sábado, 29 de junho de 2013

PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS - POR JULIO ROSOLEM


“V. 1. Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando de suas lâmpadas, saíram a receber o esposo. — 2. Mas, cinco dentre elas eram loucas e cinco prudentes. — 3. As primeiras, tomando de suas lâmpadas, não levavam consigo azeite. — 4. As prudentes, porém, levavam azeite em seus vasos, juntamente com as lâmpadas. — 5. Como o esposo tardasse em chegar, começaram todas a toscanejar e por fim adormeceram. — 6. À meia-noite se ouviu este brado: Eis aí vem o esposo! Saí ao seu encontro. — 7. Todas aquelas virgens se levantaram e prepararam suas lâmpadas. — 8. Disseram então as loucas às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, pois que as nossas lâmpadas se estão apagando. — 9. Ao que as prudentes responderam: Para que não suceda faltar-nos ele a nós e a vós, ide antes aos que o vendem e comprai-o para vós. — 10. Mas, enquanto elas o foram comprar, chegou o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para as bodas e a porta se fechou. — 11. Por fim, chegaram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. — 12. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. — 13. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora.” ( MATEUS, Cap. XXV, vv.1-13).
INTERPRETAÇÃO
Que o divino rabi ilumine vossos corações para todo o sempre!
Queridos irmãos, queridas irmãs! Pela graça e misericórdia do Pai, continuamos nós estudando esses maravilhosos ensinamentos para o engrandecimento de nossas almas.
Desta vez, o Divino Rabi invocou a figura de dez virgens.
Por que virgens? Porque se compreende serem elas isentas de todo pecado, imunes às tentações.





Viriam, pois, resguardadas ao mundo para o encontro divino dos seus esposos.
Isto nada mais é do que a vinda ao orbe terreno daqueles espíritos que, munidos do óleo da fé, vem em missão trazer, aos seus companheiros a palavra de Deus.





Como acabaste de ver, inebriadas, vislumbrando um destino diferente, esqueceram-se de trazer o óleo; as outras, prudentes, resguardam-se com esse líquido. Desceram elas e as tentações rodearam-nas. As trevas de um mundo imperfeito tentaram combate-las.






As que estavam na escuridão sentiram falta de luz, porque em contato com o mundo dominado pelas paixões, esqueceram-se de elevar o seu pensamento ao Senhor de Todas as Coisas, buscando a luz de Deus, enquanto as que acenderam as suas lamparinas puderam aguardar, felizes, a chegada dos seus esposos. Tinham dentro de si compreensão, fé, tolerância e puderam recebe-los de braços abertos.
A figura simbólica dos esposos representa as provações.
É a visita que o Senhor nos faz para calcular até que ponto estamos preparados para uma missão de maior responsabilidade.




Aqueles que têm os dons, que se resguardam em Cristo, que constitui o seu patrimônio espiritual, podem aconselhar como fizeram, indicando que fossem em busca de quem as pudesse suprir com o óleo da vida, mas ninguém os pode analisar.
Não sendo palpável aos irmãos terrenos, somente a balança espiritual poderá pesá-los e medi-los.
Quanto àquelas que não tiveram a prudência necessária, ao voltarem, encontraram as portas fechadas. Bateram em vão.





Por que meus irmãos? Porque todos nós temos que aproveitar a oportunidade.
Quando o Senhor nos concede uma graça, recebemo-la. Não nos preocupamos em julgá-la se é pequenina ou grande. Lembremo-nos apenas de que tudo nos vem de acordo com o que merecemos.







Vede, pois, irmãos diletos, que não é o egoísmo que alguns veem nesta parábola, mas, sim, ela nos ensina que devemos ser vigilantes, precavidos, porque o Senhor tem como filhos toda a humanidade e não pode apenas se dedicar a um, esperando que este desperte, que este queira, que tenha vontade de progredir.




Ele estende as Suas luzes e verão aqueles que puderem ver, escutarão aqueles que tiverem ouvidos de ouvir. Os que assim não fazem aguardarão outra oportunidade, porque, se examinardes o caminho de um astro em redor do sol, formando a sua elipse, cada dia ele estará a uma distância. Podemos, cronologicamente, marcar a sua nova passagem por aquele ponto que desejamos.







Ele faz, como o sol à sua volta espargindo luzes e bênçãos para que todos sejam atingidos da mesma maneira, voltando sempre, naturalmente decorrido algum tempo, ao ponto de partida.
Esta parábola se transforma também numa lição de paciência e de fé, porque aquele que confia no Senhor, saberá que jamais estará desamparado.
Novas oportunidades virão. Esforcemo-nos para que não as percamos. Que aproveitemo-las para a nossa própria felicidade.
Irmãos! Muni-vos com o óleo das bênçãos do Pai!







Ungidos por ele, estareis afastando de vós as tentações, as pedras do caminho que, por certo, irão ferir as vossas almas, trazendo-vos sofrimentos e dores.
Que o mundo possa acender, em todos os corações nele encarnados, a chama da paz, a chama do amor, para que as bodas, como paz celestial, sejam realizadas.






Que, para o bem da humanidade, elas se eternizem para todo o sempre.
Graças a Deus!
Que o Pai de amor e bondade vos ilumine!


(Extraída do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antônio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 77-80)

Julio Flávio Rosolen é Espírita, participa da Sociedade Espírita Casa do Caminho, em Piracicaba, Estado de São Paulo, é Coronel (da reserva) do Corpo de Bombeiros e colabora com o nosso Blog.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

"NEM SÓ, DO COEM PODE VIVER A CASA ESPÍRITA, É PRECISO MUITO MAIS PARA SE FORMAR MÉDIUNS"




Estimados amigos do ideal espírita, caríssimos companheiro de jornada no Planeta Terra, antes de começar quero explicar aos senhores, que nosso trabalho neste Blog e nas páginas do Facebook, não visa tão somente divulgar a doutrina espírita, mas ajudar os companheiros que por uma serie de motivos, não entenderam ou nem tomaram conhecimento, do que fato é necessário dentro desta doutrina.

Primeiro importante dizer aos senhores, que em matérias mais delicadas, procuro ouvir outras pessoas, pesquisar como sempre faço, mas ouvir ponto de vistas, contrários ao meus.
Minha pessoal preocupação é o futuro do Espiritismo no Brasil, porque aqui temos uma política de ajustar a moda da casa, ensinamentos, e como sempre digo as vezes não me sinto num centro orientado por Kardec, mas sim num bazar, tal é a falta de estudo e informação.
Procurei meu diretor de doutrina, que fica na cidade de Piracicaba, ele que é presidente da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Paschoal Nunes Filho, ex-vice presidente da USE, fundador de três centros espíritas, um dos grandes estudantes desta doutrina, revisor de grandes obras, na minha opinião um grande palestrante e médium, Paschoal,  que já nos deu duas importantes colaborações, porque o que tenho visto, em centros da baixada Santista e da Capital, é de espantar Kardec destes lugares.(caso ele dê a honra a algum deles de lá aparecer).

Porém conversando com amigos que viajam o Brasil, soube de informações perigosas, e de igual erro, e precisamos alertar os senhores dirigentes das Casas Espíritas, para debaterem com seu grupo de estudos e com seus conselheiros de doutrina, para não ficarmos preso, a só uma fonte de estudo e conhecimento.

Ao falar do "COEM", é preciso explicar novamente para alguns o que é ele.
COEM, é o curso de orientação mediúnica, uma apostila que foi criada pelas informações na cidade Curitiba, no Paraná, e cresceu de forma assustadora pelo Brasil, como foi feita a base de um resumão, das Obras Básicas, e de obras Brasileiras.
O COEM  foi adotado, para formar pedagogicamente médiuns, auxiliares, coordenadores e dirigentes, muito embora no quesito dirigentes, raras, são as casas, mas raras mesmo, que possuem cursos para formar dirigente, a maioria forma médium, e de acordo com sua qualidade ou popularidade passa a categoria de dirigente, o que é um erro no meu entender pessoal.
Dirigente Espírita será outro tema para outro dia, o nosso assunto é o COEM.


Será que sabem os médiuns a importância de receber mentalmente contato dos espíritos, já que incorporação não existe, só na gravidez como lembra sempre meu mestre.
O que precisamos entender prezados irmãos, é que esta doutrina foi codificada, entendida, explicada, a base de conhecimento, a base de estudos, a base de livros, a base de pesquisas.
O COEM é um resumo, como disse o Paschoal: "Um supletivo do nosso dia á dia", porém é possível resumir a doutrina espírita?
Sabemos que Chico Xavier pouco resolveu nas obras que escreveu, sabemos e quem o estudou sabe disto, que fora os espíritos, ele tinha ouvidos para algumas pessoas da FEB e numa época da sua vida, para  o senhor  Ewaldo Vieira, hoje inimigo desta doutrina, um dos maiores criticos, muito embora receba direitos autorais até hoje da FEB e outras editoras.



O COEM dá a falsa ilusão que se é possível formar um médium em apenas 06(seis) meses, isto não é verdade, e devemos ser responsáveis com isto.
Outro dia debatendo numa página do Facebook, uma médium, declarou, "nunca estudei o COEM, tenho o dom de Jesus", se ela soubesse o que estava falando o que está atraindo para si, sem estudo, para sua casa, sua vida, e sua família, a quem ela assiste,  não falaria tamanho absurdo.
Primeiro quero aqui lembrar á todos os Médiuns que estão nos lendo, "ser médium não é dom, não é ser escolhido, ser médium é um compromisso, é uma missão assumida é rara, mas existe, muitas vezes assumidas antes da encarnação aqui terra, agora se o cidadão seja ele homem ou mulher vai ter capacidade de se-lo, é outra coisa, médium nada mais é que o mediador entre o mundo encarnado e o desencarnado, sem privelegios sobre outro espírita."

Fazer curas, levar ajudas a pessoas, não qualifica médium nenhum, quero lembrar, que na época de Allan Kardec, muitos médiuns foram internados em hospitais psiquiátricos, e se os irmãos soubessem quantos médiuns já vi serem atingidos, pelos espíritos do mal, ou pelos chamados de trevosos, levariam mais a sério a responsabilidade de ser médium, aliás posso dizer que isto ocorreu comigo e não foi fácil sair da problemática, hoje graças a Deus, ao meu dirigente doutrinário, aos livros, e sempre que posso a pratica da caridade, estamos equilibrados, mais ou menos, porque médium 100% é outra raridade, pela exposição.



O que mais debato no COEM é que ele é pouco para formar um médium, que o COEM pode até ser usado, eu pessoalmente não gosto, prefiro métodos, mais antigos, mas respeito o dito, o que não posso concordar que somente ele, seja utilizado, e que em meses qualifique alguém para a uma mesa de desobsessão, ou mesmo linha de passes, ou até mesmo atendimento fraterno, ou ajuda em grupos.

O médium precisa saber que os espíritos, tem acesso a mente, acesso as informações mais secretas, e porque?
Estão num plano diferenciado, e sejam do mal, ou do bem, possuem esta capacidade, claro que temos agentes reguladores do outro lado, mas o fascínio de muitos médiuns, o ego, a vaidade, fazem com o que os espíritos mais o usem do que ele possa de fato ajudar, se não tiver estudo, domínio da mente.

E não é só de COEM, que pode viver a Casa Espírita e seus médiuns, aliás se existe um conselho que daria aos médiuns e aos dirigentes do Brasil, é tirar da mesa os médiuns que nunca leram o Livro dos Espíritos, e o Livro do Médiuns, ou nunca participaram de cursos, e ainda nem participam.



A espiritualidade deixou muito claro, que para lidar com a outra dimensão, e os senhores precisam saber que estamos falando com seres de outra dimensão, é preciso conhecimento, a pergunta básica que faço é o senhor ou a senhora guiará uma moto, um carro, ou um avião sem saber as consequências que traz para consigo e para com todos? não, a mesma coisa, é para quem é médium e praticante da doutrina espírita.

Nestes últimos textos venho falando sobre a importância da leitura, aqui não recebemos ajuda financeira de ninguém, não fazemos propaganda de Livros a não ser para divulgar a doutrina, não temos compromissos com ninguém a não ser com a doutrina pura, verdadeira como ela é.

Só o estudo do COEM não é correto, isto é só pesquisar e veremos isto.
Quero explicar que isto é uma afirmação minha, através de estudos e pesquisas meus, de intercâmbio com pessoas via internet, e em centros, portanto é uma ajuda, ouvi do Paschoal uma frase que concordo que foi: "Quem somos nós para ditar o que está certo ou errado dentro das Casas Espíritas".

Porém ele sabe, que temos que alertar, eu disse isto a ele a alguns meses quando estive em Piracicaba, e lembrei á todos, que precisamos nos ajudar, não temos feito intercâmbios, troca de informações a não ser com raras excessões.
Paschoal, me lembrou uma frase que faço uso dela: "Para quem não sabe o caminho qualquer estrada serve", portanto meus amigos, vamos pelo menos checar, e rever os pontos citados.
O médium, precisa entender, que existem curas ou intervenções na vida dos encarnados, que não devem ser feitas, e como ele vai saber, se todos olham a dificuldade do ser, de novo vou buscar o exemplo que o próprio Paschoal, trouxe de Chico Xavier, quando lhe ofereceram a operação de cura da sua visão com Zé Arigó, e Chico disse: "Este carma eu já conheço, esta doença eu já sei como lidar, sei que serei curado, mas, pode vir outra coisa pior, se é para mim ficar cego, vamos em frente, como disse Emmanuel, tenho outra vista."
Então senhoras e senhores, as vezes não devemos, claro que este exemplo não pode ser generalizado, mas tem muito médium que não entendeu ainda, que curas, ajudas do plano espiritual é por merecimento.
Estava eu, na cidade de Limeira assistindo a dois anos atrás o bom médium José Carlos de Lucca, que recebe o espírito de Bezerra de Menezes, dentre outros, e ao findar de sua palestra no meio de mais de 1.000 pessoas, ele sem me conhecer, mas vendo meu sentimento, disse, "parabéns pela coragem de tentar mudar".
Naquele momento, poucos sabiam o que estavam acontecendo eu não desfruto da amizade pessoal, apenas o conheço como escritor e palestrante e da internet, eu passava por um grande processo de mudança e  isto teve um alto significado, dentro da minha vida, porque naquela noite senti, e vi ao seu lado alguns espíritos, e haviam videntes próximos
a mim que também viram e reportaram, o que isto tem a ver com o COEM?




Os senhores precisam do sentido básico desta frase, "ter a coragem de mudar", isto eu falo para médiuns e para dirigentes, o que sei por outras experiências na minha vida.
Um médium praticante tem que ser exemplo moral, de caráter de conduta, e de estudos, de conhecimento, para que perto dele, não só esteja uma boa proteção, mas calcado no conhecimento e na sua força de vontade ele domine os espíritos, ruins e bons, e faça seu simples trabalho, de "mediar" seja por escrito ou falando a comunicação do plano espiritual.
Portanto senhores como disse ao Paschoal, disse ao André de São Paulo,outro grande amigo da doutrina é preciso estudar, e muito, o que não quero que pensem que é uma crítica ao COEM, é um aviso, que só estas apostilas não bastam, é preciso mais.
Não tenho o conhecimento do Paschoal Nunes Filho, nem de outros companheiros, mas hoje posso dizer que li vários livros, assisti mais de 500 palestras, ouvi mais de 200 videos, e tenho sempre aberto a visão ao novo, sem perder o rumo pedagógico que Allan Kardec nos deu, e por isto, fiz uma pesquisa, e nela trouxe algumas ideias já ditas.


Primeiro que não se deve colocar um médium em atividade antes de pelo menos um ano, de tratamento a ele, com passes, palestras, curso, não só COEM, mas obras como Obsessão e Desobsessão de A á Z de Manoel Philomeno de Miranda, obras como Dialogo com as Sombras, Domínios da Mediunidade, A Casa Espírita, Estudo Mediúnico I  e II da FEB, é preciso uma doação.


O médium não é diferente, do padre, do pastor nisto, é preciso estudar, aliás quero lembrar que o pastor é médium, o padre é médium, e muitos são intuídos por espíritos, e seu estudo do Evangelho, os ajuda, não diferente deve ser com o médium e com o dirigente espírita.
Porque? para não só saber lidar com o plano espiritual, mas não levar para consigo problemas, certa vez me lembro em um curso de um relato lá mesmo na casa do caminho: "um agrupamento espírita, sem conhecimento foi fazer uma ajuda externa e os espíritos que estavam no local, ficou dias com dois dos que foram assistir".

O que isto significa erro da casa?não do médium, que se acha dona ou dono da verdade, não lê, não estuda,  hoje alguém me perguntou, mas qual o roteiro certo, e minha resposta, é primeiro conduta, o médium deve ter conduta, segundo entender que é uma doação com responsabilidades, logo tem que ter conhecimento, e somente o COEM não basta, ele médium tem o livre arbítrio, de continuar ou não na jornada.



Fundamental em qualquer médium como sempre disse, é que ele leia o Livro dos Médiuns, esta obra foi escrita pelos espíritos porque Kardec tinha dificuldade em lidar com os médiuns, não era fácil senhores e senhoras, e ainda não é, o médium se acha um artista, um escolhido quando talvez seja o mais sofredor de todos, se seguir a jornada de forma errada.
Concluindo não cabe só a casa espírita dar um COEM e jogar o médium este o termo, dentro do trabalho, ela estará atraindo para si uma responsabilidade muito grande que é a fé deste médium, seu trabalho e os danos mentais, se ele for a mesa mediúnica, com pouco conhecimento.


Qual o tempo ideal para se formar um médium e ou um dirigente? A resposta é 04(quatro anos), um agrupamento ideal, demora 10(dez) anos para ser de primeira linha, a casa deve ter grupos que lidem com espíritos revoltos, e olha que estamos vendo em centros espíritos apenas da faixa terra, terra, umbral, e espíritos de média envergadura.
Esta doutrina exige responsabilidade, recebi um e-mail outro dia pedindo um guia um roteiro, e respondi o que vou responder aos senhores, primeiro as Obras Básicas, sem as quais, não se sabe nada da doutrina, depois obras como citei de Manoel Philomeno de Miranda, Hermínio Miranda, escolher das 17 obras de André Luiz pelo menos 7 (sete), para centros de pesquisas.
Gostem ou não, o Espiritismo não é engodo de Violetas na Janela, nem tão pouco alguns romances de Zíbia Gasparetto, isto não traduz a verdadeira obra desta doutrina e se querem a minha opinião pessoal, nem espiritismo é, digo que são delírios
de pessoas que tentaram se usar da doutrina para ganhar dinheiro, e que o tempo vai mostrar.



Voltando ao COEM, é melhor os senhores dirigentes isto é um pedido e uma sugestão, ajustar não só o estudo dele, mas agregar mais, Casa Espírita, não é igreja, nem católica, nem Evangélica, e precisamos parar com os ativismos do tipo Ave Maria, Salve Rainha, e entender que estamos lidando com energias, com magnetismo, com espíritos, com forças além da imaginação de fato, e para isto temos que habilitar corretamente médiuns e dirigentes, e formar uma casa coesa, coerente.

Coerente não com vontades dos homens, e sim com as orientações dos espíritos á Allan Kardec, a mais de 158 anos, pensem nisto amados espíritas do Brasil.

Até porque um dia voltaremos para casa como sugere a foto em outra dimensão em outro tempo, e o que teremos a dizer, o que fizemos aqui por esta amada doutrina e pela vida.

Luz e paz.




David Guilherme, é radialista, pesquisador espírita,
médium e palestrante, divulgador da doutrina dentro dos preceitos
de Allan Kardec e colabora com este blog.
@David Chinaglia (Twitter)
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
E-mail para contato e palestras : davidchinaglia@gmail.com 


terça-feira, 18 de junho de 2013

DOUTRINA ESPÍRITA É CHEGADA A HORA DO VERDADEIRO SENTIDO, ANTES QUE NOS PERCAMOS DENTRO DELA






Estimados amigos da doutrina espírita, amigos de jornada pelo planeta terra, precisamos ponderar, refletir, sobre nossos atos todos os dias, mais do que estamos fazendo normalmente.
Allan Kardec codificou o Espiritismo á cerca de 158 anos atrás, depois de debater, pesquisas, censurar como o planeta entenderia as novas instruções.
Desde então o que se esperava desde que suas obras, sua disciplina se tornaram mais que pesquisas, era de que os seguidores, os propagadores, do Espiritismo, estivessem efetivamente melhores e mais confiantes na boa nova.
A grande pergunta é, estamos?
O que estamos esperando da doutrina espírita, uma religião? uma informação, ou um meio de curanderismo, e não somente de entendimento do que de fato Deus programou para nós.



A algum tempo sabemos que não adianta sermos detentores de livros, e conhecimentos se não conseguimos colocar em prática em nosso dia á dia.
Vemos companheiros do ideal em conflito de como continuar a jornada de conhecimento sem dinheiro, sem pedir, sem se apossar dos conhecimentos, e do dom da mediunidade para tirar lucros, mas quantos de fato estão dispostos a colocar de sua própria jornada para dar aos outros.

Certa vez, em momento recente, ouvi uma evangélica desorientada, dizer, que não podia acreditar que a salvação fosse tão somente a caridade.
De fato não é, apenas fora da caridade não há salvação, é um pouco mais complexo, do que só fazer.

Certamente, o contexto caridade, é muito amplo, quando estamos caridosos, vigilantes para com o próximo, estamos nos salvando? Não.
Estamos fazendo parte de um processo, complexo, que vai muito além da caridade.


Todo o espírita deve se centrar, que Jesus, um espírito de alta luz, enviado para nos ensinar, não para morrer por nós como pregam as igrejas, Jesus outro grande mensageiro que teve sua vida abreviada não só pelo mal, mas por erros humanos, aqui veio para ensinar, e qual foi um dos seus grandes momentos?

Amar ao próximo como a ti mesmo, disse ele, e a Deus acima de todas as coisas.
Porque irmãos?
Caso o ser humano consiga atingir esta meta, estará vivendo também em caridade, e com ela no contexto, estará evoluindo seus conhecimentos, ajudando a si, e aos outros, e a sociedade ao qual vive.

Irmãos vivemos tempos tempestuosos, na politica, não só do Brasil, mas do mundo, e porque? Ganância, amor ao dinheiro, ao poder, novamente a humanidade está se voltando aos prazeres da carne, as mulheres antes esteios de lares e da sociedade, hoje age com concessões não só aos desejos da carne, mas sobretudo da matéria, e o conceito social que precisa de regras de crescimento, e de entendimento acaba se perdendo.
Não os homens não viraram "anjos", apenas hoje se perderam dentro deste poder que que a mulher tomou conta, e o que compete a nós, dirigentes, médiuns, divulgadores, coordenadores aos dois seres, não importa ao sexo, fazer, orientar, reconduzir, sem o exercício do julgamento.

Neste encontro de ideais, estamos deixando o principal mandamento do amor, para trás, vemos crises terríveis dentro da sociedade, completamente dominada pelas redes sociais, hoje se compartilha amor virtual, mas não se dá o amor, seja ele na pureza espiritual, ou mesmo no sentimento entre duas pessoas.



Há muitos anos não se matava tanto em nome do amor, não se morria em depressão tanto por causa do final traumático em relações, não se via tanta promiscuidade sexual dentro dos casamentos, pedofilia entre pais e mães e seus filhos nas classes social de maior poder, e o porque espíritas isto vem ocorrendo, porque?

O homem e a mulher, e mesmo os gays, perderam o endereço de Deus, e a regra básica de Jesus, quanto mais os ensinamentos por exemplo no nosso caso de Kardec.
Queremos passes milagrosos, curas, choramos na internet, falamos de nossas vidas, de nossos sonhos, de nossas traições, publicamos textos de Chico Xavier sem ao mesmo saber se foi ele, ou um humano qualquer que fez a bela frase e deu a ele a titularidade, para que a frase ficasse.
Isto é caridade?
Isto é evolução?


Meus queridos amados, Bezerra de Menezes como já citei aqui, em 19 de Abril de 2010, fez uma comunicação, clara das modificações dentro do orbi, planeta Terra, em face a ganância, e nós espíritas, alertamos? falamos para nossos seguidores? muitos poucos o fizeram.

E porque? Bezerra deixa claro que o plano superior decidiu retirar da Terra espíritos que estejam perdendo seu tempo com sua encarnação, pessoas que de fato tem responsabilidades a cumprir, no trabalho da última hora, mas preferem se lamentar, se auto destruir, e perder a chance de evoluir.

Estes serão separados de suas famílias verdadeiras ou adotadas, e como outros que vagam pelo planeta Terra, serão e já estão em remoção para planetas hostis, planetas de parcos recursos, para encarnarem num novo corpo, e novamente depurar, para aprender.

E o que isto significa?
Para milhões nada, mas para Deus e para o plano muita coisa.
Não estamos vendo centros espíritas dar alerta, eu tenho caminhado por casas distintas, e vejo companheiros tentando apenas com o recursos de palestras algumas mal formatadas, outras sem embasamento real, apenas com vínculo sentimental e católico adaptado a doutrina, acalmar, e o que isto faz para a evolução desta doutrina codificada, eu respondo aos senhores nada.



Chegada a hora de entender de uma vez por todos, que não adianta apenas fluidificar água, dar esperanças em preces nos papeizinhos, dar passes, fazer curas, isto não nos representa de verdade, são apenas pequenos ativismos, que os espíritos as vezes concordam para atingir seus objetivos, mas que deixam de até funcionar, quando eles percebem, que não existe compromisso na casa de fato dar ensinamentos, e dos assistidos em de fato aprender, e colocar em prática.
Kardec exigia que os médiuns lessem, discutissem, e muitas casas estão deixando isto para lá, outra coisa a doutrina vem sendo acusada de se preocupar somente com a morte.

Mentira que a doutrina espírita prepara para a morte, só pessoas insanas, falam isto, sim damos a morte, uma importância porque ela será a continuação, a avaliação nela se fomos bem ou mal neste planeta, mas pregamos a vida, só que uma vida regrada.
Temos tido exemplo de companheiros que fazem sua missão, mas fazer só a nossa missão basta? em qual modelo você espírita se enquadra, no que está preocupado, que não só você aprenda, mas o assistido também, ou no modelo da solução sem perguntas.

Todos os espíritas devem sair deste fascínio pela divindade, não precisamos dele, para entender o processo, é simples, somos todos nós oriundos de uma mesma dimensão, tínhamos uma vida complexa, de perfeição, sem vícios, no comando o espírito que chamamos de Deus, com ele um conselho de espíritos elevados, uma raça pura, que pela vaidade, pelo orgulho, por querer mais e mais conhecimento começou a se dividir.,


E o que fez Deus, mandou um grupo de estudos, preparar planetas, porque a dimensão maior, teria os que ainda não entendiam o que era ser um ser superior, tendo que sofrer, aprender, dar valor, a vida superior, e começar do nada, desde o princípio.
E eis aqui os espíritos expulsos, não do Paraíso, mas de uma dimensão, aqui vieram cientistas da nossa época, formataram um corpo, um habitat, fizeram testes, propuseram evoluções e colocaram os espíritos, dentro de uma camada elevada superior, já que este planeta é denso, preparam um perispírito, nos deram um computador de alta capacidade no campo físico que chamamos de cérebro, e a chance de aprendermos e enviarmos informações para o espírito, pelo esforço do aprendizado.

Isto é o que estamos fazendo evoluindo de novo, para voltarmos do ponto que saímos, mas somente voltaremos a viver na comunidade da outro dimensão quando estivermos de fato arrependidos do que causamos lá antes de virmos para cá, e de fato aprendido aqui como viver lá, só então estaremos ao lado de Jesus, Maria, e outros grande espíritos, e novamente no mesmo mundo onde vive Deus.



Não esperem morrer e ver Deus, não verão, o processo criado da reencarnação é justamente para que tenhamos 200, 300 anos de aprendizado, e avaliados formos, onde estamos mais em condições de servir, e aprender, é isto que viemos fazer aqui evoluir.

E estamos evoluindo? Poucos estão, poucos já entenderam, que precisam superar camadas da terra, do umbral, das estações de luz tipo Nosso Lar, de outros mundos espirituais, para depois aqui retornar para a prova final, muitos de nós não conseguem ler e entender este simples texto.

No entanto querem o poder da cura, o poder de falar com Deus, de estar próximo a ele, não o terão, estamos muitos de nós sem fé, mal conduzidos, e já se faz tarde que deixemos o apego a nomes de espíritas que aqui passaram para que possamos nos prender ao foco principal, lições de Jesus.



O sermão da Montanha é o climax de Jesus na Terra, se você ler, reler e entender, terá dados passos importantes para administrar sua vida, se ler as parábolas e o que queriam dizer, verá evoluções, para os tempos atuais, precisamos de novas informações, e como chegamos a ela?
Estudando as velhas, criando centros espíritas escola, estudando livros fortes, saindo da água com açucar.
Lembrem-se senhores dirigentes e médiuns que  tivemos nestes últimos 2013 anos, vínculos com mágia, com seitas, com igrejas, com forças ocultas, que tentam dominar a verdadeira história de Deus, e passagens por estas encarnações nos atrapalham até hoje.
Temos que olhar que Deus no envia espíritos iluminados de  muita luz dar informações, exemplo de Kardec, De Leon, e outros tudo para nós "encarnados" e não entendemos, não achamos suficiente.

Mais que a divindade, precisamos entender a função nossa na casa espírita, como médium, como palestrante, na prática da caridade do amor ao próximo, mas sobretudo, da caridade em família, do perdão,  das preces que nos aproximam de Deus e nos confortam aqui na Terra, distantes de nossa verdadeira dimensão, e não do poder, do ouro, dos vícios.

Pelos sonhos voamos, temos experiências, revemos entes queridos, outros irmãos, tudo para nossa evolução, mas queremos o que? buscar em Maria uma rainha, não é, é apenas um espírito de luz, buscar em Jesus um fazedor de milagres, quando nós somos os milagres.


Amados o objetivo deste longo texto, é que tenhamos a obrigação de refletir em nossos atos como espíritas, sabemos que uma só encarnação não é suficiente somente para alguns privilégiados, não por Deus, mas pela sua força de vontade.
Outro dia o Roberto amigo do Semente de Luz, disse, "deixei de estudar, ter uma carreira, para estudar o espiritismo", tá errado, isto, ele ajudou a ele, talvez, mas privou seu espírito de conhecimento aqui, e temos que fazer os dois, dar cultura a mente da terra e cultura e entendimento ao espírito, temos que cumprir as etapas aqui, ou voltaremos, para repetir e repetir.
Não temos agenda de tempo para nossas atividades, e deixamos as pessoas não terem, raras são as pessoas que incluem os ensinamentos espíritas como prioridade na sua vida.
Posso passar a madrugada com os espíritos como faço aqui, mas, os senhores estão entendendo o ponto?

Toda vez que vou a cemitérios, vejo paz, mas vejo inúmeros irmãos vagando, guardando ainda sua matéria, alguns estão lá a anos, certa vez aqui no blog, escrevi sobre o espírito que estava a 100 anos numa estação de Trem, se procurarem no arquivo encontraram a história, e sabem porque amados, apego, a Terra, a matéria e estamos ensinando isto aos frequentadores, que podem vagar anos e anos, em casa, na estação no cemitério se não pararem de cultuar a vida aqui, é isto que ensinamos, não viver sem ela, precisamos do dinheiro, bem menos do que lutamos, precisamos do conforto, faz parte, no entanto vamos nos deixar perder diante dos prazeres?
É isto que o irmão dirigente quer? é hora de refazermos o que estamos lendo na casa espírita, fazer intercâmbios com boas casas, levar por exemplo um grupo escolhido de Santos á Piracicaba e vice versa, de irmos a Rondônia fazer um intercâmbio, ou mesmo á  Natal.
Isto não para viajar, mas para um ensinar ao outro, podermos analisar o que estamos estudando, vivendo dentro da doutrina, é preciso planejamento, debater uma frente melhor para nossa amada doutrina, e não ficar mendigando curas, passes, curas de problemas que dependem apenas da mudança de cada um.
É hora de todos nós espíritas, entendermos esta doutrina, sob pena de sermos responsabilizados em 30 anos pela sua extinção, porque estamos fazendo tudo errado dentre nós.


Meus irmãos precisamos dar nos centros espíritas, melhores leituras, melhores grupos de estudos, nos aproximar da verdade, ao longo do texto viram capas de livros que precisam ser readotamos como diz a FEB, precisamos parar com o COEN não serve de nada, é cansativo, o Estudo do Espiritismo I e II, mas dois anos de livros básicos como o Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Dialogo com as Sombras, e Obsessão de Desobessão de A á  Z, devem fazer parte dos 04 anos que demora para formar uma equipe mediunica, com conhecimento.
Os senhores dirigentes precisam obrigar médiuns em atitvidade a lerem a estudar, para saber do reflexo de suas atitudes, ensinar que espíritos não saem de perto com gritos e ordens de quem não tem moral, e lembrem eles sabem quem somos fora do centro, nossos pensamentos.
É preciso dar a devida responsabilidade aos dirigentes, aos grupos de estudo, uma reforma completa, dar o conforto, claro o amor, a caridade, mas só isto não basta, precisamos tirar, médiuns, dirigentes, frequentadores do estado de soberba que vive a doutrina codificada por Kardec.
Sim para que todos nós possamos entender o que de fato viemos fazer aqui, e qual o objetivo nosso, e nossa missão pois um dia na Vila do Espaço poucos serão os que retornarão para casa.

Meditem, Luz e paz
David Guilherme, 55, radialista, espírita, médium,
pesquisador e orador da doutrina Espírita, é
colaborador deste blog.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)
e-mail para contato e palestras: davidchinaglia@gmail.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

GLÂNDULA PINEAL - A LIGAÇÃO COM NOSSO ESPÍRITO - O ENCONTRO DA MEDICINA COM O ESPIRITISMO COMO PREVIU ALLAN KARDEC Á 158 ANOS


Estimados amigos de jornada no planeta Terra, amigos de ideal Espírita, hoje vamos falar da Glândula Pineal, vamos trazer o encontro da Medicina com o Espiritismo para dar aos senhores, e as senhoras, a importância da Verdade, Allan Kardec previu em suas escritas, que os Espíritos haviam informado que em breve a Medicina estaria se encontrando com a verdade do Espiritismo, a cerca de 20 anos isto já acontece, nos últimos anos o aumento de médicos e cientistas que confirmam nosso espírito, e confirmam Kardec e a doutrina, dentro de hospitais e laboratórios, apenas qualificam o trabalho da Kardec á 158 anos.



Peço aos nossos leitores mais técnicos, que entendam que aqui preciso falar de forma simples para a maioria dos espíritas, então a tradução simples da glândula Pineal, para o Espiritismo, é onde fica alojado o fio de ectoplasma que leve as emoções do cérebro, da vida encarnada, o espírito como a Terra é muito Densa, está fora do corpo, ligado ao corpo por esta glândula, ali todas as informações são levadas ao espírito, e gravadas também junto ao períspirito.
Dito isto na foto abaixo veja o exemplo, de como funciona você deitado, veja que o fio da vida, é ligado ao corpo, mas o espírito está fora, não dentro.


Dito isto, quero trazer aos senhores deste blog, a palestra do Dr. Sérgio Felipe, médico, agora espírita, que apresenta dados científicos, médicos sobre o que o codificador recebeu dos imortais a mais de 158 anos, Kardec, mostrou que esta doutrina era uma ciência, e trago esta palestra de medicina e espiritismo para os senhores terem em vossos centros e casas espíritas, mais dados de estudo e conhecimento.



ESPIRITISMO UMA DOUTRINA - UMA CIÊNCIA - Mais que uma verdade, simplesmente á vida como ela é de fato.

" E no dia que tudo que vos deixo escrito pelos espíritos for confrontado, e colocado em dúvida com a ciência, esqueçam o que escrevi, fiquem com a ciência" (Allan Kardec) - 

E ATÉ HOJE A CIÊNCIA nunca desmentiu a doutrina Espírita, apenas a qualificou, e comprovou tudo que  o codificador explicou, e hoje usa dele espiritismo dentro da Medicina.



David Guilherme, 55, espírita, médium, pesquisador,
colabora com este blog, divulgador da doutrina
codificada por DAllan Kardec.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook)
@ DavidChinaglia (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com - emails para contato e palestras

terça-feira, 4 de junho de 2013

TRANSIÇAO PLANETÁRIA - PSICOGRAFIA DE DIVALDO PEREIRA FRANCO ESPÍRITO DE BEZERRA DE MENEZES



Estimados amigos da jornada de vida Terra, amigos de ideal espírita, fomos buscar na Internet, uma das matérias mais lida escrita pelo grande médium, Divaldo Pereira Franco, na temática Transição Planetária, hoje na porta dos nossos 50.000 acessos vamos dividir com nossos seguidores, leitores e amigos, este belo texto deste grande médium, esperamos em breve trazer não um texto público dele, um exclusivo feito para os senhores, mas pediria muita reflexão neste texto que escolhemos, para os senhores, e as senhoras que nos leêm todos os dias.



A população terrestre alcança a passos largos o expressivo número de sete bilhões de seres reencarnados simultaneamente, disputando a oportunidade da evolução... 
Embora as grandes aquisições do conhecimento tecnológico e dos avanços da ciência na sua multiplicidade de áreas, nestes dias conturbados os valores transcendentes não têm recebido a necessária consideração dos estudiosos que se dedicam à análise e à promoção dos recursos humanos, vivendo mais preocupados com as técnicas do que com o comportamento moral, que é de suma importância. Por isso, a herança que se transfere para as gerações novas que ora habitam o planeta diz mais respeito à ganância, ao prazer dos sentidos físicos, à conquista de espaço de qualquer maneira, dando lugar à violência e à desordem... 
Têm ocupado lugar o materialismo e o utilitarismo, contexto em que muitos se comprazem distantes da solidariedade, da compaixão e dos espíritos fraternal, ante a dificuldade da real vivência do amor, conforme ensinado e vivido por Jesus. 



Os indivíduos parecem anestesiados em relação aos tesouros da alma, com as exceções compreensíveis.


Felizmente, o fim do mundo de que falam as profecias refere-se àquele de natureza moral, com a ocorrência natural de sucessos trágicos que arrebatarão comunidades, facultando a renovação, que a ausência do amor não consegue lograr como seria de desejar... 

Esses fenômenos não se encontram programados para tal ou qual período, num fatalismo aterrador como muitos que ignoram a extensão do amor de Nosso Pai divulgam, mas para um largo período de transformações, adaptações, acontecimentos favoráveis à vigência da ordem e da solidariedade entre todos os seres. 

É compreensível, portanto, que a ocorrência mais grave esteja, de certo modo, a depender do livre-arbítrio das próprias criaturas humanas, cuja conduta poderá apressar ou retardar a sua constituição, suavizando-a ou agravando-a...
Se as mentes, ao invés do egoísmo, da insensatez e da perversidade, emitissem ondas de bondade e de compaixão, de amor e de misericórdia, certamente o panorama na Terra seria outro. 

Compreendendo-se a transitoriedade da experiência física, no futuro a psicosfera do planeta será muito diferente porque as emissões do pensamento alterarão as faixas vibratórias atuais que contribuirão para a harmonia de todos e para o aproveitamento do tempo disponível.
O amor de Nosso Pai e a ternura de Jesus para com o Seu rebanho diminuirão a gravidade dos acontecimentos, mediante também a compaixão e a misericórdia, embora a severidade da lei do progresso.

Todos nos encontramos, desencarnados e encarnados, comprometidos com o programa da transição planetária para melhor. Por essa razão, todos devemos empenhar-nos no trabalho de transformação moral interior, envolvendo-nos em luz, de modo que nenhuma treva possa causar-nos transtorno ou levar-nos a dificultar a marcha da evolução.


Certamente, os espíritos fixados nas paixões degradantes sintonizarão com ondas vibratórias próprias a mundos inferiores, para eles transferindo-se por sintonia, onde se tornarão trabalhadores positivos pelos recursos que já possuem em relação a essas regiões atrasadas nas quais aprenderão as lições da humildade e do bem proceder. Tudo se encadeia nas leis divinas, nunca faltando recursos superiores para o desenvolvimento moral do espírito. 

Nesse imenso processo de transformação molecular até a conquista da angelitude, há vários meios propiciatórios para o crescimento intelecto-moral, sem as graves injunções desagradáveis. Todos esses meios, entretanto, têm como base o amor e o trabalho. 

Assim, a divulgação do Espiritismo é de fundamental importância por demonstrar a todos a imortalidade, a justiça divina, a mediunidade, os mecanismos de valorização da experiência na reencarnação e o imenso significado de cada momento existencial. Desse modo, convidemos a todos o aprendizado pelo amor, à reflexão e ao labor da caridade fraternal com que se enriquecerão, preparando-se para a libertação inevitável pela desencarnação, quando ocorrer. 

Louvar e agradecer ao Senhor do Universo pela glória da vida que nos é concedida e suplicar-Lhe auxílio para sermos fiéis aos postulados do pensamento de Jesus, nosso Mestre e Guia, constituem deveres nossos em todos os momentos. 


Entretanto, todos os trabalhadores do bem devem atentar para o fato de que experimentarão o aguilhão da dificuldade, sofrerão o apodo e a incompreensão desenfreada que têm sido preservados pela invigilância dos que nada contribuem.


Todos serão chamados ao sacrifício, de alguma forma, a fim de demonstrarem a excessos evangélicos, considerando-se, por um lado, as injunções pessoais que exigem reparação e, por outro, a fidelidade que pede confirmação pelo exemplo.

Que se não estranhem as dificuldades que se apresentam inesperadamente, causando, não poucas vezes, surpresa e angústia. Por isso, o refúgio da razão apresenta-se o lugar seguro para reabastecer as forças e seguir com alegria. 
As entidades que se comprazem na volúpia da vampirização das energias dos encarnados distraídos e insensatos, voltam-se contra os emissários de Jesus onde se encontrem, gerando conflitos em sua volta e agredindo-os com ferocidade. O trabalhador do Mestre, por sua vez, deve voltar-se para a alegria do serviço, agradecendo aos Céus a oportunidade auto iluminativa, sem que nisso ocorra qualquer expressão de masoquismo. Aliás, constitui-nos uma honra qualquer sofrimento por amor ao ideal da verdade, à construção do mundo novo. 

Que o discernimento superior possa assinalar-nos a todos, e que os mais valiosos recursos que se possuam sejam colocados à disposição do Senhor da Vinha que segue à frente.”




Dr. Bezerra de Menezes (espírito) em Amanhecer de uma nova era, de Manoel Philomeno de Miranda (espírito), psicografia de Divaldo Franco.







David Chinaglia, 55, radialista, espírita, médium, pesquisador e 
divulgador da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec, 
colabora com este blog.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)
Contato para palestras: davidchinaglia@gmail.com