quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESPIRITISMO AUMENTA A FRENTE CONTRA AS DROGAS, BEBIDAS E SEXO PROMISCUO



ESTIMADOS AMIGOS DA DOUTRINA ESPÍRITA, AMIGOS DA JORNADA NA VIDA AQUI NA TERRA, ESTAMOS POSTANDO VIDEOS QUE OS BLOGS, SITES, A FEB, A USE, DEFINIRAM COMO IMPORTANTES PARA AVISAR OS COMPANHEIROS QUE ESCOLHERAM O CAMINHO DAS DROGAS, DAS BEBIDAS, E DO SEXO PROMISCUO, O PRIMEIRO FILME TEM CERCA DE 12 MINUTOS E MEIO, E EXPLICA AO USUÁRIO PRESTEM ATENÇÃO NA PARTE DA INDUÇÃO, OBSESSÃO, POSSESSÃO, E NA FALA DO COMPANHEIRO CARLOS NEHER.


DA MESMA FORMA QUE A MACONHA, O CRAK, A COCAÍNA, AS BEBIDAS SECAS DE USO COMUM ESTÃO AUMENTANDO EM SÃO PAULO E NO LITORAL, JOVENS DE 12 ANOS, TEM APARECIDO EM CASA EM COMA ALCOÓLICO  E ISTO NA CLASSE A E B, O AUMENTO DAS COMPETIÇÕES EM ESCOLAS, COMO DRIBLAR A MÃE, A ESPOSA, A FAMÍLIA, SÃO TÉCNICAS QUE TEM AUMENTANDO, A CERCA DE 40 DIAS, VÁRIAS CASAS ESPÍRITAS POR SUGESTÕES DAS FEDERAÇÕES E DAS UNIDADES DE COORDENAÇÃO DO ESTADO, ESTÃO, AUMENTANDO OS VIDEOS NA INTERNET PARA O ALERTA, QUE JUNTO COM O VÍCIO DA BEBIDA ESTÁ UM ESPÍRITO OBSESSOR.
INDUZINDO A MENTE COMBALIDA A CONTINUAR NO VÍCIO, O ALERTA NÃO É SÓ NO BRASIL, É NA COMUNIDADE ESPÍRITA DO MUNDO, O MESMO VEM ACONTECENDO COM O AUMENTO DA SEXUALIDADE, SEXO DE INTERNET, OU CONTRATADO SEM ONUS POR HOMENS E MULHERES SOLITÁRIOS, QUE TORNA O SEXO PROMISCUO, O FILME DO SEXO IREMOS COLOCAR NUMA MATÉRIA ESPECIAL QUE ESTAMOS FAZENDO PELA GRAVIDADE, JÁ QUE OS ESPÍRITOS QUE PARTIRAM FICAM PRESOS AOS PRATICANTES EM SUAS CASAS, NOS MOTÉIS  NOS DIVERSOS PARCEIROS, ENFIM, É NECESSÁRIO UMA EXPLICAÇÃO, MAIOR, ACIMA O FILME DAS DROGAS, E AGORA O FILME DE 3 MINUTOS DA BEBIDA, ATENÇÃO AMADOS PAIS, ESPOSOS, MARIDOS, PARA BEBIDAS ESCONDIDAS EM CASAS, EM MATERIAL ESCOLAR, AQUI EM SÃO PAULO NUM COLÉGIO CLASSE A, UMA MENINA DESENVOLVEU UMA CANETA PARA LEVAR VODCA A ESCOLA, ENTRE OUTROS MEIOS QUE ESTÃO PASSANDO PELA SEGURANÇA ATÉ NOS LARES.

TEMOS QUE FICAR ATENTO, O PERIGO NÃO VEM SÓ DA BEBIDA MAS DOS ESPÍRITOS QUE PARTIRAM E AINDA SÃO DEPENDENTES E COLAM NA VIDA DOS VICIADOS.

ORAR E VIGIAR SEMPRE, SOBRETUDO O VIGIAR VOSSOS AMADOS FILHOS, ESPOSAS, ESPOSOS, NAMORADOS, AMIGOS, COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, O ATAQUE ESPIRITUAL DO MAL AO PLANETA ESTÁ EM PLENA AÇÃO, E CADA VEZ MAIS FORTE, LIVRE ARBITRIO, PORTANTO ESCOLHA O CERTO...O MUNDO NÃO ACABARÁ DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2012, MAS NÓS ESTAMOS ACABANDO COM ELE, EXTIGUINDO A MORAL, A SOCIEDADE, E AS BOAS ESCOLHAS, LEIA KARDEC.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Divaldo Pereira Franco - Diretrizes Para Uma Vida Feliz



AMIGOS DA DOUTRINA ESPÍRITA, MAIS UMA PALESTRA DO ACERVO DO GRANDE ESPÍRITA DIVALDO PEREIRA FRANCO, EMBORA DE 2011, É PARA TODOS OUVIREM, MEDITAREM, E APRENDER CADA VEZ MAIS, NADA É POR ACASO, SE ESTARÁ OUVINDO SÓ AGORA, AGORA ESTAVA PRONTO PARA OUVIR, SENHORAS E SENHORES, DIVALDO PEREIRA FRANCO EM DIRETRIZES PARA UMA VIDA FELIZ.

O MUNDO CONTINUARÁ, A VIDA QUE TEMOS MUDARÁ, É HORA DE REVER NOSSA MORAL, CARÁTER E ATITUDES

Estimados amigos de jornada espírita, amigos do ideal, novos confrades, é uma prazer estar de volta depois de alguns dias fora, mesmo em viagem sempre que posso estou enviando os textos ao nosso BLOG.

Vejo que a menos de 26 dias da data prevista pelos Maias para o final do Mundo, as pessoas ficam pensando se isto vai mesmo ocorrer, como eu já disse, como já disseram especialistas, o mundo continuará depois de 21 de Dezembro de 2012.

O que teremos é o alinhamento dos planetas em seus próprios eixos e com o sol, um fato que só ocorreu a cerca de 26 mil anos atrás, portanto a previsão é apenas de aumento de marés, de terremotos em locais que já tem esta tendência, mas nada fora disto, que aliás está mapeado pela ciência.

Porém a sociedade está vivendo o seu próprio FIM MORAL, tantos são os absurdos que temos cometido, com tanta informação pela internet, pelos meios de comunicação.
E sobretudo porque não estamos nos portanto de forma correta, perante as dificuldades do NOVO MUNDO, onde a sexualidade é extrema, onde a bebida aumenta seus viciados, onde se luta em favor da maconha, e das drogas, onde os valores familiares estão se perdendo, etc.

Vejo em Piracicaba, aqui em São Pedro, em São Paulo, aumento de frequentadores de casas espíritas, porém não vejo melhoria em grande parte nas atitudes que precisamos tomar perante os fatos que a sociedade nos apresenta.

De que adianta ir a casa espírita, ficar papeando, nem prestar atenção nos conceitos das palestras, tomar um passe, com ódio do vizinho, com magoa do marido, com desafeto com o pai ou com a mãe, com desencontros morais, com infidelidade dentro do casamento ou do namoro, enfim com os erros básicos de todos nós, afinal não existe ninguém 100% de moral ilibada, portanto erramos, podemos uma hora mudar e melhorar, mas todos possuem passado.

Certa vez conversando com nosso entrevistado Paschoal Nunes Filho, ele me dizia que a mudança estava em nossas atitudes, em nosso consciência de que erramos, no perdão, em dar a outra face, de maneira correta, e na retomada da vida de maneira firme e sólida.

Porque estamos tão preocupados, se o mundo vai acabar dia 21 de Dezembro de 2012, e não estamos vendo filhos bebendo, fumando maconha, se vestindo de forma ousada demais, esposas e esposos, em pleno ato de adultério pela internet, virtual e depois real, mas mantendo o casamento para os filhos e interesses financeiros, onde vamos assim?

Claro que não é uma totalidade mas posso garantir por pesquisa que passa dos 66% dos casais, ou filhos, até que a morte ou uma desgraça com drogas, ou o divórcio ou ainda a perda total de bens e dinheiro, ou faz mudar.

Temos que ao ir em casas espíritas, aprender, primeiro a perdoar, segundo que temos que praticar a caridade para com nossos irmãos menos favorecidos, e para com os nossos, não podemos mais carregas tantas magoas, que milagre DEUS vai fazer em sua vida, se não deseja mudar, e se está provocando o fim do mundo moral, social, ético, com suas atitudes, e HIPOCRESIA SOCIAL.



Todo espírita deve ler as obras básicas, todo o frequentador da uma casa espírita precisa ler o Livro dos Espíritos e o Evangelho segundo o Espiritismo, para se manter dentro das regras claras de vida.
Sim uma vida correta possui regras, sociais, familiares, afinal vosso direito termina onde começa o do amigo alheio.
O mundo não anda na direção de ninguém e o que mais vemos hoje é um consumismo além do normal, é lembranças muito maiores para o dinheiro, para o poder, para a sexualidade do que para DEUS, perdemos repito aqui uma frase que aprendi na casa do caminho com meu amigo Paschoal, o endereço de DEUS.

Se você meu amigo, minha amiga LER todos os dias o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, não se preocupará com o fim do mundo dia 21 de Dezembro de 2012, terá melhoras se refletir em cima do texto dos apóstolos, de Kardec, e dos espíritos, portanto depende de sua fé.

Nas páginas desta obra de ALLAN KARDEC, você terá respostas para seu dia a dia, sua vida e soluções, e até para dar uma nova vida a você, e UM NOVO MUNDO A TERRA.

Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, deixa claro a humanidade o que temos que saber para viver melhor, o que precisamos conhecer, em a GÊNESE, temos tudo que precisamos saber do fim do mundo.
Então não haverá tão já a destruição do planeta Terra, e sim sua renovação, que a partir do ano que vem somente quem tiver méritos, no plano espiritual será aqui reencarnado é fato.
Teremos famílias separadas para sempre, na vida além da vida, sobretudo os espíritos endurecidos na questão do perdão.
A carta de Bezerra de Menezes é muito clara sobre o futuro do planeta nos proxímos 50 anos, portanto não trabalhe sua vida pensando que tudo terminará dia 21 de Dezembro de 2012, e lembre melhor um inimigo encarnado do que ele desencarnado, logo perdoe, e vida é para ser vivida sim, mas com responsabilidade, moral e caráter.
Parem de culpar terceiros pelos seus erros, se algo ou alguém lhe prejudicou aceite que você deixou, assim para de terminar com o mundo e com a vida.

Jesus, o Cristo, Jesus o Homem, Jesus o espírito vem salvando pessoas, a vida, e o planeta desde que seu espírito por ordem de Deus veio aqui para nos ajudar, nos ensinar, não apenas ficar salvando.
O espiritismo tem toda a resposta para um vida feliz, acho engraçado as pessoas de outras crenças, que não acreditam em espíritas e em espíritos.
São as mesmas igrejas no entanto que acreditam em Paulo de Tarso, em Paulo o profeta, o mesmo que nunca esteve com Jesus Cristo.
Paulo nasceu quando Jesus foi crucificado, cresceu filho de família rica, odiando e perseguindo os seguidores de Cristo, no entanto, quando ia se tornar alto membro da Igreja Judaica, teve uma visão, a famosa onde o ESPÍRITO DE JESUS, lhe apareceu quando Paulo, ainda era SAULO.
Foi então que o maravilhoso espírito, que já havia mandado matar o apóstolo Jesiel, a pedradas apenas por ele fazer curas, e ser sensitivo, se torna o grande edificador do cristianismo.
Então se as igrejas e seitas aceitam que o Judeu Saulo, se tornou Paulo, após falar com o espírito de Jesus, e depois de ficar cego, ser curado pelo seguidor do cristo ANANIAS, porque não acreditam nos espíritos e na vida além da vida, da forma clara como nos dito.
Esta incoerência vem sendo modificada através dos tempos, conforme as escrituras se tornam superadas, e explicadas onde podem ser aproveitadas.
O Espiritismo não pretende ser dono da verdade, apenas respeito da sociedade, já que temos 75 bilhões de neurônios podendo chegar a 100 bilhões, logo temos que usa-los de forma correta.
Analisando tudo.
Ouvindo tudo, e apenas aceitando o que nosso coração mandar, devemos refletir sobre nossa VIDA ATUAL, aceitar as VERDADES DO ESPIRITISMO, sobretudo as verdades de DEUS, mas sem pensar em fim do MUNDO, apenas no fim que estamos dando a sociedade que Jesus o Cristo avisou que dependeria de nós.



No túnel da vida, seu retorno ou não de acordo com seu merecimento ou necessidade, dependerá de suas mudanças, estamos as portas da cura da depressão clinica, mas não da depressão espiritual, é bom lembrar que os transtornos mentais, nos levam aos transtornos sexuais, morais, por nossa livre escolha.
A morte física não tem a última palavra, porém ao chegarmos lá, devemos ter crédito, e falo de crédito moral, para que não reencarnemos em estado de culpa.
Este absurdo da terapêutica psicológica para voltar no tempo em outras vidas podem nos dar mais transtornos, temos que resolver aqui e agora, nosso mundo.
Sobre o fim do mundo, vamos lembrar que nem toda obsessão é depressão e vice versa, então não façamos deste foco do povo Maia uma desculpa para o dia que virá sim da transformação.
Devemos usar nossa mente para o melhor, Jesus sempre manteve que eramos DEUSES, que tinhamos o poder da cura, o poder da transformação, ele sabia que vinhamos de um mundo superior, que eramos espíritos superiores, porém em crise de existência.
Logo lembre que SEXO, ALIMENTAÇÃO em excesso, Bebida, drogas, isto sim é o fim do seu mundo pessoal, logo olhemos para nossos corpos, nossas atitudes, se realmente queremos um mundo melhor.
Tudo que é feito demais na vida, é ruim sobretudo o sexo, que transtorna a mente, o espírito, e as escolhas, múltiplos parceiros e parceiras nos levam a delírios então nos respeitando.
Salvar o mundo, não depende de impedir encontros de eixos, impedir ou rezar com meteoros, salvar o mundo está em se colocar de maneira correta dentro da família, e da sociedade.
Divaldo Pereira Franco disse certa vez, não se preocupe com o nível da sua situação material, e sim com o nível do amor que está dando a ela família e neste momento falo de filhos, mães e pais.
Lembre de estabelecer de volta as regras, para ter um mundo inteiro, um mundo de amor, como pediu JESUS, que fazia um pedido de DEUS.

Não se ama quem não se conhece, portanto conheça você mesma, mudando agora sua vida, com sua fé, e suas atitudes morais, e de caráter, a sua reforma íntima, neste momento estará vendo de volta o ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.......QUE É SUA VIDA....


LUZ E PAZ, HOJE E SEMPRE E APÓS 21 DE DEZEMBRO DE 2012...PORQUE A VIDA CONTINUA.
David Guilherme, 54, radialista, espírita,
pesquisador, divulgador da doutrina espírita de Kardec.
@David Chinaglia
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
davidchinaglia@gmail.com

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Palestra Espírita - Divaldo Franco - Jesus e Vida - Estudo do Sermão da Montanha



Estimados amigos da jornada Espírita, amigos do ideal, no momento que este humilde BLOG, na luta de divulgação da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec, ao agradecer aos nossos mais de 20.000 visitantes, leitores, e participantes, queremos deixar a todos uma das palestras, das inúmeras maravilhosas gravadas na Internet, com o grande Espírita, ser humano, amigo, médium, Divaldo Pereira Franco, eu particularmente tinha pedido um texto dele aos senhores.
Porém em face seus compromissos, não conseguimos via e-mails enviado a Mansão do Caminho, não nos portanto por intuição da própria espiritualidade trazer um dos momentos brilhantes deste médium admirado, e amado por todos nós que aos 85 anos ainda nos dá suas mensagens, sou particular divulgador do seu trabalho, livros, teses, técnicas por entender que está dentro do que propôs Allan Kardec, não pela sua fama, simpatia, mas pelo seu ENORME CONTEÚDO, senhoras e senhores, na linha além das 20 mil pessoas, DIVALDO PEREIRA FRANCO, falando de Jesus, vida, e uma visão do sermão da montanha, o mais importante sermão de Jesus, o Cristo, a HUMANIDADE..


David Guilherme, 54, radialista,
espírita, divulgador e pesquisador da
doutrina espírita codificada por Allan Kardec.
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
David Chinaglia (Facebook)
@Espiritismo Pira (Twitter)
@David Chinaglia (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PARÁBOLA DOS VINHATEIROS HOMICIDAS

 “ -33 – Ouvi outra parábola: Um homem, pai de família, havia que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou no interior um lagar, edificou uma torre, arrendou a vinha a alguns agricultores e partiu para longe. – 34 – Aproximando-se a estação dos frutos, mandou ele seus servos aos vinhateiros, para receber os frutos que lhe cabiam. – 35 – Os vinhateiros, porém, agarraram os servos, feriram a uns, mataram a outros e a outros, apedrejaram. – 36 – De novo, o dono da vinha mandou outros servos em maior número do que os primeiros e os vinhateiros os trataram do mesmo modo. – 37 – Mandou, por último, seu próprio filho, dizendo: A meu filho, terão respeito. – 38 – Mas, ao vê-lo, os vinhateiros disseram entre si: Este é o herdeiro; vamos, matemo-lo e ficaremos donos da sua herança. – 39 – Agarraram-no, lançaram-no fora da vinha e o mataram. – 40 – Ora, quando o dono da vinha vier que fará àqueles agricultores? – 41 – Responderam-lhe: Aniquilará os malvados como merecem, arrendará a vinha a outros vinhateiros que, nas épocas próprias, lhe entreguem os frutos.” (Mateus, cap. XXI – v.33, 41).
                                                                                                   
INTERPRETAÇÃO

Aqui estamos, meus irmãos, minhas irmãs, para continuar vivendo, nos dias atuais, as maravilhosas parábolas do Cristo de Deus, para que elas revivam em todos os corações.
Que as Suas palavras como há dois mil anos, tenham, por graça divina, a intuição que Ele a todos nós deseja dar.


Como sabeis o dono da vinha é Deus, nosso Divino Pai. A vinha representa, não só o planeta, mas também o nosso próprio eu, a consciência de cada criatura humana.
Deus, em Sua misericórdia, doou às criaturas dois direitos: o de viver, participando do planeta Terra, desta maravilhosa natureza, cercada de tudo aquilo que a necessidade do homem pode desejar. Nele, nada foi esquecido: frutos, água, árvore, oxigênio, ervas para combater as doenças, passarinhos maravilhosos para enternecer, flores perfumosas, sutis, para que a alma humana ascendesse a paramos superiores, criado tudo pela mão divina.


Deu também um corpo onde tudo funciona com perfeição, para que os homens tivessem saúde, pudessem ouvir, enxergar; pensamentos sadios, para que pudessem distinguir o bem e o mal.
Eis o homem, pois, preparado. Em seu benefício deu, ainda, os guias, para que o cercassem e o protegessem contra quaisquer ofensas ou perigos.
Veio o homem, assim, carregando dentro de si a vinha que representa a parte divina do Criador em seu mundo físico e espiritual.
Pensando em tudo, como conhecedor das falhas humanas, da pequenez da fortaleza dos Seus filhos, deu Ele a dor, o sofrimento, para que, machucando os corações, fizessem com que as criaturas, através das lágrimas, pudessem melhor alcançar os páramos celestiais, amassando, triturando dentro de si, a maldade, as imperfeições.
A torre nada mais é do que as possibilidades do espírito para, quando em oração, poder elevar-se a planos superiores e, do alto, mais próximo a Deus, poder olhar para tudo e melhor examinar os seus efeitos, porque tudo o que recebeu provém do Senhor.


Os homens assumiram com o Pai a obrigação de zelar pelos bens a eles confiados, mas esqueceram disso.
Cada um, dentro da sua missão, omitiu o dever a cumprir.
Não só ao sacerdote cabe cuidar dos bens divinos.
Para esta obrigação não há privilegiado.
Todos receberam e todos receberão, sem exceção, esse compromisso. A cada um caberá uma partícula da vinha de Deus.
Sentindo o Pai o fracasso de Seus filhos por eles temendo o não cumprimento das suas ações, mandou à Terra entidades a Ele ligadas para despertar as consciências humanas.
Vieram os profetas como médiuns para transmitir às criaturas a necessidade de cumprir os seus deveres. Desceram, pois, intérpretes da Sua palavra, mas os homens não os quiseram ouvir; muitos foram apedrejados, outros expulsos; outros mais, queimados em praça pública. Até que o Pai misericordioso pensou em mandar o Seu Filho querido.


Os homens, mais uma vez, não entenderam e não quiseram ouvir o Seu chamado. Pressentiu o meigo Rabi que a Ele não caberia melhor sorte do que aos anteriores e, como foi feito, pagou Ele com o Seu sangue, a Sua vida, o crime perante os seres humanos, de ser o intérprete dos dons divinos.
E, assim, a humanidade passou e os tempos por ela também passaram e sempre se repetindo a mesma cena.
E quando chegar, no final dos tempos, o verdadeiro Pai a cobrar de Seus filhos aquilo que lhes foi confiado, que fará a pobre humanidade?
Dois mil anos são passados e eis também que os tempos são chegados.
Aproxima-se o dia em que todos terão que comparecer perante o Tribunal Divino. Neste dia, então, aqueles que por bem, por amor não atenderam ao Seu chamado, serão relegados a um outro plano e aqueles que a bem da verdade, a bem dos dons a eles conferidos, souberam ser fiéis zeladores, receberão o seu prêmio, serão considerados servos fiéis do amor do Pai Eterno.
Meus irmãos! De coração desejamos que todos vós tenhais as mãos cheias, o coração limpo para dar a Deus as suas próprias renúncias, vidas dedicadas ao amor, não só ao vosso corpo, mas ao amor fraterno, que faz com que os nossos braços se alonguem para abraçar a todos os irmãos terrenos.


Cultivai em vossos corações os dons preciosos da caridade, da bondade, da tolerância, pedindo aos céus que seus espíritos possam subir à torre da fé e, de lá, receber o amparo celestial e nada possais temer, porque o Senhor é o nosso Pastor. Com Ele nada nos falta e tudo com Ele alcançaremos.
Que a paz de Deus esteja com todos.
(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antônio de Pádua”, Recife, PE - 1982)


                                      Julio Flávio Rosolen
Participa da Sociedade Espírita Casa do Caminho de Piracicaba, espírita, é Coronel da Corporação do Corpo de Bombeiros, da reserva, e colaborador deste BLOG.





terça-feira, 13 de novembro de 2012

NÃO EXISTE ESPÍRITO QUE TE FARÁ MAL, OU BEM, SE NÃO PERMITIR


Estimados amigos de jornada espírita, amigos da jornada de vida, após alguns dias longe de escrever aos senhores neste BLOG, voltamos a conversar sobre um tema muito importante para quem está dentro da filosofia do Espiritismo, segundo a proposta e as regras a nós enviada via Allan Kardec.

Existem outras situações, porém são companheiros que para uso pessoal, ou promocional, aparecem com regras que não tem nada a ver com o proposto pelo CODIFICADOR, um homem sério, que usou primeiro da sua cultura, e nunca aceitou imposições fossem feitas por espíritos, ou por encarnados, que entendiam que a ciência espírita, poderia dar um novo poder ao homem e a humanidade, fora a ação em si de explicar quem somos e de onde viemos, e as regras básicas de vida.

Pessoalmente tenho visto muitas pessoas, se entregarem em qualquer casa espírita procurando soluções imediatas para corrigir erros pessoais, ou mesmo resolver a vida sentimental, e sobretudo financeira.
A questão é e o PENSAMENTO?
E as atitudes?
Que merecimento possuem para pedir a DEUS e a espiritualidade ajuda para suas mazelas de vida, se não querem mudar?


Tenho visto pessoas que vão a casa espírita dotadas de celular, internet, que ouvem a palestra por ouvir, na esperança que o passe vá resolver, claro que não são todas, ou que vão para fazer um encontro social, isto não trará ajuda nenhuma.
É falso alimentar ilusões sobre pessoas que frequentam a casa espírita, que serão ajudadas por DEUS ou pela espiritualidade simplesmente pelo fato de irem, é preciso fazer modificações na conduta.
O medo que ESPÍRITOS que partiram para o plano espiritual e que estão presos as TERRA, por orgulho, vaidade, ódio, vingança, ou seja excesso de materialismo, fazem certas pessoas se entregarem de corpo e alma, em situações bizarras, e equivocadas, para resolverem os males que elas mesmas criaram.




Allan Kardec, muito anos de Chico Xavier, deixou claro que a conduta moral do homem ou da mulher, que a conduta de caratér, e sobretudo que a aceitação ao modelo proposto por DEUS, é que ditaria a vida.
Impossível um espírita que está encarnado, beber, fumar, estar preso a vicios ou mesmo ser sexolatra, ou promiscuo e não responder por isto.
A vida está envolvida em AÇÕES, e portanto REAÇÕES, Deus não vai gerir a vida de ninguém como certas igrejas estão propondo para ter mais dinheiro ou menos, dinheiro.
Se pensar que 6,7,8, ou 9 mil pessoas porque vão a um culto, ou igreja, ou mesmo numa casa espírita terão melhor sorte só por irem é errado.
Kardec disse claramente que os espíritos avisavam, sobre a manipulação da fé, fosse ela via ESPIRITISMO, ou mesmo qualquer outra crença.
Nossa mente é nosso comandante, temos a vida que escolhemos ter, de acordo com o plantio, a colheita.


Chico Xavier não era, de forma nenhuma a reencarnação de ALLAN KARDEC, sua cultura era menor, partindo do básico teor doutrinário, que os espíritos evoluem numa encarnação, a falta de cultura humana de Chico, o impediria de ser a reencarnação de Kardec.
Porém o amigo de Minas Gerais teve um papel importante dentro da doutrina espírita, que também tem pessoas querendo manipular, ajeitar situações, em nome de Deus.
Chico disse claramente que Emmanuel, lhe transmitu o mesmo que Kardec havia recebido do Espírito da Verdade, ou seja, NÃO EXISTEM VÍTIMAS.
Por pior que seja o momento, o castigo, faz parte de um processo escolhido, em ambas as afirmações, no máximo em algumas raras excessões existe INJUSTIÇA.
Logo o proprio Chico Xavier dizia que era importante o nosso pensamento, e nosso real compromisso com a verdade e com as ações do dia a dia, QUE DE ACORDO COM NOSSAS ATITUDES teríamos o bem, ou o mal.



Um espírito com ódio, com raiva somente te fará mal se você estiver na mesma frequência de vingança, de raiva ou de ódio, portanto não fique achando que um "trabalho feito" vai destruir sua vida, pode te fazer mal? sim, mas se você permitir.
Todo espírita precisa ter o LIVRO DOS ESPÍRITOS na cabeceira de sua cama, não só como um livro a ler e reler, e aprender, mas, para lembrarmos do que disseram eles ao mestre Kardec, em 1856 e 1857 que são regras básicas de vida.
Não existe um fato em si que não ocorra por conta do merecimento de cada um.
Ir procurar o médium dirigente espírita, para dar conselhos, é uma situação, entregar a ele a solução de sua vida é outra.
O que quero dizer, que tudo depende somente de nós, a espiritualidade do mal, só nos faz mal, se nossas ações assim permitirem.
Outro dia andava por uma avenida e vi um ser caído cerca de uns 45 anos, drogado, e bêbado  que espíritos estavam do lado dele?
Claro que espíritos de igual teor, que precisam daquela energia do mal, ele se entregou, se estivesse lutando, trabalhando, seja qual fosse o trabalho certamente, não estaria naquela situação.
Assim como o bêbado e o drogado, coloco homens e mulheres solitários que vão em busca de sexo ou amor na internet, e atraem para si espíritos perdidos, e ações erradas, que irão eclodir no dia a dia de cada um.
Portanto mais que ORAR, temos que VIGIAR, o que pensamos, o que falamos, o que repassamos de alguém para outro alguém.
É proibido um espirito resolver a vida de alguém, as ajudas podem vir ou não de acordo com a mudança, ninguém que deixa magoas contra o marido, esposa, filhos, terceiros se sobrepor, irá ter um passe que resolva uma situação, ou um milagre já.
Em tempos de Igrejas prometendo a PROSPERIDADE FINANCEIRA E AMOROSA JÁ, é preciso lembrar que isto nada tem a ver com JESUS, e sim com um auto serviço mental e não espiritual que fará a própria pessoa conseguir o que quer por indução.
Logo podemos dizer que nenhum espírito mal te fará mal, se você não permitir, o mesmo cabe ao bom espirito, ele não atuará na sua vida, e suas ações e pensamentos, não forem de acordo com os ensinamentos de Deus.
Jesus resumiu os 10 mandamentos em apenas dois, amar a DEUS ACIMA DE TUDO, e amar ao seu próximo como a ti mesmo, se observar isto, será feliz, naturalmente as coisas irão acontecer.


Pitágoras outro grande espírita da sua época dizia que escuta e serás sabio, que o começo da sabedoria é o silêncio porque?
Dentro do silêncio você pode refletir sobre ti mesmo, sobre suas ações, e logo, você mesmo em sua personalidade fazer as melhorias em sua vida.
A proteção de Deus é limitada ao seu merecimento, me lembrei de uma passagem do cidadão que enfrentava uma forte enchente, e pedia a intervenção de Deus para salva-lo.
Veio, um helicoptero, um barco, um grupo de amigos, e ele permaneceu em cima de sua casa esperando DEUS em pessoa para salva-lo, e claro morreu, porque DEUS não iria lá por mais fé que ele tivesse.
Porém  no famoso final quando ficticiamente conhece Deus e o indaga porque ele não foi, Deus então respondeu e quem você acha que mandou o Helicptero, o Barco e os amigos.
Claro que é uma sátira, porém cabe lembrar que todo dia nos vemos em nossas dificuldades, como o cidadão do texto em questão, querendo que DEUS venha nos salvar, das enchentes que nós provocamos em nossas vidas.
Ele pessoalmente não virá, mas certamente, mandará espíritos do bem, se sua atitude for merecedora, que atitude, a de caratér, a moral, se fosse continuar nas ações promiscuas, ou de uso fruto de seu corpo, apenas, certamente a ajuda não virá.
Portanto é errado esperar que ESPÍRITOS resolvam nossas mazelas, e errado também é pensar que eles podem nos fazer mal.
Fazem porém, só conseguem exito pelo nossa falta de fé, VIGIEM SUAS AÇÕES, PALAVRAS, CONDUTA, e logo verá que você pode tudo como disse Jesus.
Agindo corretamente, terá ações corretas em sua vida, agindo dentro de trabalho e regra.
Hoje tive que escrever esta matéria de uma lan house por estar em transito, para não deixar os senhores muitos e muitos dias sem nossa opinião.
Do meu lado sentou um garoto, que falava, atrapalhava todos com seu jogo, idade no máximo 06 anos, a mãe ao lado, fazia um trabalho.
Aí chegou oi Pai, fazendo algazarra com filho, atrapalhando todos, porque então o menino não tinha disciplina dentro da Lan?
Pela educação dos Pais, que não é efetivamente pelo que se expôs naquele momento público a melhor, logo pessoas olharam e reclamaram.
Naquele momento,  eu apenas olhei para o garoto e fiz o sinal de silêncio.
Não é uma lan de jogos, e não era a casa dos pais deles, logo, não se pode atrapalhar numa Lan de negócios as outras pessoas.
Assim neste simples exemplo que pude anotar para dividir aos senhores, que culpa tem o menino neste caso, nada má educação que se alguém corrigir, ele mudará.
Assim somos nós, as vezes mal educados com nossas vidas, com nossos destinos, e precisamos parar de querer soluções sem termos ações.
Assim como neste exemplo devemos vigiar, que nossa vida se torna pública em dias de internet aberta, que nossas ações irão determinar, claramente que tipo de espíritos teremos de nosso lado.
Se bons ou ruins, e se queremos nos reeducar.



Mudemos pois nossas ações erradas, não contemos tanto com espíritos protetores, e ou como 
insistem alguns, "anjos", se você é espirita deixe de lado os ativismos católicos, presente entre nós por milhares de anos.
Assuma sua postura de forma educada com você mesmo, confie mais, acredite mais, a depressão dentro de você, é um mal que existe porque você acreditou que era o culpado, e sobretudo porque você permitiu que alguém lhe atingisse afetivamente, financeiramente, ou dentro da sua família, e por consequência atraiu os espíritos maus, para perto, e ou os bons, conforme sua livre escolha.
A ferramenta básica de DEUS, foi o livre arbítrio  a escolha, se a escolha é sua, escolha ser feliz agora, não dependa de outra pessoa, não culpe ninguém pelos erros e mazelas de sua vida.
Se algo ou alguém lhe fez mal foi porque você permitiu deu as pessoas o direito de saberem e entrarem em suia vida, então escolha melhor seus amigos, seus amores, sua companias sejam elas encarnadas, ou desencarnadas.
Deus sempre mandará ajuda, mas se você mesmo se ajudar, com atitudes coerentes, como o menino da Lan House, é uma questão de educação consigo mesmo.
Toda semana 51 milhões de pessoas podem ganhar num único jogo da Mega Sena,. se todo mundo olhar a proporção matemática verá que a chance é miníma, mas existe.
Já a sua vida não está linkada no dinheiro, você precisa dele para manter a carne, mas não precisa de muito, uma casa, uma boa alimentação, e conhecimento.
Se já tem você é milionário, posso garantir que a rua tem muita gente boa, de educação, de formação de fé, mas que não souberam que ESPÍRITOS iam atrair do bem e ou do MAL, logo pagaram ou ainda pagam o preço do seu livre arbitrio.
De novo como o menino sempre existirá tempo para haver uma educação, ou reeducação, logo podemos mudar a partir de agora, e não ficar esperando milagres que não virão, a menos que tenhamos MERECIMENTO.
Ser feliz aqui e agora, depende muito do que foste em outra vida, e se cumpriu a rota, MARES BRAVIOS sempre virão, faz parte do crescimento do ser humano, portanto escolha os pensamentos e as amizades, e o caminho a seguir, se escolher certo, acredite DEUS estará contigo.


David Chinaglia, é espírita, pesquisador,
médium e seguidor da codificação de Kardec.
David Chinaglia (Facebook)
Espiritismo Piracicaba (Facebook)
@Espiritismo Pira (Twitter)
davidchinaglia@gmail.com

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fluxo do Pensamento - Leis do Campo Mental

Nubor Orlando Facure 

O pensamento tem início de forma embrionária em seres vivos que foram aprendendo a se concentrar com determinado teor de persistência rumo a um certo objetivo, como o de se apropriarem de um alimento. Nessa longa caminhada, o pensamento passou a ser o instrumento sutil da vontade do Espírito, que exterioriza a matéria mental para atuar nas formações da matéria física, obtendo por esse caminho as satisfações que deseja. 

A matéria mental é criação da energia que se exterioriza do Espírito e se difunde por um fluxo de partículas e ondas, como qualquer outra forma de propagação de energia do Universo. 

Elaborando pensamentos, cada um de nós cria em torno de si um campo de vibrações impulsionado pela vontade, que estabelece uma onda mental própria, capaz de nos caracterizar individualmente. 

Obedecendo às mesmas leis da energia e partículas do mundo físico, as ondas e partículas da matéria mental, em graus de excitações variados, se expressam em freqüência e cores particulares dependendo da intensidade e qualidade do pensamento emitido, ou seja, da vibração mental emitida.

Considerando o terreno das manifestações da física dos átomos, sabemos que o calor, a luz e os raios gama, são expressões vibratórias de uma mesma energia. 

A excitação, por exemplo, dos átomos de uma barra de ferro por uma fonte de energia permite produzirmos calor de uma extremidade à outra da barra de ferro. A excitação dos elétrons de um filamento metálico permitirá a transmissão da luz, e a agitação dos núcleos atômicos de determinados materiais produzirá emissão de raios gama. 

Tanto quanto na matéria física, o pensamento, em graus variados de excitação, gera ondas de comprimento e freqüência correspondentes ao teor do impulso criador da vontade ou do objetivo desejado. 

Como a matéria é expressão da energia em diferentes condições de vibração e velocidade, a energia mental também se manifesta conforme as variações da corrente ondulatória, em corpúsculos da matéria mental. Aqui também se identificam as mesmas leis que regulam a mecânica quântica na transmissão de energia entre as partículas sub-atômicas. Quando vibram os átomos da matéria mental, correspondendo à formação de calor na matéria física, geram-se ondas de comprimento longo que se estabelecem com o propósito de manutenção de nossa individualidade ou de simples noção do Eu. Essas ondas longas prestam-se, também, para sustentar a integração da nossa unidade corporal, mantendo interligado o universo de células que compõem o nosso corpo físico. 

Quando ocorrem as vibrações dos elétrons da matéria mental, irradiam-se luzes de tonalidades diferentes conforme a energia atinja os elétrons da superfície ou das proximidades do núcleo do átomo mental. Esse tipo de agitação ondulatória corresponde à emissão de pensamentos de intensidades variadas que vão, desde uma atenção momentânea voltada rapidamente a um certo objetivo, até a uma reflexão ou uma concentração profunda tentando resolver questões complexas. 

Por fim, já vimos que a excitação dos núcleos atômicos gera os raios gama e, no campo da mente, a correspondente vibração dos núcleos dos átomos mentais gera ondas ultra-curtas emitidas com imenso poder de penetração de suas energias. Essas vibrações resultam de expressões de sentimentos profundos, de cores cruciantes ou de atitudes de concentração muito intensas. 

A Indução Mental 

Indução, em termos eletrônicos, consiste na transmissão de uma energia eletromagnética entre dois corpos sem que haja contacto entre eles. Este fenômeno ocorre por conjugação de ondas através de um fluxo de energia que é transmitido de um corpo a outro. No campo mental o processo é idêntico. 

Existe uma corrente de ondas suscetíveis de reproduzir suas próprias características sobre uma outra corrente mental que passa a sintonizar com ela. 

Expressando qualquer pensamento em que acreditamos, estamos induzindo os outros a pensarem como nós. A aceitação que os outros fazem de nossas idéias passa a ser questão de sintonia. 

Por outro lado, ao sentirmos uma idéia, absorvemos e passamos a refletir todas as correntes mentais que se assemelham a essa idéia, comungando os mesmos propósitos. 

Portanto, nossas idéias e convicções nos ligam compulsóriamente a todas as mentes que pensam como nós e , quanto maior nossa insistência em sustentar uma idéia ou uma opinião, mais nos fixamos às correntes mentais das pessoas que se sentem como nós e que esposam as mesmas opiniões. 

Imagens Mentais 
O espírito é a fonte geradora de todas as expressões da vida, e toda espécie de vida se orienta ou se modifica pelo impulso mental. 

Sempre que pensamos, estamos expressando uma vontade correspondente ao campo íntimo das idéias, e as idéias, representando a expressão de energia mental, se corporificam pelo pensamento em ondas e corpúsculos, que se organizam conforme o teor e a intensidade da vibração mental e o propósito do pensamento emitido. 

Portanto, na expressão de qualquer pensamento, o comprimento da onda emitida varia com a intensidade da concentração nos objetivos desejados e a natureza das idéias emitidas. Com as idéias criamos em torno de nós um campo de vibrações mentais que identificam, pelo seu próprio conteúdo, as nossas mais íntimas condições psíquicas. 

Nessa atmosfera ideatória que nos cerca, os corpúsculos da matéria mental que compõem nossos pensamentos modelam "imagens" correspondentes às idéias que mentalmente projetamos. 

Psiquicamente, na medida em que expressamos mentalmente uma vontade, um desejo, uma idéia, uma opinião, um objetivo qualquer, passamos a ser carregadores ambulantes de vontades com formas, de desejos com moldes, de idéias vivas que as representam, de objetivos e opiniões que se exteriorizam com cenas que materializam em torno de nós os nossos pensamentos. 

Nossa mente projeta fora de nós as formas, as figuras e os personagens de todos os nossos desejos, inclusive com todo o conteúdo dinâmico do cenário elaborado. Com essa constelação de adornos mentais atraímos ou repelimos as mentes que conosco assimilam ou desaprovam nosso modo de pensar. 

Perturbações do Fluxo Mental 
A criação da matéria mental se origina do estímulo ideatório do Espírito, que é a fonte da energia vital para o cérebro. O Fluido Cósmico fornece o elemento para essas construções. Os corpúsculos mentais, sob o impulso do Espírito são exteriorizados em movimentos de agitação constante, produzindo correntes de formas ideatórias que se expressam na aura da personalidade que os cria. 

Nesses vórtices de energia em que cada individualidade se exprime em correntes de matéria mental, também se cria, pela corrente de átomos excitados, um fluxo energético com conseqüente resíduo eletromagnético, que se expressa na aura de cada um de nós. A capacidade criativa da mente alimenta de forma permanente essa corrente em constante agitação. 

O fluxo resultante do processo ideatório pode apresentar perturbações semelhantes a defeitos da circulação da corrente elétrica comum a qualquer aparelho doméstico. 

Assim, a ausência de uma corrente eletromagnética residual pode ser identificada no cérebro de pessoas profundamente ociosas. Os circuitos mentais podem permanecer bloqueados, impedindo a circulação do fluxo mental, em razão de idéias fixas ou obsessivas. As lesões orgânicas cerebrais perturbam, naturalmente, as expressões do pensamento, já que o cérebro é o veículo para a manifestação física da mente. 

As Leis do Campo Mental 
Nossa atividade mental através do discernimento e do raciocínio nos dá a prerrogativa de nós mesmos escolhermos nossos objetivos. 

Projetando nossas idéias, produzimos os pensamentos, exteriorizando em torno de nós irradiações eletromagnéticas com poder mais ou menos intenso, conforme o comprimento das ondas mentalmente emitidas. 

Essa corrente de partículas mentais nascidas de emoções, desejos, opiniões e vontades, constrói em torno de nós, cenas em forma de quadros vivos que são percebidos em flashes ou imagens seriadas, ou cenas contínuas que nos colocam em sintonia com todas as mentes que harmonizam com os pensamentos que exteriorizamos. 

Já vimos, também, que somos suscetíveis de induzir pensamentos-imagens nos outros, assim como recebemos sugestões que se corporificam em formas vivificadas dentro de nossa psicosfera. 

A simples leitura de uma página de jornal, uma conversação rotineira, a contemplação de um quadro, uma visita a familiares, o interesse por um espetáculo artístico ou programa de televisão, um simples conselho, são todos agentes de indução que nos compromete psiquicamente com as mentes sintonizadas nos mesmos assuntos. 

Pensar ou conversar constantemente significa projetar nos outros e atrair para nós as mesmas imagens que criamos, suportando em nós mesmos as conseqüências dessa influência recíproca. 

Persistir em idéias fixas, em comportamentos obsessivos ou tensões emocionais deliberadamente violentas, nos escraviza a um ambiente psiquicamente infeliz, com imagens que nós forjamos e que nos mantêm num circuito de reflexos condicionais viciosos. 

Construindo com o conteúdo dos nossos pensamentos o campo mental que nos cerca, vivemos psiquicamente dentro dele, obedecendo a leis fundamentais relacionadas com a estruturação desse campo. 

Por princípio, temos que entender que o campo mental é resultado de emissão de idéias que nós criamos, com nossa participação exclusiva e, portanto, com nossa total responsabilidade. Esta é a primeira lei do Campo Mental. 

A segunda lei é a da assimilação, que estabelece que nós estamos ligados unicamente às mentes com quem nós nos afeiçoamos. 

Portanto, além da sintonia, é necessário haver aceitação das idéias para que assimilemos as interferências boas ou más que recebemos. 

A lei da assimilação significa também que uma idéia que nos incomoda, que nos martiriza ou nos revolta, só persiste em nós pela aceitação que fazemos de seu conteúdo e pelas ligações que mantemos com o seu emissor. 

A terceira lei do campo mental está relacionada com o estudo e o aprendizado que desenvolve em nós o discernimento e o raciocínio. Ela estabelece que cada de um de nós só assimilará idéias, sugestões ou informações inéditas ou inovadoras, se já desenvolvemos a compreensão necessária ao avanço desses pontos de vista. 

(Baseado na obra de André Luiz, "Mecanismos da Mediunidade", psicografada por F. C. Xavier e Valdo Vieira) 
http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisDetalhes.aspx?ch_top=23&ch_use=1904

terça-feira, 6 de novembro de 2012

QUAL A OPINIÃO DO ESPIRITISMO SOBRE O DIVÓRCIO ?

A Doutrina Espírita nos incita à compreensão de nossas responsabilidades como Espíritos imortais em experiências transitórias na carne, que servem para nosso crescimento. 

Nos ensina, por exemplo, que estamos juntos com essa ou aquela pessoa para acertar determinados débitos, auxiliando-nos mutuamente, através da convivência baseado no amor e respeito mútuo. 

O casamento, portanto, é um sério compromisso que deve ser cuidado com zelo, na tentativa de viabilizar nessa experiência o que provavelmente não foi possível em experiências passadas. 

A freqüência com que os casamentos são desfeitos atualmente é deveras preocupante. São uniões frágeis por conta da imaturidade espiritual dos homens. Entretanto, a Doutrina Espírita, embora encaminhe o homem para encontrar seu equilíbrio dentro de seus lares, não condena o divórcio, pois entende que é uma lei humana necessária, que trata de separar legalmente o que já estava separado de fato. 

Mas, deve-se tentar por todos os meios preservar o casamento, por conta do conhecimento das leis divinas que é trazida aos homens através do Espiritismo. 

(Colaboração de O JORNALINHO ESPÍRITA PORTUGAL.) 
http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisDetalhes.aspx?ch_top=7&ch_use=453

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PARÁBOLA DOS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA



“-1- O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. – 2 - Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. – 3 - Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, - 4 - disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. – 5 - Eles foram. - Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. – 6 - Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? -7- É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha. – 8 - Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros.- 9 - Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. – 10 - Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. – 11 - Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, dizendo: - 12- Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor. – 13 - Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? – 14 - Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. – 15 - Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom? – 16 - Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” (MATEUS, cap. XX, vv.1-16).

INTERPRETAÇÃO

Que a paz de Jesus permaneça sempre em vossas mentes.

Meus irmãos, minhas irmãs! Aqui estamos, mais uma vez, para os nossos humildes estudos das grandes palavras do Mestre.

Voltemos à parábola de hoje; a vinha nada mais é do que a vida, esta vida que representa uma oportunidade maravilhosa para que todos, sem exceção, cumpram as suas missões e resgatem os seus débitos.

O Senhor dá a todos a oportunidade de, nela ingressando, participar do banquete divino em que Ele oferece às criaturas a dádiva de um novo corpo, para nele, desenvolver o intelecto e aprimorar o eu espiritual. Eis que alguns, ansiosos de cedo alcançarem os páramos celestiais, solicitam ser os primeiros e Deus, em sua bondade, os acolhe e lhes dá uma parcela de Seu amor, uma semente de Sua inteligência, para que na Terra possam discernir com acerto e com vigilância, o bem e o mal. E esses espíritos ingressam no mundo terreno. Ao virem, comprometeram-se a bem cumprir as determinações recebidas tendo por recompensa a ascensão de seus espíritos, representada na parábola por um denário.


Mas, uma vez no corpo físico, esquecem os compromissos assumidos. Deixam que os dias passem e não exploram o terreno do seu próprio eu.

Esta vinha é agraciada pelo Pai para dar frutos belíssimos a todos aqueles que dela os procurarem, assim como a sua sombra acolhedora. Perdidos ficam no vendaval de suas paixões e, dominados pelo egoísmo, esquecem-se daqueles a quem tudo devem.


O Senhor, em Sua labuta pelo aprimoramento de Seus filhos, chama outros ao redil do Seu amor; oferece-lhes as mesmas oportunidades, distribui as mesmas sementes, aquece-as, com o calor do Seu amor e as criaturas vêm do orbe terráqueo para resgatar o pesado fardo contraído em outras vidas. E assim, sucessivamente.

Eis que se aproxima o fim da colheita. Espíritos ainda no mundo espiritual, conhecedores de que têm necessidade de aproveitar essas vindas ao planeta, suplicam, submissos ao Pai, oportunidade e o Pai, abrindo os Seus braços, chama essas criaturas para Ele, avisando-as de que terão necessidade de mais se aprimorarem, porque os tempos são chegados; tempo em que esse planeta passará e se expandirá, deixando para trás os maus, porque para esses não haverá mais outro tempo.

Esses são os últimos a serem chamados e terão que tudo dar de si para bem cumprirem a tarefa recebida.



Chegando o momento do ajuste de contas, esses que progredirem, que se esforçarem e retribuírem ao Pai todo o amor recebido com o amor aos seus irmãos, recebem com o mesmo, a elevação dos seus espíritos e aqueles da primeira hora, não compreendendo, os invejarão, porque se julgarão privilegiados por terem sido os primeiros escolhidos. Para a bondade do Pai não há privilégios. Todos são Seus filhos e têm a mesma oportunidade dela saírem vencedores ou vencidos, portanto, não interessa esse egoísmo, essa cólera, essa inveja e essa luta que há na Terra para alcançar o primeiro lugar.

Importa, sim, a diligência com que foi feito o trabalho, o aprimoramento demonstrado e, principalmente, o amor com que foi o mesmo executado.

Na balança da justiça, até os pensamentos têm peso. Sendo assim, nada se pode negar nem esconder. Para o Pai nada é mistério; tudo Ele vê, tudo Ele sabe.

Se aquele da última hora, distribuiu amor, teve fé em seu coração, procurou com esforço, com boa vontade, vencer a si próprio, vencendo tudo aquilo que o prendia ainda à sua esfera inferior, dela se livrando, será sempre abençoado pelo Pai o seu esforço.

Não há, pois, desculpas para aquele que não se aprimorou, não procurou vencer, para querer tudo receber, sem nada dar.

Eis porque, meus irmãos, minhas irmãs, são dados agora os últimos toques, os últimos chamados!




Esforçai-vos por merecer a confiança do Pai.

Procurai vencer as vossas próprias paixões.

Na vinha do Pai, não vos esqueçais de que a chuva e orvalho são representados pelo carinho, pela paciência e, principalmente, pela fé com que cuidais dos vossos sentimentos em vigiar, procurando sempre podá-los para que outras ervas daninhas não venham prejudicá-los.

As sementes que recebeis do Pai são delicadas e precisam ser aprimoradas. Não poupeis esforços para conseguirdes esse aprimoramento, que só vós sereis os beneficiados; só vós sereis agraciados com a benção do Pai.

Procurai, através do esforço, progredir. 

Não sejais daqueles que, sentados à beira da estrada, esperam apenas que corações bem formados mitiguem a sua fome e matem a sua sede.

A estrada é para todos e com todos, o Senhor caminha ao lado, amparando-os em suas quedas, confortando-os em seus sofrimentos, porque o Seu amor não tem limites, não tem fim.

Que a paz do Mestre permaneça com todos. Graças a Deus!

(Extraído do livro: As Divinas Parábolas – Autor: Samuel, médium: Neusa Aguiló de Souza – Centro Espírita Oriental “Antônio de Pádua”, Recife, PE - 1982)


Julio Flávio Rosolen participa da Sociedade Espírita 
Casa do Caminho, em  Piracicaba, é Coronel (da reserva) do Corpo de
Bombeiros, Espírita e  colabora com este BLOG.