Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO - por Paschoal Nunes



Em Abril de 2012 fez 155 anos de existência da Doutrina Espírita, precisamente em 18 de abril de 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos surgia a Doutrina Espírita. Abrindo novos horizontes a humanidade estabelecendo na Terra definitivamente a comunicação entres os homens encarnado e os espíritos.  Mas passado todo o tempo ainda há muita desinformação e as dúvidas sobre o espiritismo.

Denominações erradas como: Espirita Kardecista, espiritismo de mesa branca, Kardecismo  e outras denominações  que não tem nada haver com a doutrina . Kardec deixa bem claro na introdução do Livro dos Espíritos  “ para se designarem coisas novas são precisos termos novos . assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos da mesma palavras. A doutrina é dos espíritos, não de Kardec. Logo não  existe Kardecismo , e sim espiritismo.

A diferença entre Espiritualismo e Espiritismo.   Muitos confundem as Ceita Afro- Brasileira com o Espiritismo, todas as religiões são espiritualista, pois acredita nos Santos e nas Divindades, mas só a um Espiritismo aquele enviado pelos espíritos e trazido à humanidade por Kardec e outros.

  O preconceito que alguns setores da sociedade em especial Irmãos de algumas outras Religiões. Igreja Evangélica – Igreja católica – Que nos confunde de propósito somente para nos atacar  e denegrir a imagem do espiritismo nos colocando como lixo espiritual (coisa do capeta)  .



            A doutrina não utiliza  ritos , de tambores, velas, incenso, despacho, roupas brancas e bebidas alcóolicas para se comunicar com os espíritos. Confundir a Doutrina Espírita com outras religiões que evoca os espíritos, seria o mesmo que confundir a Astronomia da astrologia , uma estuda os astros nos termos cientifico e a outra nos termos esotéricos.  A Doutrina Espírita então seria  a astronomia .


            Muitas Casas e Centros  se intitula ser Espirita, mas não é , porque seus trabalhos, rituais fogem da finalidade do Espiritismo.

            Está falta de conhecimento e desinformação sobre a finalidade da Doutrina leva alguns médiuns e grupos a realizar coisas totalmente na contra mão da Doutrina. Como: Esta noticia que surgiu no Diário de São Paulo, do dia 05 de Outubro de 2005.
            

Espiritas constróem “Hospital do Além”

            Este Hospital será o primeiro de cirurgias espirituais do País – Franca .

            Segundo o Jornal os seguidores de Allan Kardec, considerado o pai do espiritismo, Kardec não é fundador da Doutrina Espírita,  recebeu a missão de organizar a Divulgação da Doutrina como outros espíritos estavam junto deles : Leon Dennis , Camile Flammarion ,  Ernesto Bozzano , Cesar Lombrozo , Gabriel Delanne  e outros . .

            A Federação Espirita alerta que a Assistência Espiritual é complementar ao tratamento médico, jamais devemos deixar o tratamento médico.

            Quem promete cura, atender pessoas com problemas físicos e doenças espirituais pode ser associado a curandeirismo . Considerado pelo código Penal como crime.

            Segundo o médium que recebe o espírito do Dr. Ismael Alonso, a cirurgia não dura mais que um minuto para ser realizada, São utilizados bisturi sem lâminas, o álcool e algodão o curativo após a cirurgia são elementos simbólicos.

            Diante desta matéria fiquei pensando não há mais necessidades de reencarnação de espíritos que se compromete a serem médicos aqui na Terra, Basta à espiritualidade enviar médiuns de cura para que se realizem todas as cirurgias e curas.

            Quando a doença se instala no físico é porque a alma já está doente, não mudamos nossa conduta diária, guardamos dentro de nós as dores do passado, as magoa, o ódio e as frustrações não resolvidas, a falta de perdão para com nós e para com os outros em nossa volta. Está é a resultante das nossas doenças físicas e espirituais. Chamadas de auto obsessão onde criamos os monstros que nos perseguem.

            A caridade abre um elenco de muitas possibilidades ao nosso alcance ajudando uma pessoa doente, pedimos orientação espiritual, rogamos aos mentores para interferirem no períspirito, a fim de realizar a cirurgia espiritual, para que os sofrimentos que passem ou diminuam , é muito valido. Transformarmos o Centro Espirita em hospital para atendimento de todas as mazelas é um loucura.

            Desvio da finalidade da prática Espiritismo , uma das funções principal do centro espirita é iluminar a consciência daqueles que o buscam , dando-lhes esclarecimento, conscientização e orientação. Podemos aplicar o passe, doar-lhe a água fluidificada dentro dos padrões para não tornar esta prática com coisa miraculosa.



             
            _ Arigó nunca se vinculou ao centro Espírita e realmente não se tornou espírita; Zé Arigó era católico e recebia um espirito que apresentava uma cruz que é símbolo da igreja.

            Muitas coisa que está em moda, agora é saber notícias dos desencarnados. A pessoa ainda está desencarnando e a família já está ligando para o médium para saber com é que ele se encontra. Eu recebo pedidos nas quais a pessoa morreu no Sábado, foi enterrado na Domingo e na Segunda-feira já pedem noticias.

            A desinformação campeia desenfreada, abrindo espaços para superstições e a crença no sobrenatural , que não existe. Infelizmente, o espiritismo ainda goza, na opinião popular, do conceito de sobrenatural de místico e de fantástico.

            Quando dizemos que é uma ciência de investigação, que tem uma metodologia própria as pessoas ficam frustradas, porque querem que seja fantasiosa.

            Outro modismo diz respeito  de acompanhamento de obsessores . Médiuns que vem em tudo influência de obsessores , sabendo-se que muitos são apenas mito, não tendo nada de verdadeiro .

Não curamos ninguém. Iremos ensinar uma terapia, uma psicoterapia, medicina alternativa, e se for o caso, que utilizamos para sintonizar com os Bons espíritos . “Isso ira ajudar muito na saúde física e mental e é provável que não fiquem bons, mas a transformação que vai operar na sua vida é tão extraordinária, que nós vamos agradecer por serem doentes”.


Chico Xavier a maior antena transreceptora na área da mediunidade do século. No entanto, era assistido por médicos. Ele tinha um cardiologista. Sabemos quanto Dr. Bezerra de Menezes é seu amigo, certamente atendendo-o com imenso carinho.

            Chico contou certa vez (nesta época chico, dava receituário homeopático) . Chegou lá um Senhor  e pediu –lhe  - Seu Chico , eu vim aqui lhe solicitar um remédio para minha vista . Estou com problema no olho. O senhor podia pedir ao Dr. Bezerra um remédio? Chico anotou os dados, pediu foi-lhe recitada a homeopatia, o homem agradeceu e foi embora. Daí a quinze dias voltou o paciente, que afirmou: - Seu Chico não melhorou, até piorei. O Senhor não poderia fazer outra consulta? Chico pediu novamente. Dr. Bezerra receitou e o homem foi embora. Daí três semanas, retornou o paciente com o olho em estado deplorável; Chico ficou preocupado. O senhor lhe disse
        Olha seu Chico, como está minha vista!Ele então se concentrou mais ainda e rogou:
        Dr. Bezerra, o caso é sério. Novo remédio. O homem foi embora.
Cavalheiro humilde não veio mais. Daí a dois meses. Elo quem retorna. Chico fitou-o e o olho estava bem. Então, o senhor Disse-lhe.
            - Vim aqui  dar-lhe um conselho. Vim dizer ao senhor que esse negocio de espiritismo é uma fantasia. Era um homem modesto do interior – Seu Chico prosseguiu... eu vim aqui três vezes , seus guias receitaram , não melhorei nada . Apareceu na minha terra, um rezador que dizia “Quem pagar dez mil réis, eu rezo este toco de pau, a pessoa segura – o e fica   boa” Eu paguei os dez mil réis , ele rezou o toco , eu botei no olho e fiquei bom . E agora, Seu Chico.

-          Chico respondeu-lhe – Meu  filho, vai lá e busca esse homem, traz um toco de pau que eu pago vinte mil réis para ele consertar o meu olho .

Dr. Fritz quis  operar , po volta de 1965 . – Eu te ponho bom desse olho , faço-te a cirurgia agora! (através de Arigó). O Chico respondeu-lhe.
-          Não isso é um Carma . Eu sei que o senhor pode consertar o meu olho. Mas o Carma continuará, vai aparecer-me outra doença. Como já estou acostumado com essa , eu a prefiro . Porque eu iria querer uma Doença Nova?

Desse modo as pessoas mudam de doenças quando deveriam mudar de comportamento. 
E a Doutrina Espírita balizada na Ciência, Filosofia e Religião, nos da o rumo para uma nossa existência sem conflitos, estudar Kardec é viver Jesus.        




Paschoal Nunes Filho, 50
Espírita, médium, dirigente,
ex-vice presidente da USE,
Presidente da Sociedade Espírita Casa do Caminho,
Diretor de doutrina da mesma casa, fundou três
Casas Espíritas, e está escrevendo seu segundo livro.
Colaborador e incetivador deste BLOG.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@Espiritismo Pira (Twitter) 
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário