obras que escreveu, sabemos e quem o estudou sabe disto, que fora os espíritos, ele tinha ouvidos para algumas pessoas da FEB e numa época da sua vida, para  o senhor  Ewaldo Vieira, hoje inimigo desta doutrina, um dos maiores criticos, muito embora receba direitos autorais até hoje da FEB e outras editoras.



O COEM dá a falsa ilusão que se é possível formar um médium em apenas 06(seis) meses, isto não é verdade, e devemos ser responsáveis com isto.
Outro dia debatendo numa página do Facebook, uma médium, declarou, "nunca estudei o COEM, tenho o dom de Jesus", se ela soubesse o que estava falando o que está atraindo para si, sem estudo, para sua casa, sua vida, e sua família, a quem ela assiste,  não falaria tamanho absurdo.
Primeiro quero aqui lembrar á todos os Médiuns que estão nos lendo, "ser médium não é dom, não é ser escolhido, ser médium é um compromisso, é uma missão assumida é rara, mas existe, muitas vezes assumidas antes da encarnação aqui terra, agora se o cidadão seja ele homem ou mulher vai ter capacidade de se-lo, é outra coisa, médium nada mais é que o mediador entre o mundo encarnado e o desencarnado, sem privelegios sobre outro espírita."

Fazer curas, levar ajudas a pessoas, não qualifica médium nenhum, quero lembrar, que na época de Allan Kardec, muitos médiuns foram internados em hospitais psiquiátricos, e se os irmãos soubessem quantos médiuns já vi serem atingidos, pelos espíritos do mal, ou pelos chamados de trevosos, levariam mais a sério a responsabilidade de ser médium, aliás posso dizer que isto ocorreu comigo e não foi fácil sair da problemática, hoje graças a Deus, ao meu dirigente doutrinário, aos livros, e sempre que posso a pratica da caridade, estamos equilibrados, mais ou menos, porque médium 100% é outra raridade, pela exposição.



O que mais debato no COEM é que ele é pouco para formar um médium, que o COEM pode até ser usado, eu pessoalmente não gosto, prefiro métodos, mais antigos, mas respeito o dito, o que não posso concordar que somente ele, seja utilizado, e que em meses qualifique alguém para a uma mesa de desobsessão, ou mesmo linha de passes, ou até mesmo atendimento fraterno, ou ajuda em grupos.

O médium precisa saber que os espíritos, tem acesso a mente, acesso as informações mais secretas, e porque?
Estão num plano diferenciado, e sejam do mal, ou do bem, possuem esta capacidade, claro que temos agentes reguladores do outro lado, mas o fascínio de muitos médiuns, o ego, a vaidade, fazem com o que os espíritos mais o usem do que ele possa de fato ajudar, se não tiver estudo, domínio da mente.

E não é só de COEM, que pode viver a Casa Espírita e seus médiuns, aliás se existe um conselho que daria aos médiuns e aos dirigentes do Brasil, é tirar da mesa os médiuns que nunca leram o Livro dos Espíritos, e o Livro do Médiuns, ou nunca participaram de cursos, e ainda nem participam.



A espiritualidade deixou muito claro, que para lidar com a outra dimensão, e os senhores precisam saber que estamos falando com seres de outra dimensão, é preciso conhecimento, a pergunta básica que faço é o senhor ou a senhora guiará uma moto, um carro, ou um avião sem saber as consequências que traz para consigo e para com todos? não, a mesma coisa, é para quem é médium e praticante da doutrina espírita.

Nestes últimos textos venho falando sobre a importância da leitura, aqui não recebemos ajuda financeira de ninguém, não fazemos propaganda de Livros a não ser para divulgar a doutrina, não temos compromissos com ninguém a não ser com a doutrina pura, verdadeira como ela é.

Só o estudo do COEM não é correto, isto é só pesquisar e veremos isto.
Quero explicar que isto é uma afirmação minha, através de estudos e pesquisas meus, de intercâmbio com pessoas via internet, e em centros, portanto é uma ajuda, ouvi do Paschoal uma frase que concordo que foi: "Quem somos nós para ditar o que está certo ou errado dentro das Casas Espíritas".

Porém ele sabe, que temos que alertar, eu disse isto a ele a alguns meses quando estive em Piracicaba, e lembrei á todos, que precisamos nos ajudar, não temos feito intercâmbios, troca de informações a não ser com raras excessões.
Paschoal, me lembrou uma frase que faço uso dela: "Para quem não sabe o caminho qualquer estrada serve", portanto meus amigos, vamos pelo menos checar, e rever os pontos citados.
O médium, precisa entender, que existem curas ou intervenções na vida dos encarnados, que não devem ser feitas, e como ele vai saber, se todos olham a dificuldade do ser, de novo vou buscar o exemplo que o próprio Paschoal, trouxe de Chico Xavier, quando lhe ofereceram a operação de cura da sua visão com Zé Arigó, e Chico disse: "Este carma eu já conheço, esta doença eu já sei como lidar, sei que serei curado, mas, pode vir outra coisa pior, se é para mim ficar cego, vamos em frente, como disse Emmanuel, tenho outra vista."
Então senhoras e senhores, as vezes não devemos, claro que este exemplo não pode ser generalizado, mas tem muito médium que não entendeu ainda, que curas, ajudas do plano espiritual é por merecimento.
Estava eu, na cidade de Limeira assistindo a dois anos atrás o bom médium José Carlos de Lucca, que recebe o espírito de Bezerra de Menezes, dentre outros, e ao findar de sua palestra no meio de mais de 1.000 pessoas, ele sem me conhecer, mas vendo meu sentimento, disse, "parabéns pela coragem de tentar mudar".
Naquele momento, poucos sabiam o que estavam acontecendo eu não desfruto da amizade pessoal, apenas o conheço como escritor e palestrante e da internet, eu passava por um grande processo de mudança e  isto teve um alto significado, dentro da minha vida, porque naquela noite senti, e vi ao seu lado alguns espíritos, e haviam videntes próximos
a mim que também viram e reportaram, o que isto tem a ver com o COEM?




Os senhores precisam do sentido básico desta frase, "ter a coragem de mudar", isto eu falo para médiuns e para dirigentes, o que sei por outras experiências na minha vida.
Um médium praticante tem que ser exemplo moral, de caráter de conduta, e de estudos, de conhecimento, para que perto dele, não só esteja uma boa proteção, mas calcado no conhecimento e na sua força de vontade ele domine os espíritos, ruins e bons, e faça seu simples trabalho, de "mediar" seja por escrito ou falando a comunicação do plano espiritual.
Portanto senhores como disse ao Paschoal, disse ao André de São Paulo,outro grande amigo da doutrina é preciso estudar, e muito, o que não quero que pensem que é uma crítica ao COEM, é um aviso, que só estas apostilas não bastam, é preciso mais.
Não tenho o conhecimento do Paschoal Nunes Filho, nem de outros companheiros, mas hoje posso dizer que li vários livros, assisti mais de 500 palestras, ouvi mais de 200 videos, e tenho sempre aberto a visão ao novo, sem perder o rumo pedagógico que Allan Kardec nos deu, e por isto, fiz uma pesquisa, e nela trouxe algumas ideias já ditas.


Primeiro que não se deve colocar um médium em atividade antes de pelo menos um ano, de tratamento a ele, com passes, palestras, curso, não só COEM, mas obras como Obsessão e Desobsessão de A á Z de Manoel Philomeno de Miranda, obras como Dialogo com as Sombras, Domínios da Mediunidade, A Casa Espírita, Estudo Mediúnico I  e II da FEB, é preciso uma doação.


O médium não é diferente, do padre, do pastor nisto, é preciso estudar, aliás quero lembrar que o pastor é médium, o padre é médium, e muitos são intuídos por espíritos, e seu estudo do Evangelho, os ajuda, não diferente deve ser com o médium e com o dirigente espírita.
Porque? para não só saber lidar com o plano espiritual, mas não levar para consigo problemas, certa vez me lembro em um curso de um relato lá mesmo na casa do caminho: "um agrupamento espírita, sem conhecimento foi fazer uma ajuda externa e os espíritos que estavam no local, ficou dias com dois dos que foram assistir".

O que isto significa erro da casa?não do médium, que se acha dona ou dono da verdade, não lê, não estuda,  hoje alguém me perguntou, mas qual o roteiro certo, e minha resposta, é primeiro conduta, o médium deve ter conduta, segundo entender que é uma doação com responsabilidades, logo tem que ter conhecimento, e somente o COEM não basta, ele médium tem o livre arbítrio, de continuar ou não na jornada.



Fundamental em qualquer médium como sempre disse, é que ele leia o Livro dos Médiuns, esta obra foi escrita pelos espíritos porque Kardec tinha dificuldade em lidar com os médiuns, não era fácil senhores e senhoras, e ainda não é, o médium se acha um artista, um escolhido quando talvez seja o mais sofredor de todos, se seguir a jornada de forma errada.
Concluindo não cabe só a casa espírita dar um COEM e jogar o médium este o termo, dentro do trabalho, ela estará atraindo para si uma responsabilidade muito grande que é a fé deste médium, seu trabalho e os danos mentais, se ele for a mesa mediúnica, com pouco conhecimento.


Qual o tempo ideal para se formar um médium e ou um dirigente? A resposta é 04(quatro anos), um agrupamento ideal, demora 10(dez) anos para ser de primeira linha, a casa deve ter grupos que lidem com espíritos revoltos, e olha que estamos vendo em centros espíritos apenas da faixa terra, terra, umbral, e espíritos de média envergadura.
Esta doutrina exige responsabilidade, recebi um e-mail outro dia pedindo um guia um roteiro, e respondi o que vou responder aos senhores, primeiro as Obras Básicas, sem as quais, não se sabe nada da doutrina, depois obras como citei de Manoel Philomeno de Miranda, Hermínio Miranda, escolher das 17 obras de André Luiz pelo menos 7 (sete), para centros de pesquisas.
Gostem ou não, o Espiritismo não é engodo de Violetas na Janela, nem tão pouco alguns romances de Zíbia Gasparetto, isto não traduz a verdadeira obra desta doutrina e se querem a minha opinião pessoal, nem espiritismo é, digo que são delírios
de pessoas que tentaram se usar da doutrina para ganhar dinheiro, e que o tempo vai mostrar.



Voltando ao COEM, é melhor os senhores dirigentes isto é um pedido e uma sugestão, ajustar não só o estudo dele, mas agregar mais, Casa Espírita, não é igreja, nem católica, nem Evangélica, e precisamos parar com os ativismos do tipo Ave Maria, Salve Rainha, e entender que estamos lidando com energias, com magnetismo, com espíritos, com forças além da imaginação de fato, e para isto temos que habilitar corretamente médiuns e dirigentes, e formar uma casa coesa, coerente.

Coerente não com vontades dos homens, e sim com as orientações dos espíritos á Allan Kardec, a mais de 158 anos, pensem nisto amados espíritas do Brasil.

Até porque um dia voltaremos para casa como sugere a foto em outra dimensão em outro tempo, e o que teremos a dizer, o que fizemos aqui por esta amada doutrina e pela vida.

Luz e paz.




David Guilherme, é radialista, pesquisador espírita,
médium e palestrante, divulgador da doutrina dentro dos preceitos
de Allan Kardec e colabora com este blog.
@David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
E-mail para contato e palestras : davidchinaglia@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário