sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO




“V. 29. O doutor da lei, porém, querendo parecer justo, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? - 30. Jesus, tomando a palavra, lhe disse: Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de salteadores, que o despojaram, o espancaram e se foram, deixando-o semimorto. - 31. Aconteceu que pelo mesmo caminho desceu um sacerdote, que o viu e passou de largo. - 32. Do mesmo modo, um levita, que também foi ter àquele lugar, viu o homem e igualmente passou de largo. - 33. Um samaritano, porém, seguindo o seu caminho, veio onde estava o homem e ao vê-lo se encheu de compaixão. - 34. Aproximou-se dele, pensou-lhe as feridas, deitando nelas óleo e vinho, colocou-o sobre a sua alimária e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. - 35. No dia seguinte, tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata desse homem; na minha volta te pagarei tudo quanto despenderes a mais. - 36. Qual dos três te parece que tenha sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? - 37. Respondeu o doutor da lei: O que para com ele usou de misericórdia. Pois vai, disse-lhe Jesus, e faze o mesmo.” Lucas cap. X, vv. 29-37.

INTERPRETAÇÃO

Que as bênçãos de Jesus iluminem os vossos corações.
Aqui estamos, mais uma vez, para participar do banquete divino que Jesus prometeu a todas as criaturas que os Seus passos seguissem.
Aqui estamos, Pai, humildes para recordarmos com amor os Vossos sábios ensinamentos, dando-lhes a percepção exata do que desejastes implantar no coração da humanidade sofredora.
Naqueles dias, o sentimento de piedade, compaixão eram considerados uma fraqueza de espírito. Ao mesmo tempo, eram permitidos os assaltos, os roubos que se faziam em plena madrugada, sem deixar vestígios e os próprios encarregados de defender a população temiam esses assaltantes sem punição.
Aquele homem dirigia-se a Jericó, quando foi assaltado e despojado dos seus bens.


Que representava este homem?
Representava todos nós que na estrada da vida caminhamos sofrendo, sendo assaltados, ludibriados e assim por diante.
Os assaltantes, todos vós sabeis, continuam despejando ao seu redor a morte, a impiedade, a maldade, a satisfação dos seus sentimentos negativos. E, assim, aquele homem despojado dos seus bens, foi atirado à estrada da vida.
É bom lembrar que a sua roupa também pode representar os bens e a honra que muitos em sua peregrinação pela Terra também perdem com o descrédito, com a desonra, com a falência.
Por que o Senhor lembrou-se de colocar em primeiro lugar o sacerdote?

Porque ele representa aquele ser que devia ter o seu coração pleno de amor, de caridade, de benevolência. No entanto, ele esqueceu seus compromissos assumidos e, temendo também ser assaltado, receando atrasar-se nas suas obrigações do Templo, passou ao largo, fingindo não ver a pobre criatura.
Depois, citou o Senhor o levita, aquele que tinha condições e meios de dar toda a assistência ao necessitado. Ele também por temor, descuido, lembrou-se apenas de si e seguiu o seu caminho.


Veio depois o samaritano, aquele que para comer teria que trabalhar. Os filhos da Samaria eram trabalhadores humildes, mas eram unidos entre si. Procuravam ajudar-se mutuamente e, por serem um pouco abandonados por seus irmãos terrenos, uniam-se para, assim coesos, não sentirem o peso daqueles que os relegavam a um segundo plano.
Esqueceu-se ele do temor dos assaltos e, de coração, atendeu o pobre homem machucado.


Prestou-lhe toda a assistência e ainda tirou da sua sacola as moedas que lhe assegurariam uns dias de assistência e de comida farta naquela hospedaria, dizendo também que voltaria para, caso o dinheiro não chegasse, completar para que nada faltasse àquele homem.
Meus irmãos, minhas irmãs, analisem este ato de bondade!
Não foi ele completo?
Se o samaritano o deixasse na hospedaria e seguisse o seu caminho teria sido caridade, mas não no setor amplo como a que foi feita. Ele pensou em tudo. Preocupou-se com a recuperação do homem e quis assegurar-lhe tudo de bem.
Este senhor que se preocupa assim, que aguarda a nossa volta é o Mestre, é Aquele que nos acompanha na caminhada terrena, zela por nós, consola-nos, ampara-nos, banha com o óleo do amor, os nossos corações, cuida das nossas feridas, essas feridas da alma, que nós mesmos criamos dentro de nós e eis que Ele tudo nos dá, a todos os instantes nos consola e promete retornar esperando pela recuperação de nossas almas, pelo reconhecimento dos nossos erros, prometendo sempre àqueles que, unidos, trabalharem no seu nome, a participação no seu reino de luz.


A Terra, meus irmãos, é esta hospedaria, é este apoio com que todos nós contamos, para a elevação dos nossos espíritos.
Procuremos nos transformar nesse bom samaritano que mereceu as graças do Senhor.
Cultivemos o bem, pratiquemo-lo para que possamos contribuir para a nossa felicidade e a dos nossos irmãos que, como nós, perambulam por este plano em busca da salvação.
Não nos transformemos em dogmáticos sacerdotes que apenas decoram orações, mas que não as aceitam e não as praticam.
Não sejam também criaturas vaidosas que, inebriadas pelo poder apenas cuidam e pensam em si próprios.
Lembrai-vos de que ninguém poderá bastar-se a si próprio.
Todos necessitam de uma mão amiga para lhes amparar nos momentos difíceis.


Todos, sem exceção, um dia serão atirados das mais rudes maneiras, à margem da sociedade para que tenham a sua lição de humanidade e aprendam a dar valor a todo aquele que lhe vier em nome de Deus.
Irmãos! Meditai sobre a parábola de hoje.
Espalhai esses ensinamentos, não importa a quem.
Não vos contenteis em ser apenas o bom advogado, que tudo queria saber, aprender, mas que guardaria tudo só para si.
Não vos preocupeis com o julgamento que de vós fizerem.
É necessário ter em mente apenas servir ao Senhor, trazer aos dias de hoje aquelas palavras que removeram montanhas, sacudiram templos, atiraram criaturas indefesas às feras, mas que venceram, porque traduziam amor, porque vinham banhadas pela luz da caridade.
Nenhum empecilho as impediu de vencer os séculos e, até hoje, estão elas vivas, prontas para serem lançadas à terra virgem, do coração do homem.
Que o Senhor Onipotente vos ilumine!
Que Jesus vos transforme num samaritano do amor divino!
Graças a Deus!

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel (Espírito), médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antonio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 46-49)
  

Julio Flávio Rosolen, é espírita, membro da diretoria e da casa Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba, é Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e colabora com nosso BLOG ESPIRITA.
                                                                      


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ENTREVISTA ESPECIAL COM O ESPIRITA MÉDIUM E PALESTRANTE PASCHOAL NUNES




Estimados amigos da jornada espírita, deste ideal amado, vamos trazer a partir de hoje em nosso BLOG, espíritas de todo o Brasil que possam dar publicamente a visão que passam em seus cursos, CASAS ESPÍRITAS QUE FAZEM PALESTRA dentro da casas espíritas que comandam, e dentro da sua história.

 
Nosso entrevistado de hoje, é espírita, médium, dirigente, atual presidente da Sociedade rita Casa do Caminho,na cidade de Piracicaba, foi fundador de 03 casas espíritas, fora a retomada da Casa do Caminho, Paschoal Nunes Filho, nasceu em Piracicaba, em 03 de Maio de 1962, 50 anos, tem mais de 30 anos dentro desta amada doutrina.


Filho de Paschoal Nunes e Maria Jose Bonassi, casado com a espírita e grande companheira Márcia Nunes, tem dois filhos e um neto.

Paschoal Nunes Filho foi vice presidente da USE, vem escrevendo um livro sobre a vida de Jesus na visão espírita, é tido como um dos melhores conciliadores, na gestão entre assistidos de casa espírita, e o plano espiritual.


Paschoal Nunes Filho atuou em situações sociais importantes em Piracicaba, em casos de morte repentina, suicídios, casos espirituais de alta manifestação dentro de residências e empresas.


Paschoal é hoje membro respeitado dentro da doutrina, sendo procurado por várias editoras para avaliar obras, conteúdo defensor do Espiritismo dentro da codificação de Allan Kardec, é procurado por espiritas do Brasil, para avaliar fenômenos do plano espiritual, MESMO A DISTANCIA.


Eu conheci Paschoal Nunes, a cerca de 3 anos, por indicação do amigo Alvaro Vargas, e de lá para cá posso ratificar um mar de emoções, e informações que mudaram meu rumo dentro da doutrina.


O convite feito foi a cerca de dois meses, para uma entrevista pontual e propositalmente longa, sobre temas polêmicos e do dia a dia espirita.


As perguntas foram feitas dentro de casos que participei direta ou indiretamente e a partir do curso que com ele participei.




Paschoal é grande estudioso já leu mais de 2 mil obras, fala com o amigo do BLOG espiritismo piracicaba no momento que chegamos a perto das 33 mil pessoas em nossa página.....Vamos a entrevista: 

BLOG :Paschoal são 30 anos dentro da doutrina espírita, o que é ser espírita?


PN : "Conheci a Doutrina ainda Jovem tinha 13 anos através de uma senhora que frequentava a casa da minha família , Maria Ribeiro médium clarividente , foi com ela que aprendi a estudar a Doutrina Espírita e sei que a Doutrina mudou a minha vida, e ser espírita é se modificar a cada dia , procurando sempre dominar as más tendencias , buscar nos ensinamentos Doutrinários vivenciar o evangelho de Jesus ."

BLOG : Porque os centros espíritas estão deixando KARDEC de lado, utilizando outra vez apostilas e resumos e alguns tolos querendo reescrever o codificador?


PN : "Na verdade os Centros Espíritas não se preocupam na formação de novos Dirigentes , estão mais preocupados com seus trabalhos a moda da casa, sabemos que muitos Dirigentes se assim podemos chamar, acredita que Kardec está superado ou ,melhor ultrapassado , se isso fosse verdade quem estaria ultrapassado seria os Espíritos responsáveis pela Doutrina . Tenho falado muito sobre estas apostilas que acabaram por substituir as Obras Básicas , são apostilas mau feitas , mau formuladas e não traz muitas vezes a sequência dos estudos da Doutrina Espírita .



BLOG : Cromoterapia e Reike, qual a visão correta disto junto com as casas espíritas?


PN : "São métodos e terapias com seus benefícios isso não podemos negar, terapias alternativas com muita propriedade de resultados satisfatórios mas , não é Doutrina Espírita e não devemos misturar as coisas, no Centro Espíritas, onde tratamos de Doutrina ensinamento para alma , lições a ser aprendidas e exercitadas , não devemos introduzir na Doutrina Terapias e fazer do Centro Espírita , Centros Holísticos , Lembemos J. Herculano Pires .



"Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra".


BLOG :Paschoal vimos recentemente centro de Juiz de Fora dizendo que André Luiz está por lá vimos, médiuns dizendo que recebem escritos de Chico Xavier, isto é verdadeiro ou fraude?

PN: Acredito que qualquer médium poderá em sua vida receber psicografia destes Espíritos da mesma ,maneira que Chico recebeu grandes poetas e espíritos de luz , como Bezerra Menezes outros médiuns também poderão receber mas, tomemos cuidado com especulações e já temos mensagens demais agora a função destes Espíritos é nos mostrar a porta dos trabalhos em favor aos nossos semelhantes , viver no Centro Espírita somente para contemplar estas mensagens é perder as oportunidades de trabalhos .

BLOG : Muito se fala do passe, fiz uma matéria neste blog, falando que o passe sem uma consulta a um dirigente equilibrado tem pouco valor, que tudo passa pela mudança do assistido, como você vê isto?

Foi o espírito de André Luiz que intensificou o passe nas casas espíritas no Brasil,através de suas obras, o passe como uma terapia traz resultados muitos satisfatórios eu mesmo pude acompanhar e comprovar diante da medicina o seu resultado.

Por exemplo, quando minha filha gravida e o nenê corria o risco de não nascer devido problemas na gestação , e foi através do passe na casa espírita e tratamento e acompanhamento médico onde tivemos exito na gestão.
Mas tudo tem que ter orientação do Dirigente do trabalho e o acompanhamento do assistido , e o seu esforço nas mudanças e condutas para que o passe tenha seu efeito . Disciplinar o uso desta terapias.

BLOG : Outro ativismo espirita está nos papeizinhos da casa espírita, eu mesmo era usuário, mas qual valor existe em deixar nomes de pessoas que na hora do trabalho estão tomando cerveja ou falando de futebol, a espiritualidade atende?


PN: São métodos que nós introduzimos na Casa Espírita muitas vezes para agradar os frequentadores , acredito a espiritualidade até atendem os nossos pedidos mas , tudo dependerá de nós mesmos , segundo o Mestre Jesus "a cada um segundo seus merecimentos". Se a pessoa tem tempo de tais diversões por que não tem tempo para ir pessoalmente ao Centro espírita ? , temos que parar de terceirizar preces ou passes .


BLOG : A Venda de bebidas alcoólicas por casa espiritas, em festas, qual seu ponto de vista?

PN: Muitas Casa Espíritas incluindo a Casa que frequento participa de festas com suas barracas em escola e agremiações para arrecadar fundos para manutenção da Casa Espírita Se nós pregamos a paz e harmonia no lar como podemos vender bebidas alcoólicas aos nossos jovens?, sou contrário esta prática e nada justifica esta prática . 


BLOG :A politica água com açúcar de algumas casas que visitei, permite a ave maria, prece ativista católica criada por um papa, preces, terços como vimos no quarto de Chico Xavier, ISTO não vai de encontro ao que Kardec e os imortais disseram que não mudaria nada dentro da fé espírita?



PN: " É o Espíritismo a moda da Casa , são dissidentes católicos e que não podem montar um igreja acaba transferindo sua fé ao Centro espírita , fazendo do Centro uma misselania - famados de Espiritólicos , não abandonaram ainda suas crenças e rituais , Infelizmente deixam de aprender a beleza da Doutrina Espírita Se isso ocorre nestas Casa é por falta de conhecimento Doutrinário .


BLOG: Certa vez como meu dirigente eu me dividia entre os ritos católicos e espiritas e me lembro de você me dizendo que canoa quer entrar na próxima vida? daquele dia em diante voltei só para a canoa espirita, nestes 17 meses que tenho estudado muito mudou, NESTE CONTEXTO o que falaria para os demais ESPÍRITAS?

PN: "Não é questão de canoa que vamos entrar no mundo espiritual , é uma questão de intendimento, não podemos ficar pregando em duas canoas , uma hora no espiritismo em outra hora na igreja Evangélica , outra hora na católica e assim por diante , não se encontra , porque quer soluções de seus problemas , quando no Centro os espíritos não fala o que a pessoa quer ouvir fica magoado e fala que ali é fraco e muda-se de religião .
Nunca vi em minha vida a galinha botar e dois ninhos . Devemos assumir o que somos .







BLOG: Paschoal, hoje vemos a sexualidade além do normal, médiuns bons se perdendo, oradores se perdendo para o sexo e a bebida porque?


PN: falta de intendimento da Doutrina , Jesus já falava " em verdade vos digo é mais fácil passar pela porta larga d o que a estreita , os médiuns são espíritos compromissados como a sua reforma moral e hoje não se estuda e nem pratica o Evangelho , ficando fácil para os espíritos inferiores e acabam sendo obsidiados por eles . Quando o médium não se modifica e nem estuda , são alvos fáceis deste espíritos embusteiros .


"O médium com seu mediunismo esta ou com o pé na cova ou no santório" Estudar Kardec para reviver Jesus.



BLOG : Muitas vezes vemos obras que não trazem conteúdo técnico e espírita, plágios etc, serem citadas, tecnicamente como o dirigente da Casa Espírita de hoje tem que fazer?


PN: "Ficou fácil escrever o livro é muito rentável , coloque sua vida em um livro e este se tornará um Best Seller, muitos gostam deste romance , se emocionam, e se coloca como fosse a sua vida . Mas o conhecimento Doutrinário pouco é informado nestas obras , tem muitas obras com erros de informação Doutrinária que não é de publicação de editora espírita . O que fazer é criar um crivo de leitura e valorizar boas obras dentro das bibliotecas e livrarias espíritas . Muitas Editoras Espíritas deixaram de publicar obras de grandes autores do passado devido a falta de comércio . Isso é errado e um absurdo.






BLOG: Voltando a questão do passe algumas casas, ainda usam o toque de mão certa vez escrevi aqui que passe que a mão passa ou encosta no corpo é alisamento e não passe, qual sua posição sobre isto?

PN: "Não é somente a questão de tocar no assistido com as mãos, mas , sim o respeito , onde esta escrito nas obras da codificação e complementares que devemos alisar alguém? para que os fluidos tenha eficiência ? , isso para mim não passa de falta de conhecimento e falta de caráter .


BLOG: Outro item bélico, é a cura, temos vistos centros levarem 200
BLOG: Paschoal, vejo pessoas prometendo cura, vida nova, como vê está questão?


PN: "Vejo como falsos profetas com disse Jesus , prometer a cura e vida nova é mercantilizar Deus , já disse em outra pergunta que será dado o beneficio segundo as obras de cada um , Isso para mim é uma falta de respeito com a dor alheia . Podemos estender as mãos e ajudar se comprometer no auxilio ,mas não prometer aquilo que não é nosso.


BLOG: Muito embora o espiritismo tenha sido codificado na França, no Brasil ele ganhou outra versão, estamos vendo de novo textos de Jean Batist Rousting, porque a doutrina ainda leva em consideração este senhor?

PN: "primeiramente não é a Doutrina e sim a Federação Espirita Brasileira - FEB , ela ainda publica os 04 evangelho de Rousting , felizmente muitos poucos conhece estas obras que contraria as Obras da codificação . Se os Dirigentes Espíritas estudassem as Obras básicas muitas coisas erradas que acontecem hoje nas Casas Espíritas seria modificadas . Falta vontade e compromisso com a Doutrina.



BLOG: Kardec foi disciplinador, rigoroso se impôs até aos espíritos, não aceitando tudo, hoje vemos pessoas dependentes de médiuns e dirigentes, que postura na sua opinião devem tomar as casas?


PN: "As Casa Espíritas tem que se tornar de fato uma Casa Espirita deixar esta falsa idéia de tudo é caridade , muitos Dirigentes podem tornar uma Casa Espírita um tipo de sanatório , hospital menos uma Casa espírita ."





BLOG : Sempre vi a Casa do Caminho como um centro escola, vejo que a preocupação sua é de formar médiuns no mesmo proposito de Kardec, alinhados, mas ainda não temos um agrupamento ideal, nem em casas famosas, quanto tempo demora um agrupamento para estar de fato pronto?



PN "Um grupamento leva em torno de 10 anos para forma-lo, tem que vivenciar a Doutrina e trabalhar muito , mas digo que os estudos não tem fim , o estudo é para sempre todos os dias tem que estudar e praticar , não adianta somente estudar e conhecer as obras básicas tem que aplicar em beneficio do próximo .


BLOG: Até o ponto em questão que tipo de leitura deve ser aplicada?



PN: "Leituras boas - obras básicas , de Allan Kardec,  coleção de André Luiz , Obras de Emmanuel e grandes pesquisadores - São Muitos livros bons para ler é só procurar na Biblioteca do Centro Espírita .



BLOG: Existem médiuns que nunca leram o livros dos mediuns de Kardec, pode? que resultado tem isto?

PN: "É o mesmo que um profisisonal exemplo o Jurista não ter estudado a Constituição do seu País , como pode exercer a profissão sem conhecimento , Medium sem estudo é somente mediunismo . "




BLOG : Hoje vemos médiuns saindo do trabalho espirita, e indo a barzinhos tomar cerveja, ou mesmo indo namorar em motel, Divaldo Pereira Franco criticou muito a ida de casais a motéis pelas energias espirituais de irmãos perdidos no desejo terreno pós morte física, como você vê isto?



PN: "A conduta Moral é de responsabilidade de cada um , todos nós somos responsáveis pelos nossos atos , podemos ir a qualquer lugar desde que assumamos a responsabilidade de nossos atos e pensamentos , para a mediunidade de trabalho temos que abrir mão de muitas das nossas vontades .

BLOG : Voltando para o dia a dia de uma casa espirita, vemos pessoas indo na casa espirita ouvir a palestra, conversando ou paquerando de longe outras, ou mesmo depois fazendo fofocas, ou participando de um encontro social, tomam o passe, que valor isto tem?

PN: "Como já disse nossos pensamento e atos é de responsabilidade nossa."



BLOG: O copo ou copinho de água fluidificada é um ativismo espirita, ou um rito como a comunhão da Igreja Católica?


PN: " É a substituição da hostia , são rituais que inserimos nas Casas Espíritas , estes tipo de ritual não tem valor algum , temos que nos modificar .


BLOG: Espiritas largam a doutrina porque buscam em algumas igrejas evangélicas o papel salvador do dinheiro, dos bens materiais da felicidade em relacionamentos, qual sua posição neste caso?


PN: Muitos que estão na Doutrina Espírita, vem em busca de soluções imediatas de seus problemas , quando não consegue muda de religião , muitos adentra ao espiritismo mas, o espiritismo não adentra a ele.



BLOG : Paschoal Nunes você é chamado em vários fenômenos espíritas, físicos e espiritas podia comentar algum para que a comunidade visse que de fato temos um contato com plano em questão?


PN: "Nestes 30 anos de trabalho na Casa Espírita , tive a oportunidade de acompanhar vários caso envolvendo manifestações espiritas, o que mais me chamou atenção foi o caso que ocorreu no aeroporto de Piracicaba , quando os espíritos perturbaram os pilotos em treinamento da empresa TAM. , no seu alojamento o telefone toca sem estar conectado a linha telefonica e este telefone era ramal , os aviões em treinamento não funcionava e não consegui levantar voo , após 04 cadetes nos procurar na casa espirita conseguimos nos comunicar com os espiritos que ali estava agindo e outros varios casos com comprovação , tem só um grupo de pesquisa chamado GEEP. que é reconhecido por médicos e bombeiros em nossa cidade de Piracicaba .


BLOG: Todos nós iremos para o Umbral?


PN: "sabemos que esta região umbral é um criação do próprio estado metal do homem , provavelmente neste mundo em que vivemos será raro aqueles que não estagiar por alguns momentos nesta região , pois ainda somos dotados de paixões , falta de perdão e orgulho , O tempo de permanência nesta região irá depender somente de nós ."


BLOG : Diabo existe, porque Lúcifer, um nome tão simpático se tornou num ícone do mal, crendice ou fato?

PN: "É um assunto longo , mas podemos tecer alguns comentários , o Diabo é um figura criado pela imaginação dos homens , dos anjos decaídos do céu , na questão 100 do Livro dos espíritos que trata da escala espírita mostra que o espirito quando atingi o ultimo degrau da escalas , jamais regride ou se revolta contra o criador . O homem sempre buscou um responsável pelos seus erros e o Diabo é um deles .




BLOG: Qual sua visão sobre anjos?


PN: "Esta contida no Livro dos Espíritos , que todos nós a chegaremos um dia no grau da angelitude , mas não este anjo que a crença popular divulga com azas , isso é crendice popular .



BLOG: Um dos piores problemas das famílias de hoje é PEDOFILIA pais que abusam de filhos, mães, e depois pelo direito social, pelo apelo de salvar a família, ou mesmo o lado financeiro quando os filhos crescem vivem verdadeiros transtornos, qual a visão da doutrina sobre isto, e a sua pessoal ?

PN: "A questão é que toda vez que praticamos estes atos é uma violência contra aqueles que foi abusado sexualmente, hoje a sensualidade esta mais fácil através das redes sociais, basta acessar as paginas da Internet veremos meninas postando fotos sensuais, então tudo fica mais fácil , a pedofilia e o incesto sempre existiu na humanidade , e nos dias atuais são mais divulgados . Tudo que contraria as Leis Divinas os abusos será cobrado de nós, não podemos esquecer que estamos em mundo de Expiações.s e provas , mundo ainda dominado pelo prazer , ódio e orgulho.




BLOG: Meu caro  Paschoal Nunes, A DEPRESSÃO, o mal do século segundo Divaldo Pereira Franco, e outros mestres, TODA A DEPRESSÃO É UMA CRISE DE OBSESSÃO ESPIRITUAL? POR ONDE COMEÇA ?


PN: "A depressão é um estado de espirito doentio é o acumulo de problemáticas não resolvidas , melancolia , todos cuida do corpo mas se esquece de cuidar do Espírito, muitas vezes falta do perdão, acúmulos de mágoas , magoas recorrentes aquelas que a pessoa não quer esquecer , além de já trazer junto na reencarnação os débitos pretéritos , que teriam que se modificar . Agora devemos entender que ha varias questões sobre a depressão que muitas vezes vem associado com a tristeza da perda de um ente querido e outras .


BLOG: SÍNDROME DO PANICO E TRANSTORNO BI POLAR QUAL SUA VISÃO E A DA DOUTRINA SOBRE ISTO?
PN: " è o mesmo da depressão , não acredito em transtorno Bi polar isso é uma denominação para explicar a auternância de humor , mas tudo se resume na conduta , na mudança de comportamento , buscar através das psicoterapias a cura e acima de tudo a busca do lado espiritual.


          


BLOG: A INTERNET MUDOU MUITOS OS DOIS SEXOS, mas as mulheres foram muito afetadas pela facilidade de relacionamentos casuais pela REDE, qual o dano espiritual, para a promiscuidade dentro da da rede da internet, e na vida sobretudo de quem ganhou o conhecimento?

PN: "A tecnologia vem para ajudar o homem em sua caminhada na Terra , ajuda-lo a formar novos conhecimento , mas também veio junto destas informações aquelas que destrói a família e próprio homem , faz mergulha nos vícios e nas falsas vidas. Busca o prazer do adultério na rede da internet é porque ainda não aprendeu a importância de sua vida , leva a vida a revelia trazendo para si e aos familiares desordens de vários gêneros.






BLOG: Vemos muita liberalidade em casas espiritas, um tudo pode, tanto no setor doação, como no convívio com pessoas que possuem mais dinheiro que as outras, na sua casa existe diferença? como deve agir um dirigente para separar os assistidos digamos bem de vida, dos que possuem uma vida menos rica ? isto muda no tratamento, da direção?


PN: No SECCA (Casa do Caminho Piracicaba) , aprendemos com os erros do passado e tomamos muito cuidado , estabelecendo que todos os títulos de notoriedade fica na porta de entrada , tratando a todos com respeito e sem diferença social , não devemos jamais agir desta maneira com relação aos frequentadores . Se a casa Espírita agir desta maneira é melhor que feche as suas portas, pois estaria fazendo um desserviço a Causa Espírita .




BLOG: Gostaria que indicasse 10 livros que são básicos no seu entender para um agrupamento de médiuns ler e reler, estudar e participar?

PN: Primeiros as Obras Básicas Todas elas, depois ...


No Invisivel - Leon Dennis


Dialogo com as Sombras .


Diversidades do Carisma 1 e 2


Loucura e Obsessão


O centro Espírita - J Herculano Pires


O Ser , o Destino e a Dor - Leon Dennis


As obras de Emmanuel - Ave Cristo, Há 2.000 anos , 50 anos depois, Paulo e Estevão,

São muitos livros Bons - Obras de Divaldo Pereira Franco - Através do espírito de Filomeno de Miranda

     

BLOG: A morte tem a ultima palavra? como identificar um espirito obsessor estranho de um familiar que já morreu?

PN: "Se temos obsessores é porque somos de alguma forma somos  devedores,  não há perseguição sem motivo .  A identificação de um espírito obsessor sendo familiar , é fazer uma retrospectiva de nova vida e ver se não magoamos ou prejudicamos alguém próximo , caso seja afirmativo , devemos procurar o Centro Espírita falar com o Dirigente Responsável e pedir a ele que nos ajude juntamente com o irmão que esta nos acompanhando , mas devemos nos lembrar que é de suma importância a mudança nossa do comportamento e atitudes .

BLOG: No caso da morte todos irão encontrar seus entes queridos ou este encontro pode nunca mais acontecer?

 PN: "Este encontro se dará em algum tempo , só vai depender de nós mesmo , como ocorreu com André Luiz no reencontro com sua Mãe já um espírito evoluído .

BLOG: Podemos expulsar os espíritos ou devemos orienta-los a seguir a jornada?

PN: Expulsar espíritos , primeiramente que somos nós para tal evento ,  jamais tomar esta atitude , Jesus nos ensina a Caridade com os nossos irmãos , já disse que se somos perseguidos por espíritos infelizes  é porque o magoamos , prejudicamos e agora chega o momento do reajuste.  



BLOG: Como você vê o espiritismo hoje, qual sua projeção para a doutrina daqui a 20 anos?

Nunca se falou tanto em Espiritismo como nos dias  atuais, a minha preocupação é com formação de novos dirigentes para manter uma Casa Espírita funcionando dentro dos padrões , acredito que o espiritismo será daqui 20 anos uma grande escola da vida .

BLOG: Porque nem FEB, nem a USE regulam normas, e situações para toda uma comunidade?

PN: "A FEB e  a USE vem fazendo seu importante papel junto aos Centros Espíritas , O Conselho Federativo Nacional   a muito tempo vem traçando diretrizes as Casa Espíritas , mas não podemos culpar a FEB e USEs mas sim  Dirigentes maus preparados para assumir a direção do Centro ."




BLOG: Paschoal Nunes, os filmes espíritas são fieis, qual o melhor e qual o pior na sua opinião?



PN: É muito dificil relatar os fatos espíritas nas telas , pois é muito detalhes , os espíritas ficaram esperando os filmes Hollywoodiana, mas todos filmes foram fantástico , com muitos detalhes , não tenho pior gostei de todos ..





BLOG: Como unificar os centros espiritas e como ter uma voz unica com tem a igreja católica?

PN: "Bezerra de Menezes, sempre falou desta Unificação , mas esta longe de ocorrer , teríamos que se unir os pensamentos e as vontades . Não acredito para breve uma unificação Infelizmente .

BLOG: Trabalhos como o nosso blog ajudam ou podem confundir mais?


PN: "Só ajuda , desde que não crie polemicas sem fundamentos . 



BLOG: Você é vidente?



PN: Não gostaria de responder ( não não sou ).



BLOG: O repórter nesta questão na edição, apenas sorri...

(pessoalmente o reporter tem outra visão, mas entende o porque do mestre e professor, negar) 

    



BLOG " Paschoal, soube que em vários enterros que foi fazer uma prece visualizou espíritos que eram do morto, primeiro é verdade, segundo a que se deve isto?


PN:Sim é verdade, mas foi momentos especiais , de muito aprendizado para mim , que estava nos inícios dos meus trabalhos de desenvolvimentos e estudos mediúnicos . 






BLOG: O morto sofre quando as famílias brigam por heranças sejam pequenas ou grandes?




PN: "primeiramente falta de total respeito ao morto , falta de amor é muito provável que sofra , mas se for espírito desprendido da matéria não liga para estas brigas , ao contrário pede a Deus que tenha compaixão desta familia. . 



BLOG: Quanto tempo um espirito suicida pode demorar para dar noticias no plano espiritual?




PN:Não há tempo determinado , vai depender do próprio espírito .

BLOG: Mães e pais, perdem filhos e vice versa, em quantos anos é possível e que situação é possível o contato?
PN: "também dependerá dos espiritos envolvidos

BLOG: O mal está vencendo a guerra com o bem?

PN: Jamais , mesmo com tantas indiferenças o Bem é ainda maior .

BLOG: Toda doença tem fundamento a partir de uma crise de espíritos e nesta mesma pergunta como vê a participação dos médicos hoje com a doutrina para encontrar curas, ou mesmo ajudar as famílias nas mortes físicas?


PN: quando o espírito adoece reflete diretamente na matéria, muitas doenças esta relacionada com os nossos desequilíbrio metal e emocional , causando doenças patogênicas e muitas vezes psicomâticas ainda estamos longe de atingir a classe médica sobre o espiritismo, raros são os médicos que sugere ao paciente a procurar ajuda espiritual , pois ainda o materialismo é muito presente na vida de muitos médicos .





BLOG: Seu livro sobre Jesus Cristo o que pode nos falar?





PN: "É ainda cedo para falar do meu livro sobre Jesus, são considerações e elucidações do evangelho a visão do mundo atual , mas estou concentrado neste momento é com a causa espírita e sua divulgação, penso que antes devo lançar um livro sobre mediunidade e trabalhos mediúnicos , que seria a minha pequena experiencia e vivencia nestes trabalhos .







BLOG:Paschoal Nunes, palestrante, pode ser encontrado como para falar da doutrina nos centros do Brasil?





PN: "Sim , aceito convites de diversos Centros Espíritas para tratar do assunto Mediunidade .

NOTA DO BLOG: ***pedidos de palestra enviados a nós serão encaminhados ao médium, e espírita aqui entrevistado.


Finalmente Por ultimo uma definição e um caso que mais lhe marcou nestes 30 anos algo que lhe garantiu que a vida após a vida continua de fato, e esta maravilhosa doutrina será desmentida um dia?


Minha primeira experiencia com os espíritos tinha 14 anos de idade e foi em uma noite de sexta feira não sei precisar o mês , mas foi um experiencia singular e me marcou muito e partir deste dia comecei a estudar a Doutrina , conheci a minha esposa com 19 anos e aos 20 anos já era diretor de uma Cassa espírita na cidade de Piracicaba, a certeza da vida após a vida , vem do intimo não sei como explicar este sentimento , mas o que me marcou muito foi a aparição do meu avô materno em um momento da minha vida , sei que veio para me dar forças e suportar as dificuldades . Tenho que afirmar que aprendi muito e sei com convicção da existência da vida após a morte fisica .



Quanto a parte se o espiritismo será um dia desmentido...Jamais ! sugiro quem pensa ao contrario a ler este primeiro capitulo do Livro GÊNESE DE KARDEC Caráter da revelação espírita.
  





Considerações finais do blogueiro e repórter....



"Conheci grandes médiuns e espíritas, Walter Accorsi, Divaldo Pereira Franco, Alvaro Vargas, Nubor Orlando Facure, Alamar Régis, Richard Simonetti, Orson Carrara, Roosevelt Thiago, por quem tenho profundo respeito e admiração, o palestrante e escritor Raul Teixeira, Shirlei  Versolato da obra de caridade maravilhosa em São Vicente do Semente de Luz, estive em mais de 40 centros pelo Brasil, já fui Umbandista, estive no Candomblé, e a cerca de 25 anos sou Kardecista.

Minha vida dentro desta maravilhosa doutrina, meu conhecimento e visão mudaram a partir de Março de 2010, quando tive meu primeiro atendimento com Paschoal Nunes Filho, médium, vidente, embora negue, conciliador, palestrante.

E um dos melhores amigos que encontrei no plano encarnado, desde a contra capa que guardei do primeiro cartão de atendimento com ele, que os espíritos por ele enviaram como causa das minhas dores, muita coisa se resolveu, e finalmente aos 53 anos comecei a reforma íntima.

Homens e Mulheres passam pela nossa vida, marcando de uma forma ou de outra, minha vida nesta doutrina, a possibilidade que tive e o testemunho que dou é que a partir da Casa do Caminho, como diz a amiga Marilda, que com Paschoal Nunes, e a Casa do Caminho, pude sentir as verdades da doutrina.
Conhecer melhor e aceitar as regras da VIDA APÓS A VIDA, entender o que é O ESTUDO ESPÍRITA, mesmo assim nestes 03 anos, a apenas um ano e meio comecei a fazer a reforma íntima dita que os espíritos que trabalham ao lado de Paschoal e ele próprio me indicaram.


É um espírita de regras, de posição, se fosse politico teria uma casa com mais de 2 mil pessoas por semana, quem quer conhecer a base da doutrina, buscar uma solução e achar um caminho passa por ali, este centro e este homem com seus inúmeros acertos, e claro erros também porque é humano, me deu a oportunidade de nestes 08 meses estar aqui com o Brasil e o Mundo, pelo blog.


A diferença da doutrina, é querer ser, ou de fato ser, saber ensinar e de fato ensinar, enfrentamos o final de dois casamentos meus, a morte de uma pessoa importante em minha vida, e confesso que sem os ensinamentos dele, como gestor espiritual, não seria possível, depois de perder tudo recomeçar de novo, e vi muitos com dramas piores que o meu, ali acharem suas respostas, sua vida, sua PAZ, seu ENCONTRO COM A DOUTRINA ESPÍRITA.
Tentei dar visões sem fazer da longa entrevista algo pesado demais, minha sugestão, porque conselho é como café, toma e gosta quem quer, é ESTUDE A DOUTRINA.






ESTUDE E COLOQUE EM PRÁTICA.


Jamais perca a fé em DEUS, e em você mesmo, PERDOE quem lhe ofendeu, você pode ter feito pior, deixe a sexolatria e outros vícios de lado, e faça de fato uma reforma em você, não importa a idade, a espiritualidade levará em conta o seu CORAÇÃO e a sua real vontade.










David Guilherme, 55, radialista, palestrante,espírita, médium,
pesquisador e divulgador da doutrina de codificada por ALLAN KARDEC.

Espiritismo Piracicaba(Facebook)


David Chinaglia (Facebook)


davidchinaglia@gmail.com