quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MATEM JESUS, MATEM Á JESUS.... - POR DAVID CHINAGLIA






Estimados amigos de jornada no planeta Terra, vamos refletir o título, parar, repensar se o que estamos vendo na sociedade Brasileira, nas redes sociais, nos comentários dos jornais, não é como se estivéssemos voltando no tempo, e fazendo parte daquele seleto grupo de centenas, que cheios da razão e de ódio sem saber os fatos de verdade e ao ouvirmos o governador Pôncio Pilatos, sobre a escolha de quem deveríamos matar, Jesus ou Barrabás, e gritamos todos exceto umas 20 pessoas, Jesus, gritavam, matem á Jesus.

E lá se foi o mestre amado, o mestre amigo, para a cruz, pouco antes de seu espírito subir ao plano espiritual, teria dito o meigo Rabi "perdoai Pai, eles não sabem o que fazem".

Sempre que converso com palestrantes famosos, ou com meu diretor eterno de doutrina, ou com minha consultora sobre assuntos estudados, e para os amigos mais chegados, eu digo: "se ele(Jesus) estivesse de volta hoje, seria de novo crucificado, e ao final de seu julgamento, de novo olharia para os céus, e diria "Pai SABE , ELES SEMPRE SOUBERAM o que faziam".








Durante esta semana que o Mundo livre mudou, diante do radicalismo Muçulmano, frio, sanguinário, tivemos ataques terroristas sobre a França em grande escala, e no "novembro negro" do Mundo,quatro dias antes vimos um dos maiores desastres ecológicos em Minas Gerais na simpática cidade de Mariana e sua região.

Os acontecimentos de Mariana MG, fora ocasionados pela ganância dos homens, e com uma serie de criminosos tão iguais ou piores que os Muçulmanos, porém, como ainda não se tinha uma visão clara do que havia ocorrido, todos erraram por lá, e pela dificuldade de mensurar os danos em poucas horas por ausência de informações corretas.


Sim é óbvio, por uma questão primeiro cultural, segundo porque qualquer ser inteligente sabe que uma guerra Mundial de proporções  irá modificar o Mundo, o planeta, a sociedade como nós o conhecemos, que houve um apelo maior a causa da guerra do que ao evento também trágico, das Minas Gerais.





E onde entra Jesus nisto David perguntará o leitor, em tudo, em cada um dos acontecimentos, das mais variadas, formas, e exemplos que pretendo dar a todos a oportunidade de refletir.


Se não tivéssemos o Facebook a Rede Social com maior poder de penetração Mundial, em todas as camadas sociais, claro que Paris teria passado sem a mesma enfase, e Mariana no máximo, estaria por dois ou três dias no jornal local, da maior rede, e o que vimos, eu pergunto.

Bem vimos os seguidores de Barrabás gritando, "Morte, morte á Jesus, salvem Barrabás", de outro lado: "morte, morte a Barrabás, e salvem Jesus". 





Virou um clássico do futebol Mundial, França x Mariana MG, com requintes de crueldade, violência que nem a torcida do Vasco ou do Palmeiras, ou mesmo a do Corinthians, em suas violentas torcidas organizadas seriam capazes de proporcionar.

Eu li textos que nem Hitler em seus momentos de isolamento, teria sido tão bom, tamanha a maldade, o ódio, a raiva,  em outros me senti vendo pessoas agirem  como Maquiável, em dados momentos, vi J.Edgar e teorias de conspiração mais idiotas possíveis, para os que não conhecem o homem que criou o FBI.




Claro que antes tive quase certeza que a culpa era da Dilma, e do PT, olhava e não via seres humanos, via os campos sangrentos dos tempos da cruzada.
Em outras pessoas eu ouvi  gritos nas redes "matem, matem em nome de Deus", me senti em Salem,  famosa cidade dos Estados Unidos onde viveram as bruxas, ou mesmo, em Saint deni(França) onde se ouvia  "queimem as bruxas", mas, em todos os momentos que li, via, ou abria uma página olhava o velho e bom tio "Lú".
Lú  como foi chamado no filme Constantine, uma abreviação do nome inesquecível, de Lúcifer, o anjo que teria rompido com Deus e fundador do famoso Inferno S/A.

Mariana já não era o lugar abandonado pela Globo, pela Dilma, nossa presidente em exercício, pela Vale, li coisas em páginas de gente culta, bem informado que beiravam a loucura, vi gente babando de ódio, e nisto senti um espírito falando, você queria ver quem esteve nos campos de concentração, queria ver quem foi a cruzadas, quem alimentou ataques a inocentes, que já matou, roubou, adulterou, pois ai está.

São os mesmos adoradores do dinheiro, que compraram ações da Vale, ganharam dinheiro sem saber como a Vale ficava cada vez mais rica, a que preço, está aí, este é o povo que depois vai a igreja rezar, aos centros espíritas pedir ajuda.
Eles ainda não sabem o que fazem, ou sempre souberam é a indagação.
Muita hipocrisia ao meu ver por que não podemos medir amor e solidariedade, primeiro pelas situações diferentes segundo por estamos perdendo a razão no exercício do direito.






Neste momento tentei imaginar o meigo Rabi vendo tudo de seu alto computador celeste, e dizendo aos que estavam ao seu lado, Ghandi, Buda, Kardec, e para sua mãe Maria, "Meu Deus, eles são monstros, por qualquer coisa criam disputas, não olham a essência, não evoluem, não se ajudam, não se amam, não se perdoam, acho que perdi meu tempo com eles.
E certamente triste com todos nós.
É talvez eu esteja exagerando não é amados(as), não acredito, mas sendo agudo, e colocando uma sátira talvez cada um que ler este texto longo como sempre, porque eu converso com todos, entendam que foi uma vergonha Mundial, o que causamos no Facebook, e em outras redes de apelo como Twitter etc.

Estes acontecimentos, nem Mark, o criador do Facebook e sua alta inteligência, com todo seu primeiro escalão poderiam imaginar, mas, uma coisa ele teve certeza, criou um exército, pior que o Islã, tão cruel como os que navegam na faixa negra da internet, os fanáticos pelo amor, pelo direito de estar certo.
Sim os que se sentem culpados e querem sarar suas feridas com a dor alheia, e quando são contrariados, em suas posições, saem com perolas como esta, alimentando o ódio, a raiva, a disputa e a vingança, logo todos que fizeram isto seja na causa pela paz Mundial, ou pelos danos de Mariana e região, todos que disputaram direitos de certo ou errado estes gritaram, "MATEM JESUS, MATEM... e ele ouviu isto, sentiu isto, tenham certeza
Precisamos respeitar o direito de cada podemos gostar ou não, mas, repito respeitar, e o que está e sobretudo o que foi feito é um erro no meu ponto de vista.

Que vergonha, Humanidade, quantas desgraças precisam para entender o que disse o mestre amado há 2014 anos, amar ao seu próximo como a ti mesmo, lembrem desta parte, por favor.

Vi mulheres ricas que conheço pessoalmente que nem o banheiro da casa lavam, possuem empregadas para tal serviço, conclamando "vamos limpar Mariana", eu me perguntava como pelo Facebook.

Vi pessoas se juntando em atos solidários bonitos, comprando água, enchendo caminhões, alguns tirando até dividendos da boa ação porque logo meteram uma foto da caridade que fizeram, mandar água para Governador Valadares, cidade vizinha atingida, caridade e falta de noção, da verdade.


Tem gente que nem sabe o tamanho de Governador Valadares, eu sei conheci, sei de seu povo, e das riquezas que por existem, a sigla GV na imprensa é a abreviação do nome da boa cidade Mineira.

Falta água em GV, em Mariana, a resposta é sim e não, falta água na qualidade e na fartura de marcas enviadas, porque o povo não sabe que em casos assim a defesa civil nacional é acionada e os milhões de litros de água armazenados para tragédias como a da região Mineira são enviados na proporcionalidade que o Exército, que os distribuidores do governo pode.
Ah! sim não sei se tem marca Bioleve, Nestlé, Bonavita, também não sei o tempo técnico, mas, faltou, sim faltou, acabou não, teve que racionar, senão tem que aproveitando o momento terno e de amor, tem que fuzilar os politicos destas cidades.


Meu Deus! Quanta ignorância, quanta falta de informação de como funciona o sistema, em casos assim, de repente vi tribunais julgando a Vale, e sua firma, li perólas de gente esclarecida tipo, a Globopar tem participação o Bradesco tem, mas, não li um, só um miserável Humano vingativo dizer que tem ações da Vale ou opções de compra.
O fato do Bradesco e da Glopar(Globo participações) terem ações da Vale fez o que mesmo nesta desgraça.
As vezes me pergunto será que o Brasileiro tem cultura, ou é PHD do Facebook, as vezes me questiono, vi professores, metendo o pau no Bradesco só porque ele investiu na Vale, vi outro escrever e quem vendeu a Vale, quem, disse ele.(a empresa era esta Estatal, e foi privatizada no governo FHC, m as o Estado ainda tem uma participação, mas antes que a turma do FORA DILMA atacasse os lindos comunistas se anteciparam e meteram  FHC no tribunal do Facebook) foi um show de horror.

De um lado vi eleitores do PT com a imagem de TIO SAM simbolo Americano, de forma racista embalando uma criança negra que seria o Islã, e ele dizendo "olha que eu fiz", quando estes infelizes nem sabem que estes senhores, já existem desde o século passado.








Porém me lembrei de um palestrante o que tem a ver a linguiça do José, com os ataques de Paris, nada, e o que tem a ver a desgraça de Mariana MG, com os ataques de Paris, nada também, mas, logo li seguidores do Rei George(Inglaterra), gritando matem os Franceses, e li matem os que usaram o aplicativo em favor dos Franceses, sabe, pensei em comprar uma bazuka, foi então que vi que não vendem nas Lojas.
Um amigo vende na internet e com cartão apenas ri.




Vi pessoas escrevendo para outras no in box, perguntando para outra: " você é Francês, ou Brasileiro, e de novo depois de ler esta fanática escrever isto, vi que o que ela gritava, era MATEM JESUS, MATEM JESUS.

Como todos que agiram assim querendo modificar, ou medir tragédias e colocar sentimentos Nacionalistas, na frente de sentimentos humanos.


Meu amados, iremos longe se continuar, a loucura é tanta que até os mortos de Mariana e Paris foram medidos, tipo onde morreu mais, vendo mais corpos em Paris um fanático politico fez uma foto montagem e meteu 400 mortos em Minas Gerais, meu Deus!
Só para constar foram 11 mortos, mas, este jovem  numa montagem só matou 389, a mais para não ficar atrás do Islã, afinal o importante era ter razão, e logo, os sem noção viram, os depressivos viram, e foram compartilhando, SEM ANTES SABER SE ERA VERDADE, logo espalhando mais ódio e gritando, MATEM A JESUS.

Outro então se inspirou numa foto de uma criança morta na Europa nas praias e para chocar montou uma no barro que só ele achou, nem a Veja, que venderia milhões de exemplares com esta foto, nem a Época, foi um Mineiro seguidor do PT que tinha a foto, numa cidade que os próprios moradores chegaram a vender água nos primeiros dias, pelo dobro do preço, e a turma do COMPARTILHAR ÓDIO FOI ATRÁS.

De novo eu ouvia, Matem a Jesus, sabe quando as pessoas nem todas claro,  estão sem noção, pois se fossem tão humanos assim, dariam o direito de cada um apoiar e se solidarizar com o fato que mais lhe marcou ou to errado,.

Não podemos ignorar o cometido na França pelo estado Islâmico como forma de ajudar Mariana e atacar os que temem a guerra Mundial pelo Facebook mesmo, gente, foram crises distintas repito e faltou caridade e respeito.
Agora ninguém é obrigado a ajudar, nem tão pouco ser solidário, e tão pouco agredir quem defende causas, este ódio ao PT, que aliás venceu em Minas Gerais, está criando ódio para tudo, até isto  eu li, em retaliação os que não quiseram colocar fotos de Mariana, diziam : Bem votaram na mulher eles que se virem, MEU DEUS!
DE NOVO ouvi, Matem a Jesus...


O que precisamos atentar é que todos que estiveram ou estão nesta briga pela audiência da maior desgraça, esqueceram que o que estão fazendo, é ALIMENTAR O ÓDIO, A VINGANÇA, logo fazendo Tio Lúcifer, rir muito, e todos que estiveram de uma forma ou de outra, na tese e anti tese de que a tragédia daqui é maior do que a de lá, gritam matem, matem a Jesus.




Vamos esclarecer uma coisa, sobre gerar energias, alguém sentiu o ar pesado estes dias, alguém se sentiu mal em casa no ar condicionado, ou em lugares que está chovendo e frio, alguém sentiu as pernas pesarem, vontade de chorar, pois é, isto tudo é a energia que está girando, na rede, da internet e na vida real, com medição e cor de bandeira, é o ódio aquecendo os corações e mentes, usando apenas causas, e sendo gerado por gente que nem lê, nem pesquisa o que compartilha na sua página.




O aplicativo da tal rede social era apenas para confortar os corações feridos não só dos Franceses, do Mundo, era simbólico, porque estamos a meses as portas de uma guerra Mundial, e a forma covarde que os Muçulmanos do EI fizeram sua razão prevalecer, foi tendo a frente o mal, a morte, a desgraça.
O medo do mundo livre e inteligente era o que viria depois em nome da vida, e da humanidade, já que este povo não quer negociar, eles querem matar, destruir, eles nem um País possuem, são uma religião, e nascidos em vários lugares do Mundo inclusive no Brasil, na França, na Bélgica, são idealistas fundamentalistas.

Aqui foram políticos e empresários incompetentes e uma população omissa, porque eu li, eu ouvi o prefeito de Mariana dizer que o dinheiro da Vale tinha que ir para a Prefeitura e não para o governo Federal, Meu Deus! eu vi pessoas que moram em Mariana falando a Globo News, e o meu emprego, e o dinheiro, e minhas coisas, e o Natal, eu vi Mineiros e Paulistas falando, "as ações vão cair", mas isto os fundamentalistas que estão em guerra com o governo Federal, os paladinos Facebook do bem transvestido de mal não falaram.




Os espíritos choraram (figurativamente falando), porque em tempos que palestrante fala em casa espírita de encanamento na plano espiritual, se eu escrever lágrimas físicas, terei sido contaminado pela sandice dos que não entendem o que é a outra dimensão.

Jesus, certamente teria dito, NÃO VOLTO NÃO, nem que o Facebook me apoie eles não querem mudar.

Minha gente, o espaço é sobre espiritismo, e amor fraterno, o texto é uma opinião pessoal minha compactuada por mais de 70 pessoas que me escreveram, nosso blog tem cerca de 12.000 leitores por mês temos, já temos além dos 200.000 que vieram aqui, logo, as pessoas querem dividir, conosco seus pontos de vista, porém eu também tenho limites para absorver sandices coletivas.

Esta competição de que povo sofre mais, que situação é pior não vai fazer nem os mortos Franceses, nem os 11 de Mariana, nem o ódio emanado no ar se levantarem.

Mariana não se recupera nem em 50 anos naturalmente, mais de 05 gerações foram perdidas nesta tragédia, o verde, a ecologia, a Natureza sangra e sangrará,por muito tempo.

A empresa que causou a mancha de óleo pagou 85 bilhões de dólares, la no Golfo, não é o caso de Mariana, mas, com menos de 20 bilhões aquela região está destruída por anos, muitos já estão até se mudando e isto é fato.

Junto com a Vale, o governo está para o povo da região os pescadores e Indios criando um bolsa defeso e sobrevivência por pelo menos um ano, no valor de um salário mínimo.

Porém que os governos, as leis, sejam revistas, que as mesmas pessoas que estão na rede querendo derrubar a Dilma que também não votei, não elegi, mas que até agora, ela diretamente não fez nada para que saia, faz um PÉSSIMO GOVERNO, agora  uma coisa é o partido e pessoas ligadas outra coisa é ela, e até agora, o que ela tem é uma grande dose de mau assessores, e muita falta de conhecimento do que é o País que ela se propôs a dirigir, estes mesmos ativistas deveriam ir pegar a enxada, e ir para Mariana, e também podem pegar a bandeira de Minas, de Mariana, da França e fazer cobertores, porque lá a situação não acalma antes de dois anos, eu disse acalma.


O que peço então parem, sem choro sem depressão, já ocorreu, que as autoridades,que o governo de Minas, o Estadual, porque o Municipal tá perdido, e sobretudo o governo Dilma seja iluminado para ajudar os afetados que vão muito além de Mariana.







Peço que as pessoas parem, meditem e rezem, sim pela paz Mundial, porque o que ocorreu na França dia 13 de Novembro de 2015 foi a abertura do terceiro portal de uma grande guerra, os países estão sem dinheiro, e com economias paradas, precisam como diz os Russos, de renovar o arsenal, de fazer dinheiro para construir novas armas, precisam da guerra. 

Rezemos por todo o Mundo, nem só pela França, nem só por Mariana por todos nós, que paremos de querer ter razão em tudo, existem causas, causas, e causas, o que não podemos é alimentar mais ódio.
Na questão é importante lembrar Jesus, que conclamado ao ódio e a Guerra por Judas e Tiago disse vamos rezar, vamos meditar.
Eu sei que outros precisam do caos, da fome, e da desgraça e não existem mais Moíses, os países livres estão ameaçados, pela fome, doença, falta de alimentos, e medicamentos, e arrasados em toda a economia se esta guerra sair, então precisamos muito para salvar o planeta.


Do mesmo jeito que vejo gritarem aqui e lá Matem a Jesus, vejo o ódio se espalhando o principio daquela sexta feira (vejam só foi numa sexta feira) que Jesus foi morto é que se houvesse paz e perdão sua mensagem teria sido aceita mais suavemente e o Mundo teria evoluído muito mais rápido.
Também  foi numa sexta feira que Jesus morreu, e foi numa sexta feira 13 que o Papa mandou mandar matar os templários pelo que mesmo motivo causando um ódio eterno entre os seguidores da Maçonaria e religiosos, ah sim por dinheiro e ouro e poder, foi numa sexta feira que os Islâmicos por terras, petróleo, igualdade de vida, fanatismo religioso tiraram a paz do cidadão livre.

É numa quarta feira que vos escrevo, para acalmarem seus corações, pararem com o ódio na rede social, não misturar nem tragédias nem questões políticas, todos tem o direito e o dever de ser solidário onde e como quiser, isto é a democracia, o fato de apoiar a causa Mundial, não quer dizer esquecer a causa ambiental e local, são apoios distintos com apelos diferentes, devemos parar de emanar tanto ódio, tanta falta de perdão.

Quantas vezes mais mataremos Jesus, quantas vezes mais gritaremos em nossas causas, MATEM A JESUS, você que esteve no meio disto, sem noção deve lembrar o que disse o mestre amigo, amar seu próximo como a ti mesmo, e o teu próximo é também Muçulmano, Francês, Inglês, Mineiro, Petista, ou Tucano, parem de usar as causas para justificar a falta de perdão que possuem consigo mesmo, lutem, sim, para ser o sal da terra como disse o rabi,e não o ódio da terra.








Cuidado com as redes sociais, elas mentem, mais da metade do que rola na internet é invenção ou noticia trocada, não usemos de politica e tão pouco sejamos omissos como o foi Pôncio Pilatos, não sejamos revoltosos, sejamos solidários, com todas as causas justas, e sobretudo, apliquemos mais o amor e a compaixão, e saibamos separar uma coisa da outra, para não ser chamado de ignorante, e mais para que não continuemos a crucificar o querido amigo Jesus.


Equilíbrio tantos na vida como na internet e sejamos entre si solidários, com todas as importantes causas do Mundo, sobretudo aquelas que podem nos tirar a paz e a liberdade.









David Chinaglia, 57, palestrante, espírita, escritor, e divulgador da doutrina espírita, é editor e colaborador deste blog atende sobre estes e outros textos pelo davidchinaglia@gmail.com e mantém sua conta no Facebook






terça-feira, 17 de novembro de 2015

TUDO PASSA - POR RICHARD SIMONETTI




Em meio às ardências do deserto, o viajor busca o conforto do oásis, onde pode saciar a sede e descansar.
         Em meio às perturbações do mundo atual, há oásis abençoados de espiritualidade, que podemos buscar na atividade religiosa, no lar orientado pelo Evangelho e, em última instância, na intimidade de nossas almas, superando os enganos do mundo.
         Se o reino de Deus que Jesus veio trazer está longe de ser instalado no Mundo, podemos e devemos instalá-lo em nosso próprio coração, com os valores de uma dedicação total ao Bem, eximindo-nos, por mera questão de sintonia vibratória, das influências nocivas que nos cercam.



         No livro Boa Nova, psicografia de Chico Xavier, o Espírito Humberto de Campos reporta-se às consolações oferecidas por Maria, a mãe de Jesus, aos viajores cansados e sedentos que a buscavam.
        
– Minha mãe, — dizia um dos mais aflitos – como poderei vencer as minhas dificuldades? Sinto-me abandonado na estrada escura da vida...
   Maria lhe enviava o olhar amoroso da sua bondade, deixando nele transparecer toda a dedicação enternecida de seu espírito maternal.
– Tudo passa! Tudo passa! – dizia ela, carinhosamente. – Só o Reino de Deus é bastante forte para nunca passar de nossas almas, como eterna realização do amor celestial.

         As ponderações singelas de Maria consubstanciam  orientação para a existência inteira.




         Tudo passa!
         E sempre estaremos bem, animados, reconfortados e protegidos, mesmo ante as ardências do deserto humano, se formos capazes de construir um oásis de bênçãos, em nossa consciência, atendendo à convocação celeste para que edifiquemos o Reino de Deus em nossos corações, perseverando no Bem.





Richard Simonetti, 81, espírita, escritor, palestrante, divulgador da doutrina Espírita por mais de 60 anos, é colaborador deste blog, recebe e-mail pelo richardsimonetti@uol.com.br e tem sua página no Facebook, 


Assista no YOUTUBE:
Cinco Minutos de Espiritismo.



sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O EQUILIBRIO DO CODIFICADOR KARDEC, E MENSAGENS DA VIDA APÓS A VIDA NA TERRA - Texto escrito e coordenado por Allan Kardec - comentários David Chinaglia


Estimados amigos de jornada espírita no planeta terra, vamos estudar O Céu e o Inferno, uma das 67 psicografias que ali estão dirigidas por Kardec.


Hoje conversando via internet com um dos grandes dirigentes espíritas desta doutrina meu amigo Paschoal Nunes Filho, ele me enviava um texto de um seminário que ao ler, vi, e conclui isto é Kardec.


Relendo uma das grandes obras do codificador, quisemos dar uma amostra do que é necessário numa comunicação, o estilo Kardec de ser, sério e firme, como requer a função 

E como era Kardec como dirigente espírita, pode perguntar o amigo(a) leitor, bem em toda sua obra vimos que ele era um dirigente espírita que possuía base necessária para a codificação, e que devem nortear  todos os se propõe a dirigir um trabalho ou seja:


•FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA SÓLIDA
•CONHECIMENTO EVANGÉLICO
•AUTORIDADE MORAL
•FÉ
•EMPATIA

AMOR PACIÊNCIA, HUMILDADE, PRUDÊNCIA , TATO, ENERGIA, EQUILIBRIO EMOCIONAL, OBJETIVIDADE , CONCISÃO.



Sem Ufanismo, com equilíbrio, Kardec e uma sessão espírita, conversava com os espíritos, e em todas usava o princípio básico desta doutrina, ou seja, o equilibrio, deixando o espírito falar pelo médium, já que ele mesmo tendo conhecido um dos espíritos falantes, sabia que via um médium, era por pensamento a comunicação, como é até hoje, já que não existe incorporação, a transmissão é por pensamento, logo, a lógica da comunicação e a imparcialidade do dirigente é fundamental, para se ter o resultado, não para os encarnados, mas, para o espírito comunicante, que precisava dar sua palavra final ao retornar ao planeta Terra.



Assim escolhi Vignal, o espírito amigo de Rivail, como exemplo para os senhores médiuns e dirigentes, e leitores leigos, meditarem no texto equilibrado do relato daquela sessão comandada por Kardec, escrito pelo dirigente Kardec, sem paixões, sem falas em demasia sobre o amor, sem sequelas do animismo que toma conta dos médiuns menos preparados, tirando assim a mensagem pura, O senhor Vidgal era médium, amigo de Rivail, pesquisador naqueles anos de 1855 á 1865, e um dos que se comunicaram com Kardec 24 horas depois de sua morte física, a presença de Kardec no velório e no enterro foi proposital para trazer esta comunicação que os senhores lerão na Obra o Céu e o Inferno, e aqui em nosso blog.


O DOUTOR VIGNAL

Antigo membro da Sociedade de Paris, falecido em 27 de Março de 1865. Na véspera do enterro, um dos médiuns um, sonâmbulo lúcido e bom vidente instalado a transportar-se para junto dele e narrar o que visse falou :

"vejo um cadáver em que se opera um trabalho extraordinário; dir-se-ia uma quantidade de massa que se agita e alguma coisa que parece fazer esforços para se lhe desprender, encontrando, contudo, dificuldade em vencer resistência. Não distingo forma de espírito bem caracterizada"

Fez-se então a evocação da Sociedade de Paris, a 31 de Março de 1865, Allan Kardec, era o dirigente, e questiona o espírito, que se apresenta como Sr.Vignal e diz:

"Caro Vignal, todos os seus velhos colegas da Sociedade de Paris, guardam do Sr., as mais vivas saudades, e eu, particularmente, das boas relações aliás nunca interrompidas. Evocando-o, tivemos por fim primeiramente testemunhar-lhe a nossa simpatia, considerando-nos felizes se puder e quiser palestrar conosco."
Respondeu o  espírito de Vignal : Prezado amigo e digno mestre: tão bondosa lembrança e testemunhos de simpatia me são lisonjeiros, graças a sua evocação, levadas pelas preces, pude vir hoje assistir desimpedido a esta reunião de bons amigos e irmãos espíritas. Como justamente disse o jovem secretário, eu estava impaciente por me comunicar; desde o anoitecer de hoje, empreguei todas as forças espirituais para dominar este desejo; como os graves assuntos, tratados na sua conversação, me interessam  vivamente, tornaram a minha expectativa menos penosa. Perdoe-me, meu caro amigo, mas, a minha gratidão exigia a minha manifestação.

Nota explicativa da redação: Como se observa os espíritos ouvem as conversações do dirigente no caso Kardec, com os médiuns e auxiliares, recebem as preces, e uma vez esclarecidos conseguem se comunicar mesmo a poucos dias do desencarne, isto vai de acordo com o grau de instrução do desencarnado.

Prossegue Kardec: Diga-nos primeiramente como se encontra agora no Mundo Espiritual, descrevendo o trabalho de separação, as sensações naquele momento, bem como o tempo necessário ao reconhecimento do seu estado.

Vignal responde: Sou tão feliz quanto possível, vendo plenamente confirmados os secretos pensamentos concebíveis, em relação a uma doutrina confortante e consoladora. Sou feliz e tanto mais por ver agora, sem obstacúlo algum, desenvolver-se diante de mim o futuro da ciência e da filosofia espírita. 
Mas, deixemos por hoje as digressões inoportunas; de novo voltarei a conversar com vocês acerca deste assunto, máxime sabendo que a minha presença lhe dará tanto prazer quanto experimento em visita-los.
A separação do meu corpo foi rápida; mais do que podia esperar pelo meu apoucado merecimento. Fui eficazmente auxiliado pelo seu concurso e o sonâmbulo lhes deu uma ideía bastante clara do fenômeno da separação do corpo para o plano espiritual, para que eu nele insista. Era uma éspecie de oscilação intermitente, um como arrastamento em sentidos opostos. Triunfou o Espírito aqui presente, só deixei no entanto completamente o corpo quando ele baixou á terra, e aqui vim ter com vocês.

Nota explicativa da redação: Kardec descobriu como magnetizador muito antes de como espírita que a sensibilidade dos sonâmbulos era maior, fez então um completo estudo e também experimento, com os médiuns que eram sonâmbulos, neste caso ele apresenta o uso do médium sonambulo que conseguiu ver a massa de transposição, quando o perispírito se separa do corpo, e recebeu as energias da prece auxiliando na passagem de um mundo ao outro. O espírito explica claramente, que o primeiro momento se tende a querer ficar, até que se percebe no relato, que ele se solta, com ajuda de energias, e da prece.

Continua Kardec a perguntar ao espírito do amigo: O que me diz dos funerais, julguei-me no dever de a eles comparecer. Nesse momento o Sr. era muito livre para aprecia-los; e as preces por mim feitas a seu favor(discretamente já vîu) tinham realmente chegado até seus pensamentos..

Vignal: Sim; já lhe disse, a sua assistência auxiliou-me grandemente, tanto que voltei-me para o seu lado, abandonando minha velha carcaça. Demais, o Sr. Sabe, pouco me importam as coisas materiais. Só pensava em minha alma e em Deus.

Nota explicativa : O espírito comunicante tinha conhecimentos pois houvera frequentado aulas ministradas por Kardec que recebera do espírito da verdade, as informações de como seriam o desencarne, no entanto, Kardec como dirigente não revelou muito a seus médiuns, e nem as frequentadores, para que não houvesse mistificação por parte de espíritos que ouviam numa situação futura e assim contaminasse as informações, Kardec  segurou nele muitas informações para não criar o misterioso e sobretudo o maravilhoso, e assim comprometer os relatos dos mortos.

Kardec continua perguntando: "Recorda-me de que seu pedido, há 5 anos, exatamente em Fevereiro de 1860 fizemos um estudo de sua personalidade, naquela ocasião o seu espírito desprendeu-se para vir falar conosco, poderá descrever-nos a forma e a diferença  entre aquela comunicação e o seu atual desprendimento.

Responde Vignal: " Sim, lembro-me, que grande diferença entre um e outro Naquele estado a matéria me oprimia ainda na sua trama inflexível, isto é, queria, mas não podia desembaraçar-me totalmente. Hoje sou livre; um vasto campo desconhecido se me depara e eu espero com o seu auxílio e o dos bons espíritos, aos quais me recomendo, progredir e compenetrar-me o mais rápido possível dos sentimentos que é mister possuir e dos atos que me cumpre empreender para suportar as provações e merecer a recompensa.
Que majestade! Que grandeza! É quase um sentimento de temor que predomina, quando, fraco quais somos, queremos fixar as paragens luminosas.

Nota explicativa: Muitas vezes nas sessões espíritas, tanto naquele tempo como hoje, a concentração é muito grande, Kardec fazia também experimentos de transporte do próprio espírito presente, ou seja, o espírito, sai para perto do corpo do médium comunicante, sem deixar o seu, e estando na mesma sala, e num estado de sono responde as perguntas, por isto quando não preparados um dirigente pode ser enganado, e o espírito que está a responder está na verdade na mesa ao lado, o que confunde, no caso de Kardec e dos seguidores da Sociedade Espírita de Paris, eles iam para o estado de concentração, sabendo que poderiam transmitir e responder mesmo estando vivos, e assim com esta pergunta Kardec quis estabelecer, como era o espírito ainda preso pelo fio vital, e como era o espírito já sem o corpo, por isto a pergunta.

Kardec prossegue falando ao espírito de Vignal, "meu amigo, sempre que o senhor quiser continuaremos a conversar a cerca dos assuntos tratados hoje e em outras datas.
Vignal responde: Respondi ao senhor sucinta e desordenadamente a diversas perguntas, não exija mais agora do seu fiel discípulo, porquanto não estou ainda inteiramente livre. Continuar a conversar seria meu prazer, mas meu mentor(ou guia) modera-me o entusiamo e aliás já pude apreciar-lhe bastante, a bondade, e a justiça, motivo pelo qual me submeto inteiramente a decisão dele, por maior que seja meu pesar por ser interrompido, consolo-me pensando que ainda poderei vir assistir algumas vezes incógnito as suas reuniões espíritas."

Nota explicativa do editor blog: Um espírito que passa pelo estado de uma vida na terra para o plano espiritual, após receber energias, preces, adormece, seu despertar no plano é rápido quando já era ciente de sua situação, no caso Vignal era esclarecido, e se tornara espírita, e fora muito atento aos conhecimentos passados por Kardec, quando partiu, conseguiu uma comunicação rápida, e sempre, com a ajuda do mentor ou guia, que o acompanhou por toda a vida, e que ainda estaria com ele por mais um tempo nesta transição de uma vida para outra.

Como o próprio Kardec, e o espírito da verdade já  nos ensinaram em o Livro dos Espíritos e dos Mediuns, e em relatos dos espíritos na Revista Espírita, muitos ficam presos entre uma dimensão e outra, podendo levar dias, meses, anos até, entenderem que desencarnaram, por isto o dirigente deve sempre manter um respeito, e uma disciplina na linha de perguntas quando o comunicante for esclarecido, mas, tiver poucos dias de sua morte física.
Aqui Vignal explica que virá outras vezes, mas sem ser reconhecido, isto é porque havia afinidade com os presentes, e ele não queria mais se usar da amizade no tempo de encarnado, para eventuais vantagens, o que se chama de espírito consciente.

Prossegue Allan Kardec no fechamento desta comunicação explicada: " Vignal...gostaria de concluir sua mensagem no novo mundo e então o espírito comunicante Sr.Vignal respondeu ao codificador:

"Sempre que me for permitido farei uma comunicação ou seja, amigo Kardec, sempre falar-lhe-ei pois o estimo muito e desejo assim que esteja mais descansado e possa ter novas informações provar-lhe. Outros espíritos, porém, mais adiantados e aqui presentes reclamam prioridade, e estão explicando que devo eu curvar-me aqueles que me permitiram dar livre curso a torrente das ideías acumuladas.
Deixo-vos, meus amigos, e devo de novo agradecer duplamente não só vocês espíritas que me envocaram, como também a este espírito que houve por bem ceder-me o seu lugar espírito este que enquanto na terra, tinha o nome de PASCAL.
Daquele que foi e será sempre o mais devotado de seus adeptos.
Dr.Vignal.

Allan Kardec, firme, se despede do amigo, e encerra a comunicação, logo a seguir os trabalhos seriam finalizados pelo codificador, e registrados, tanto que hoje vos são expostos.

Nota Explicativa: Percebam senhores, médiuns, senhores dirigentes, assistentes, e curiosos, que em nenhum momento Kardec notifica o nome do médium operante, em nenhum momento o codificador se deixa levar pela emoção, pois poderia afetar o espírito tão recém desencarnado, e também ao médium, sóbrio, firme, disciplinador, não se deixar levar pela curiosidade nem tão pouco pelo fascínio, e este é um dos princípios que deve nortear o dirigente de uma sessão espírita.







Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, dirigiu, redigiu, indagou, espíritos das mais váriadas classes, escreveu sob a orientação do Espírito da Verdade, a maior obra de todos os tempos, que chamo a entrevista de todos os séculos, o Livro dos Espíritos, também deu em o Livro dos Médiuns um manual eterno base de conduta de todos os médiuns, e dirigentes, confortou com o Evangelho segundo o Espiritismo, explicou em o que é o Espiritismo, nos trouxe a verdade das comunicações e do Céu e do Inferno, nos deu via os espíritos o texto cientifico e completo de A Gênese, jamais se deixou levar, escreveu crônicas, textos, experiências, em a Revista Espírita, jamais disse que a doutrina terminava nele, mas, orientou que a base para sempre deveria ser a que os Espíritos que estiveram na terra de 1855 á 1869, respeitada, pediu que encontros anuais, fossem feitos, deixou escrito que esta doutrina não é uma religião, que não tem ritos, e que seria Universal, sempre lembrou que Jesus, era o modelo e guia a ser seguido, deu a todos uma das maiores contribuições que podíamos ter recebido.


David Chinaglia

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ANTE A TEMPESTADE - POR RICHARD SIMONETTI



richardsimonetti@uol.com.br



A tarde caía. Jesus decidiu atravessar o lago de Genesaré com os discípulos. Buscando repousar, recostou-se na popa, enquanto o barco singrava as águas serenas do grande lago. Súbito, como ocorre com frequência naquela região, o vento soprou forte, levantando ondas ameaçadoras.

Jesus dormia tranquilo. Os discípulos, não. Estavam apreensivos. O barco jogava muito, parecia prestes a virar. À distância da praia, corriam sério risco! E porque a situação ficasse cada vez pior, trataram de acordar Jesus:

– Salva-nos, Senhor, que perecemos!

Fitando-os com a tranquilidade de sempre, ele respondeu:

– Por que temeis, homens de pouca fé?

Então ergueu-se, ordenou ao vento que parasse de soprar e ao mar que se acalmasse. Imediatamente a Natureza o atendeu. O vento fez-se brisa suave… As ondas reduziram-se a leves ondulações que beijavam a embarcação. Os discípulos ficaram pasmos. 

– Quem é esse que até os ventos e o mar lhe obedecem?

O episódio no lago de Genesaré tem notável conteúdo simbólico. Podemos situar a jornada terrestre como longa viagem por mares ignotos. Às vezes, o oceano está belo e calmo. Seguimos saudáveis e bem dispostos… Finanças em ordem… Estabilidade no emprego… Família em paz… Sentimo-nos ajustados e felizes…





De repente, sopram os ventos, com ameaçadoras ondas. Uma doença inspira cuidados… Somos demitidos do emprego… Surge a crise familiar… Falece o ente querido…

Temos dificuldade para lidar com essas situações. Vai-se a coragem… Chega o pessimismo… Nasce o medo… Falece a esperança... Manifestam-se a perturbação, o desencanto, a revolta, a rebeldia... Em casos extremos, há quem resvale para o álcool, as drogas, o desatino, e até o suicídio, essa falsa porta de fuga que apenas nos precipita em sofrimentos mil vezes acentuados.

Por quê? Falta a fé. Podemos defini-la como a confiança plena em alguém ou em alguma coisa. É a bússola, a segurança, o apoio para todas as situações. Quem a conquistou nunca se perde nos balanços da Vida, quando sopra o vento da adversidade.




Geralmente nos enganamos a respeito da fé. Julgamos possuí-la. Nosso comportamento sugere o contrário. Longa estiagem atormentava a população, em lugarejo do Nordeste. Quando a situação se tornou intolerável, um grupo de fiéis procurou o padre, na igreja, propondo orações coletivas. O sacerdote perguntou-lhes:

– Vocês têm fé?

– Temos!

– Acreditam que Deus ouvirá nossas orações?

– Acreditamos!

– Guardam a convicção de que vai se derramar a chuva em breves momentos, torrencialmente?

– Sim, padre! 

– Então, por que não trouxeram os guarda-chuvas?



O Evangelho de Mateus termina com a divina promessa (28:20): – Estarei convosco até a consumação dos séculos.

É preciso atentar a essas palavras. Jesus informa que permanecerá com seus seguidores para sempre. Beleza! A seu lado a jornada é mais fácil e segura. Com Jesus não há problema insolúvel, dificuldade insuperável, dor insuportável, desafio invencível… Com ele não nos assustam as tormentas da existência, nem nos amedrontam os ventos da adversidade.

Contar com Jesus é o nosso grande trunfo em todas as situações! Consideremos, porém, que o evangelista reporta-se aos seguidores de Jesus. Seguidor, como sabemos, é aquele que segue alguém, que lhe observa as orientações e imita os exemplos.

Segundo as recomendações de Jesus, devemos nos amar uns aos outros, renunciar aos interesses pessoais, perdoar as ofensas, eliminar os vícios, vencer a indiferença, superar o comodismo, dispondo-nos a consolar aflitos, medicar enfermos, alimentar famintos, confortar aflitos...

Se faz isso tudo, amigo leitor, parabéns! A paz e a serenidade, a alegria e o bem-estar certamente são as marcas de seus dias! Você é um seguidor de Jesus!




Richard Simonetti, 81, escritor, palestrante, espírita que divulga a doutrina com base na codificação de Allan Kardec, é colaborador deste blog, e tem páginas na internet, em Facebook e no You Tube.