segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO






“9 – Propôs também a seguinte parábola a alguns que confiavam em si mesmos, considerando-se justos e desprezavam os outros: - 10 – Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. – 11 – O fariseu, de pé, orava dizendo intimamente: Meu Deus, graças te dou por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, mesmo como este publicano – 12 – Jejuo duas vezes na semana e pago dízimo de tudo que possuo. – 13 – O publicano que ficara de longe, não buscava sequer elevar os olhos para o céu, mas, batendo no peito, dizia: Meu Deus, tem piedade de mim, pecador. – 14 – Digo-vos que este voltou justificado para a sua casa e não o outro; porque todo aquele que se exalta será humilhado e todo aquele que se humilha, será exaltado.” (Lucas, Cap. XVIII, vv. 9-14).


INTERPRETAÇÃO
Que a bondade do Pai reflita-se em vossos corações.
Graças a Deus!
Meus irmãos, aqui estamos, graças a Deus, para recordarmos juntos os maravilhosos ensinamentos do Cristo, o Divino Rabi da Galileia.
Sabendo Jesus a luta e as dificuldades de classe que se estabeleciam entre os fariseus e os publicanos, usou a parábola para que houvesse de ambas as partes, o reconhecimento da situação em que estavam e que o amor viesse uni-los em futuro próximo.
Acontece, porém, que os anos se passaram e as lutas de classe continuam. Hoje, os homens, como os fariseus, vivem dominados pela vaidade, porque, prepotentes, se julgam. Não fazem um exame de consciência para reconhecerem suas faltas e procurar melhorá-las.
O fariseu aí está representado no íntimo de cada criatura que, muitos há, publicamente, não têm coragem de exteriorizar os seus pensamentos, mas continuam egoístas, vaidosos, desejando sempre o melhor para si, em detrimento do irmão, que acha inferior.


Eis porque o Divino Rabi comparou o publicano com aqueles que viviam à margem da sociedade, que eram considerados uns párias da civilização. Ninguém para ele olhava com olhar de ternura, de boa vontade, procurando ver ali um irmão, exercendo um cargo de humildade. Ele através do tratamento que lhe dispensavam iria desenvolvendo o perdão, a tolerância, lembrando que o reino do céu é dos humildes de coração. Veio para exemplificar dentro de si, cultivar o amor e, através dele, ter sempre um olhar de bondade para os que não o compreendessem.
Estas criaturas, muitas vezes, revoltam-se, não aceitam e se julgam desamparadas por Deus.

Se elas pudessem ver o que de sublime o Senhor lhes fez, porque Ele mesmo foi considerado um inimigo da sociedade, um usurpador dos direitos do bem, um egoísta que se aproveitava da credulidade de um povo para se dizer de um reino que não era desse mundo, essas criaturas, repito, se sentiriam, felizes.
Meus irmãos, meditai um pouco nesta parábola e, olhando dentro de vós mesmos, podeis ver de que lado vos colocais; se ainda estais dominado pelo egoísmo, pela vaidade, pela maldade ou se, por humildade, esperais dentro da vossa alma, aceitando todas as lições de benevolência com que o Senhor se faz sentir, para que possais mais cedo, libertar-vos de vossas culpas e ascender a planos mais elevados.


Como vedes, Jesus sabe que essas lutas continuam por séculos a fora; que os fariseus e os publicanos seriam substituídos pela humanidade a ingressar  nesse planeta, por dias e mais dias.
Assim, minhas irmãs, meus irmãos, procurem desenvolver dentro de vós o lado positivo que, como já estudastes, todo espírito tem a mesma oportunidade para a sua elevação. Todos são iguais. Não há privilégio. Os homens, sim. Por suas leis favorecendo a si próprios, distanciam-se uns dos outros, estabelecendo os direitos e os deveres, invadindo o terreno material e, muitas vezes, o espiritual dos seus irmãos que com eles estão no orbe terreno para evolução de suas almas.
Estudai e desenvolvei dentro de vós, o autoexame, sem favoritismo e excesso de bondade.


Procurai corrigir-vos, sempre atentos para ouvir a palavra do Mestre. Ele a todos os instantes vos explica; a todos os momentos aguarda a volta dos Seus filhos que esquecem e abandonam os Seus ensinamentos e enveredam pelo lamaçal de suas paixões e vícios.
Auscultai os vossos corações e procurai ouvir o chamado do Mestre. Ele se faz ouvir toda a vez que O esperam.
Sentindo-se o publicano desprezado da sorte, incompreendido por seus irmãos, para Ele dirige as suas preces pedindo, humilde, o consolo para as suas dores e para os fariseus que desconhecem ainda os caminhos da luz.
Jesus espera também as nossas preces, os nossos pedidos, para que essas almas retomem o bom caminho e, de mãos dadas, publicanos e fariseus, encontrem dentro de si, no altar do amor, a renúncia das suas faltas, perdão para aos seus erros e a luz do amor divino, elevando as suas almas para o bem, para os céus alcançarem.


Que Jesus se faça num raio de luz e vos oriente e ilumine para que a paz e a união venham a reinar entre os habitantes da Terra, eliminando as guerras, as paixões, as maldades, porque o reino de Deus é de todos e está ao alcance de todas as criaturas, desde que elas se façam simples e humildes, perseverantes e tenham a força de vontade para expulsar de si as ervas daninhas que impedem a sua ascensão.
Que Jesus, o Mestre Divino, vos ilumine e abençoe.

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel (Espírito), médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antonio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 43-45)


                                                                       Julio Flávio Rosolen 
O autor do texto e pesquisa, é membro do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, sendo Coronel da Reserva, é espírita, médium, e membro da diretoria da Sociedade Espírita Casa do Caminho da cidade de Piracicaba, estado de São Paulo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

2012 - UM ANO DE RENOVAÇÃO DE VALORES NA TERRA E JUNTO AO PLANO ESPIRITUAL


 Meus estimados amigos de jornada na terra, amigos do ideal espírita, foi um ano marcado de forma especial para os seguidores da doutrina espírita codificada por ALLAN KARDEC, um ano de renovação para todos nós, sejam ou não seguidores.

Acredito que para nós deste BLOG em Especial em apenas 7 meses e meio, termos chegado a marca das 30 mil pessoas foi deveras importante, este trabalho de livre opinião, e também técnico já que internamente você tem acesso as obras básicas, aos sites oficiais, a filmes, palestras, e opiniões, sempre as doutrinárias.

Não existe espiritismo, sem estudo, não existe ser médium sem antes se preparar para tal, é como já disse aqui pilotar um avião sem saber o processo.
Logo por mais elevado, este ser que na verdade é um copo de crystal ainda pela sua vaidade, o médium, precisa no mundo ainda melhorar muito.
A concepção de que ele é apenas mais um num processo dentro de uma casa espírita, onde todos são importantes, e valorizados pelo plano espiritual.

Neste ano se falou 83% mais nesta doutrina, mais nos conceitos de Kardec, e no que disseram nosso principais companheiros sejam escritores, palestrantes, dirigentes, ou médiuns.
No entanto sobretudo no Brasil vimos muita vaidade, como o caso de Minas Gerais onde um centro na TV Globo afirma categoricamente que André Luis lá faz antendimento, algo que sabemos não é oficial.
Ano marcado por médiuns que por vaidade ou muita soberba desobederam a FEB e disseram que receberam mensagens de Chico Xavier, algo não oficialmente reconhecido.

O que este ano nos reservou de mais importante? já pensou nisto.

Vou reapresentar a psicografia de Divaldo Pereira Franco em 19 de Abril de 2010, feita por ele, suas mãos, na mensagem do grande BEZERRA DE MENZES.



Os Próximos 50 anos - Bezerra de Menezes

Irmãos amigos, devotados obreiros da seara de Jesus!  

Abraçando-os em nome dos trabalhadores do lado de cá, rogamos ao Mestre Amigo bênçãos de paz para todos.

Os novos tempos em transcurso no plano físico anunciam uma era de transformações necessárias à implementação do processo evolutivo do ser humano.   

Os dois planos da vida se irmanam e laços de solidariedade se estreitam, tendo em vista os acontecimentos previstos.   

Em atendimento aos compromissos firmados por orientadores do Planeta, almas abnegadas se desdobram em atividades, definindo responsabilidades e tarefas a serem desenvolvidas em épocas específicas.

Não longe, porém, nas regiões purgatórias de sofrimento que assinalam o perfil dos seus habitantes, no mundo espiritual, almas se agitam, movimentam-se, produzindo ruídos e clamores na expectativa de se beneficiarem, de alguma forma, com a programação que o Alto determina.     

Desassossegados, temem as mudanças que já lhes foram anunciadas e, por não saberem ainda administrar emoções e desejos, dirigem-se às praças públicas e aos templos religiosos de diferentes interpretações para debaterem e opinarem: ora aceitam os ventos das mudanças, ora se rebelam, posicionando se contra elas. Nesse processo, influenciam os encarnados que lhes acatam as opiniões vacilantes e, ao mesmo tempo, são por eles influenciados.

O certo é que a humanidade chegou a um ponto de sua caminhada evolutiva que não mais se lhe permite retrocesso de qualquer natureza. Para os próximos 50 anos, já se delineia um planejamento destinado a ser cumprido por uma coletividade de Espíritos que irão conviver com grandes e penosos desafios.

Trata-se de uma população heterogênea constituída de almas esclarecidas e de outras em processo de reajuste espiritual. As primeiras revelam-se iluminadas pelo trabalho desenvolvido na fieira dos séculos, quando adquiriram recursos superiores de inteligência e de moralidade.   Retornam à reencarnação para exercer influência positiva sobre as mentes que se encontram em processo de reparação, necessitadas de iluminação espiritual.

A atual humanidade será pouco a pouco mesclada por esses dois grupos de Espíritos reencarnantes. Inicialmente na sua terça parte, abrangendo todo o Planeta, depois, dois e três terços. O trânsito entre os dois planos estará significativamente acelerado.

Um trânsito,  de mão dupla acrescentamos, pois coletividades de encarnados também retornarão à Pátria verdadeira.   Anunciam-se, então, o processo renovador de consciências por meio de provações, algumas acerbas.

Uma operação de decantação que visa selecionar os futuros habitantes do Planeta, aqueles que deverão viver os alvores da Era da Regeneração. A mesma massa de sofredores, de Espíritos empedernidos, repetentes de anteriores experiências, retornará à gleba terrestre em cerca de 50 anos, mas os guardiões da Terra estarão à postos, ao lado de cada encarnado ou desencarnado convocando-os à transformação para o bem.

É a era do espírito, anunciada às clarinadas na manhã do dia de ontem, 18 de abril de 2010, no momento em que o Sol lançava os seus primeiros raios à Terra. Em região muito  próxima ao plano físico, habitantes do Além quase que se fundiram com a humanidade encarnada para, em reunião de Luz e vibração amorosa, ouvir o mensageiro de Jesus que lhes traçou as diretrizes de uma nova ordem planetária, que ora começa a se estabelecer.

Ismael falou emocionado para os representantes de todas as nacionalidades, logo após a manifestação clamorosa dos seus patronos e guias.     Revelou planos de Jesus relacionados à cristianização dos homens. Ao final da abençoada assembleia, Espíritos valorosos deram-se as mãos, envolvendo o Planeta em suas elevadas vibrações, transformadas em pérolas que caiam do alto sobre os seus habitantes, atingindo-lhes a fronte na forma de serafina luminosidade.

Estejam, pois, atentos para os acontecimentos, meus filhos. Reflitam a respeito do trabalho que se delineia e, do posto de serviço onde se encontrem, sejam, todos e cada um, foco de luz, ponto de apoio.   Ouçam as vozes do céu, pois estão marcados pela luz dos guardiões planetários. Façam a parte que lhes cabem. Sejam bons, honestos, laboriosos, fraternos.   Os dias futuros de lutas e dores assemelham-se aos “ais” apocalípticos. Surgirão aqui, acolá e mais além, implorando pela união, compaixão e misericórdia, individual e coletiva.

Assim, irmãos e amigos, não cometam o equívoco de olhar para trás, mas coloquem as mãos na charrua do Evangelho e sigam adiante.

Não repitam a experiência da mulher de Ló, o patriarca hebreu que, possuidora de fé frágil, olhou para trás em busca dos prazeres perdidos, transformando-se em estátua de sal, desiludida pela aridez das falsas ilusões.

Façam brilhar a própria luz, meus filhos!    Este é o clamor do Evangelho, hoje e sempre!...
BEZERRA DE MENEZES




Dirigentes espíritas  tem uma obrigação técnica para com os companheiros do espaço a de estudar.
Aprender para ensinar e curar de fato.
Esta mensagem foi uma das mais lidas em nosso BLOG, o seu texto fala por si, os dirigentes espíritas, tiveram neste ano que se finda sua responsabilidade elevada a pelo menos 1.000% sobre claras mudanças na forma de fazerem seus médiuns, seus pesquisadores, seus grupos de estudo, e assistidos entenderem o que os espíritos vieram nos falar, via as escritas e reescrever.
Sem a soberba de alguns tolos de São José do Rio Preto que se acharam capazes de tentar reescrever Kardec, que possuem fortes seguidores em Piracicaba, e São Paulo, Santos, e também Campinas, terras que andei falando desta doutrina.
Não estudamos o que nos foi dado, as 1019 perguntas do Livro do Espíritos possuem muito mais que as 72 formas diferentes de ler um só texto da Biblia, ou seja, se um texto da Biblia gera, 72 versões diferentes, em sua escrita tradicional, uma resposta dos espíritos geram muito mais pelo menos 144 formas de entender a mesma pergunta.
Logo o Livro dos Espíritos é mais que uma leitura obrigatória, e vi que muitas casas estão difusas neste pensamento, tem local que mais se fala nas obras de André Luiz que se tornam sem porque, se não entendermos Kardec primeiro.
Tem os senhores e as senhoras dirigentes obrigação de ensinar.


 A Biblioteca de Kardec, Gabriel Dellane, Camille Flammarion, eram extensas demais, muitas pesquisas, a fim de que estudos fossem feitos, e comparados com o que disseram espíritos.
Kardec sempre manteve a ultima palavra perante os espíritos, jamais deixou a disciplina natural ser desobedecida, e o mesmo deve e precisa ser feito dentro da Casa Espírita, sobretudo a partir de 2013.

 Impossível formamos novos médiuns lendo resumos das obras básicas, técnica aceita pelo Paraná, e ainda mantida em muitos centros, andei em muitas casas, vi coisas legais, vi coisas ruins, vi absurdos que não representam o verdadeiro espíritismo.
E ar esponsabilidade vai de uma prece de abertura, coesa, a uma equipe unida, não dá para ter uma recepção calma e equilibrada, e um organizador de fila tumultuando o ambiente, questões que vão além do papelzinho milagroso, da agua fluidificada, do passe, ou seja, de organização, temos que de fato ensinar.
Ninguém que não queira aprender a doutrina espírita vai conseguir tirar proveito dos cursos, e palestras, e mesmos de melhora espiritual.
O passe não resolve, se a pessoa não quiser mudar em sua vida, dará um lenitivo de horas, ou de um dia, mas nada mais que isto, e precisamos ratificar isto perante os assistidos.
 A àguia representa a renovação, e isto ficou claro na palavra e nos ensinamentos que vieram dos espíritos de luz, ou nós renovamos e mudamos, ou ficaremos no tempo.

 Este foi um ano marcado claramente porque o Sr. Jean Batist Rousting nem deve mais ser lembrado, sua contribuição a doutrina espírita de positivo foi muito pouca, quando Bezerra de Menezes o introduziu na FEB era uma visão, depois o tempo e as razões fizeram deste senhor, um charlatão com mais conhecimento, Bezerra mesmo em seu tempo nunca mais falou dele, mas Rousting deixou filhotes do mal ensinamento, tanto na FEB quanto dentro da doutrina, mas tudo que é sem conteúdo acaba morrendo com o tempo, por mais mídia que tenha, por mais soldados que tenha, pois a base do que ele disse que escreveu, comprovadamente é alucinação.
 2012 vimos centros espíritas entendendo mais a importante de se recuperar obras da REENCARNAÇÃO, e uma das mais locadas e estudas foi esta de Gabriel Dellane, A REENCARNAÇÃO, que deve ser alvo ainda de observações e estudos, para uma nova visão desta amada doutrina.

2012 foi um ano que muitos OBSEDIADOS, foram a casas espíritas e sairam piores, que médiuns que tentaram fazer curas sem estar prontos para tal, entenderam que cada cura, cada ajuda, se traz para o médium os inimigos que eram do assistido e que espírito nenhum é afastado mediante grito ou ordem, ele vai se quer, se não aceita, acaba ficando na casa espírita, ou atrás do inimigo encarnado, os dirigentes que viram isto, ensinaram que não basta pai nosso, da mesma forma, que 60% dos centros espíritas pararam de fazer u8ma prece católica que mais representa PEDIMENTO, do que AGRADECIMENTO, que é a AVE MARIA, baseada em escritos do ano que apareceu para Maria, e num PAPA, ela é usada a exaustão pelos católicos, como pedimento.
A doutrina ensina a agradecer para receber, logo os centros que viram isto mudaram e tiraram a prece, outros que mantinham para manter o publico mais idoso, foram aos poucos substituindo, e sim fazer as preces corretas é uma forma de começar a ensinar corretamente os seguidores da doutrina.
 2012 foi marcado também por um aumento do Evangelho no Lar, onde o debate, a escolha da página a ser lida e entendida foi maior do que a abertura do ACASO, que na verdade nem sempre é o que precisamos ler, é melhor olhar e definir uma página do Evangelho a ser lida, e geralmente o líder da casa seja a mãe, ou o pai, sabe do que sua família está precisando, e certamente os espíritos ajudam, mas nem sempre, e este outro dogma, acabou sendo vencido em 2012.

Neste ano ano também vimos que os seguidores da doutrina tem que se cuidar, algo que ALLAN KARDEC não fez, e faleceu por isto, a diferença é que ele foi avisado quando era hora de descansar, hoje os irmãos do espaço vão avisando e os médiuns responsaveis param para não se complicar e não complicar o trabalho da casa, a palestra, os escritos, etc.
Também vimos que não existe curso que não precise de uma orientação de pergunta que Kardec fez, aos imortais.
O Livro dos Espíritos, é necessário, sim, como a verdadeira Biblia da doutrina.

Nos preocupamos muito se a tal onda do sol, viria com uma previsão nunca escrita, uma mentira que se tornou verdade ou seja a dos Maias, e logo, vimos que o sol continuará por lá alguns bilhões de anos,. e vimos também que pouco importa se Deus está ou não além do sol.

Importa que se quisermos ser merecedor de um plano espiritual maior e mais adequado até que tenhamos entendimento espiritual do que e quem é Deus, bem como que espírito é Jesus, que temos que mudar muito, mas muito mesmo.

Raros nestes 7,2 bilhões de encarnados irão estar no plano de Deus, primeiro pelo fato de que apenas 4 bilhões acreditam nele, e apenas 2,7 bilhões são Cristãos, seguidores do que pregou o espírito de Jesus na Terra.
Segundo porque estamos ainda anos luz longe da verdade absoluta, e a ciência ainda precisa de Deus, e Deus da ciência, até que melhore nosso entendimento as coisas ficarão assim, e leigos não irão nos levar nesta jornada além do Sol, precisaremos de muito estudo, e aprendizado na carne, para de fato nos elevarmos.


Neste ano vimos também que o Umbral é fato, que todos nós pelo menos 90% irão passar por lá, se de uma forma mais breve ou não dependerá de nossas atitudes no plano da Terra.
Até para facilitar uma reencarnação entre os nossos, porque como disse Bezerra e outros tantos líderes, quem não absorver nestes 50 anos a verdade que precisamos melhorar a conduta aqui, irão se separar dos seus e serem reencarnados em novos planetas, mais duros e rústicos do que a Terra.


 2012 finalmente anunciou as CASAS ESPÍRITAS PELO BRASIL, que irão continuar praticando o Espiritismo ou aqueles que querem ser ESPIRITOLOGOS (MEIO CATOLICO MEIO ESPIRITA), ou aqueles que irão de fato usar a plenitude de seu conhecimento no CEREBRO, e dar ao seu espírito, mais informações positivas a serem gravadas em seu PERISPIRITO para que numa proxima oportunidade coloquem tudo que aprenderam, até lá, que coloquem o que já sabem em uso da CARIDADE E DOS DEMAIS.
Ao finalizarmos digo que Jesus curou na força de sua capacidade mental, espiritual, física, mas que seu maior ensinamento foi sobre conduta, ou seja, conduzir a vida, com ensinamento, passar adiante o amor á Deus sobretudo, o amor ao proxímo não mais que a si mesmo, mas de forma igual, o perdão como regra básica ao direito de amar, ele veio aqui e deixou uma mensagem, que mais que curar, é preciso ter conduta para sermos merecedor da cura, o aprendizado, é necessário, que esta RENOVAÇÃO INICIADA neste ano que hora se finda, seja maior, a cada dia, cada mês, cada semestre não só de 2013, mas até o final, de encarnações que serão básicas para a história desta raçã no planeta.
Que muito além de perdimos, está a necessidade de darmos amor, perdão, a caridade, a nossa doação, pois só assim iremos adiante, só assim estaremos um dia além do SOL, ao lado dos espíritos de elevada grandeza, dentre eles,m Jesus, e o proprio Deus, não deixa para a proxima sua chance, aproveite agora.
Luz e paz.

David Guilherme, 54 anos, radialista, pesquisador,
seguidor da doutrina de Allan Kardec, é espírita e médium e colaborador deste blog.
davidchinaglia@gmail.com
Espiritismo Piracicaba (facebook)
@David Chinaglia (Twitter) 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E O MUNDO NÃO ACABOU...MAS, MUDOU!

Estimados amigos de jornada, amigos de ideal espírita, como dissemos, o Mundo não terminou hoje 21 de Janeiro de 2012,  ás 11h11 pânico em algumas cidade do interior da França, da Russia, até dos Estados Unidos, algumas famílias do Brasil, e como garantimos não tivrmos o GAME OVER, e certamente não o teremos tão já o que provam que temos que ajustar nossa fé.


Falta de fé em Deus como dissemos, é a grande responsável  nos últimos dias em centros espíritas que participei de palestras tinha pessoas apostando nisto, outras até ouvi o palestrante deixando no condicional, ou seja, falta de crença na vida após a vida, mesmo estando nela, e sobretudo falta de crença que este planeta, ainda tem energia para mais 50 milhões de anos, e sua extinção não irá ocorrer desta forma.





A primeira foto acima mostra nossa Galáxia e a descoberta que temos pelo menos 50 bilhões de planetas, dentro dela, logo, seria no minimo falta de inteligência falarmos que estamos sós, e que este planeta em especial iria terminar.



Aqui ficarão os espíritos que aproveitaram as reencarnações, os espíritos, que cumpriram a jornada no plano do Umbral, e em estações tipo NOSSO LAR.O que podemos informar segundo a ESPIRITUALIDADE, é que o processo acelerou, muitas famílias serão separadas, ou seja, quem não aproveitou a oportunidade, e mesmo quem está encarnado e não está aproveitando serão resgatados ao plano espiritual e encaminhado a outros " orbis ", para ver se evoluem.



A terra nosso planeta numa programação de DEUS, começa a ser REGENERADA, reconstruída  embora ainda vá passar por momentos complicados.

Espíritos de alta envergadura retornarão ao planeta para ajudar em vários Países, outros tantos já estão entre nós, mas nos cabe como disse um amigo certo dia, fazer a parte do trabalhador, ou seja, cumprir a nossa meta, e orar por aqueles que não aproveitaram sua chance.

O ponto é mais complexo, e o ESPIRITISMO, começa a exigir muito mais estudo, como disse sempre ALLAN KARDEC, estudando a vida, o mundo, a doutrina, e fazendo uso melhor de nossa vida.

Ao aceitar que precisamos da REENCARNAÇÃO, já que poucos de nós aproveitam os ensinamentos e sofrimentos em apenas uma só, o entendimento é lento no DENSO PLANETA TERRA, logo, para isto temos que aceitar as regras de operação de vida aqui, assim o MUNDO NÃO TERMINOU, mas MUDOU, sobretudo no planejamento de DEUS, de JESUS, e da ESPIRITUALIDADE SUPERIOR.



ALLAN KARDEC quando codificou a doutrina espírita, teve o cuidado de falar da vida como a conhecemos, e vamos portanto em A GÊNESE ter respostas sobre a vida no planeta, lembro que mesmo a 157 ANOS, nesta obra ele reuniu com os espíritos o que precisamos saber até hoje, ir além disto é complicado sem termos as devidas observações conhecidas.

Nas obras básicas desta doutrina espírita iremos achar tecnicamente tudo o que Jesus pregou, tudo que DEUS nos enviou pelos PROFETAS, e novas revelações feitas pelos espiritos do plano superior vinha KARDEC, conhecendo estas obras, logo estamos dentro do que precisamos fazer para manter o ENDEREÇO DE DEUS EM NOSSA AGENDA, aqui, já que não teremos o FIM DO MUNDO.
Mais uma vez a fé foi testado e milhões cerca de 1,2 BILHÕES DE pessoas acreditavam no fim do planeta, logo sem FÉ EM DEUS, sem fé no que dizem os amados do plano espiritual, e fortes candidatos para portanto rumarem para outro planeta, não como punição, se aqui estão e não entenderam porque estão, hora de mudar para uma escola mais dura.
Básico o sistema, e não diverge muito de uma boa educação familiar, assim age a espiritualidade e DEUS, quando não se consegue informar e ensinar de forma fácil, então usa-se outros meios e uma evolução noutro planeta longe de pessoas amadas, e conhecidas fará as pessoas aceitarem que não irá funcionar como querem MILHÕES DE ESPÍRITOS, tem que aceitar a ordem, a MORAL, e a disciplina de DEUS.



Para os espíritas e novos chegados esta obra ajuda muito no dia a dia, o Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec nos dá forças dentro do entendimento para termos num linguajar mais tradicional o que devemos fazer, que nada mais é o que disse e resumiu JESUS, o CRISTO.

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS DEMAIS PESSOAS E COISAS, E AO TEU PRÓXIMO COMO AMA A TI MESMO, AGINDO ASSIM, AS CONDUTAS MELHORAM, O PERDÃO É DADO, E A VIDA SEGUE.

A vida continua e temos que aceitar que o que mudou é como Deus, e a espiritualidade passam a nos tratar e como devemos agir na Terra, seja no Brasil ou qualquer País do Mundo, se queremos amor, PERDÃO, se queremos Perdão, a receita é amor, tolerância, amizade, renegar ao orgulho a vaidade, aos vícios do sexo promíscuo, dos vícios da terra, da matéria, de coisas que não nos elevam em nada.
Logo vamos nos dando atuações, de melhor moral, de melhor caratér, conduta, e de acordo nossas obras de fato evoluindo.
Como o tema sobre o fim do Mundo ainda agita corações, escolhi a palestra do DIVALDO PEREIRA FRANCO, nosso amigo e mestre desta doutrina, além de grande médium, e escritor, para uma visão mais clara sobre o tema, e mais técnica.
Do nosso lado peço REFLEXÃO, o mundo como nós que acreditamos em DEUS, JÁ SABIAMOS, a VIDA CONTINUA, quantas vezes mais vamos testar a paciência dos amigos ESPÍRITOS, então mãos a obra e vamos em frente na luta pela preservação deste planeta, por sua reconstrução e por nossa EVOLUÇÃO.


MEUS AMIGOS, AOS 30.000 VISITANTES EM NOSSO BLOG, MEUS AGRADECIMENTOS A TODOS OS SENHORES....SENHORAS, DO BRASIL E DO MUNDO, assim estamos divulgando nossa jornada espírita, e esta doutrina com vosso apoio, importante para o debate, informação e evolução, LUZ E PAZ, que a espiritualidade amiga, juntamente com DEUS vos protejam cada um dos senhores e das senhoras que nos permite a honra de te-los aqui.



David Guilherme, 54, radialista, publicitário,
Espírita, médium, pesquisador e divulgador da 
Doutrina Espírita codificada por KARDEC.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@David Chinaglia (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PARÁBOLA DO SERVO INGRATO







“23 – Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei, que resolveu ajustar contas com os seus servos. - 24 -Tendo começado a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.- 25 - Não tendo, porém, o servo com que pagar, ordenou o seu senhor que fossem vendidos ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, e que se pagasse a dívida.- 26 - O servo, pois, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei tudo.- 27 - O senhor teve compaixão daquele servo, deixou-o ir e perdoou-lhe a dívida.- 28 - Tendo saído, porém, aquele servo, encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia cem denários; e segurando-o, o sufocava, dizendo-lhe: Paga o que me deves. – 29 - Este, caindo-lhe aos pés, implorava: Tem paciência comigo, que te pagarei. – 30 - Ele, porém, não o atendeu; mas foi-se embora e mandou conservá-lo preso, até que pagasse a dívida. – 31 -Vendo, pois, os seus companheiros o que se tinha passado, ficaram muitíssimo tristes, e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. – 32 - Então o seu senhor, chamando-o, disse-lhe: Servo malvado, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me pediste; - 33 - não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive de ti? – 34 - Irou-se o seu senhor e o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. – 35 - Assim também meu Pai celestial vos fará, se cada um de vós do íntimo do coração não perdoar a seu irmão. (Mateus, XVIII – 23, 35).


INTERPRETAÇÃO
Que o Meigo Rabi da Galiléia ilumine vossos espíritos para todo o sempre.
Graças à misericórdia divina, aqui estamos para continuar estudando e recordando as sábias parábolas de que se serviu o Mestre para chegar aos corações empedernidos da humanidade.
E eis que, dois mil anos são passados e muito já se debateu, mas foi por tão poucos guardados e por pouquíssimos exemplificado.
Como sabeis, o rei poderoso é o Pai de todas as coisas. Criador do Universo. Distribuiu Ele Seus filhos pelas diversas moradas do Seu reino. Cercou-os de todo cuidado. Deu-lhes parte de Si próprio para que encontrassem dentro de si o lado bom a ser cultivado e desenvolvido. E à humanidade se fez presente no orbe terrestre.
Uma vez integrado o homem no corpo físico, esqueceu a sua eterna morada e Aquele a quem devia retribuir o muito que tinha recebido. O homem veio e, sem querer agradecer as maravilhas que lhe foram concedidas, expandiu e desenvolveu o seu lado negativo. Fez ouvidos surdos aos apelos do Senhor e, malbaratando a fortuna de bens recebidos quando no momento de prestar contas, nada tinha para oferecer. Ao contrário, malbaratara todas as bênçãos e, por isso, ficou ele sendo duplamente responsável por não ter cuidado de tudo aquilo de que recebera a incumbência de guardar, cuidar e expandir.
No momento de se apresentar ao seu senhor, apelou para as lágrimas e, humilde, atirou-se-lhe aos pés.




Infelizmente, todos nós assim procedemos.
Todos nós nos esquecemos de agradecer a Deus a Sua bondade de nos conceder outras oportunidades para renovarmos o nosso eu espiritual, mas o Senhor é bondoso e perdoa a Seus filhos.
O poderoso amo, como magnânimo advogado, pela primeira culpa, absolveu o réu e este partiu feliz. Mais adiante encontrou ele quem lhe devesse. E o que fez? Exigiu, prendeu, maltratou, sem olhar para dentro de si mesmo porque na hora do julgamento alheio se olhássemos com amor para dentro de nós próprios, se ouvíssemos a voz da consciência, quantas atitudes erradas seriam impedidas, quantos crimes não deixariam de ser executados, quantos corações não seriam tangidos pela tolerância, se procurassem julgar não o seu irmão, mas a si próprio?


Oh! Humanidade! Oh! Criaturas que, por orgulho, por pretensão, apelais para as maldades sem vos lembrardes de que todos, sem exceção, já precisaram ajoelhar-se aos pés do Mestre para implorar o perdão dos seus pecados?
Oh! Almas no lodaçal dos próprios vícios em que vos situais e vos sentis feridos, não compreendeis a necessidade de expandir as bênçãos que recebestes aos vossos irmãos que para vós apelam, que se arrastam implorando uma migalha do vosso amor?


Parai! Meditai!
Como disse o meigo Rabi, podeis atirar a primeira pedra?
E se ela fosse atirada sobre vós não haveria ela de cair, em primeiro lugar?
A humanidade caminha, porém pensando apenas no seu eu, mas nada se passa despercebido aos olhos divinos.
Como sabeis, todos os atos, todos os pensamentos são pesados na balança da espiritualidade.
Para o Senhor, a tristeza se faz quando Seus filhos não aprendem a amar uns aos outros, como Ele os amou.
E, assim, esse servo ingrato, inconsciente das bênçãos recebidas, da próxima vez que comparecer perante o Pai será julgado da mesma maneira com que julgou. Eis que a justiça se faz. Quem cultiva o amor, distribui amor, receberá amor. Quem despreza os seus irmãos, maltratando-os, também será maltratado.

É necessário que compreendam, pois é comum dizer-se na Terra que o Pai é quem distribui os castigos. Mas, meus irmãos, não é assim. Apenas recebeis a paga dos serviços prestados.
Se não soubestes cultivar a tolerância, a docilidade, como podereis recebê-las, se não as plantastes?
Regate-as com o vosso carinho, amor e boa vontade?
Todos nós precisamos saber o que queremos e para a evolução das nossas almas é necessário perseverança e vigilância em todos os nossos atos.
É preciso que tenhamos boa vontade para que os erros alheios não venham influir em nossa conduta.
Se necessitarmos caminhar sozinhos, caminhemos, porque jamais estaremos sós. Para o bem, para o amor, teremos sempre a companhia humilde, serena d’Aquele que, na cruz, expirou por nós.
Ele caminha conosco e quando, ao peso dos nossos erros, tombarmos na estrada, eis que ele se curva para nós estendendo a Sua mão para que nos levantemos e, com mais força, caminhemos.


Irmãos diletos, amai os vossos irmãos!
Jamais deixeis que a intolerância, a raiva, a ira, dominem o vosso espírito.
Quando vos sentirdes tentado a enveredar pelo mau caminho, buscai na oração o Cristo amigo, o Pai tolerante, que vos perdoará sempre, desde que sinta em vós a vontade de vos corrigirdes, a certeza de que amanhã galgareis mais um degrau com esforço, com perseverança e, sobretudo, com a bondade em vossos corações.
Não imiteis o servo ingrato desta parábola.
Esforçai-vos por vos manterdes fiéis ao Mestre e que, ao serdes chamados, tenhais sempre o coração cheio de tolerância e de amor, para pagardes tudo aquilo que a bondade de Deus vos concedeu.


Que o divino Rabi vos ilumine e alerte as vossas consciências para bem caminhardes, bem trilhardes a estrada de vossa evolução espiritual.
Graças a Deus!
Bendito e louvado seja Deus!

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antonio de Pádua”, Recife, PE – 1982, p. 39-42)


                                                            Júlio Flávio Rosolem é colaborador deste blog, espírita e membro da Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba,médium é Coronel do Corpo de Bombeiro na reserva.