segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Iniciação ao Conhecimento da Doutrina Espírita

Allan Kardec Apresentação

Mesmo entre as pessoas que se dizem espíritas, poucas conhecem realmente o Espíritismo. A grande parte prefere ouvir de outros, a ler as informações em fontes seguras. E, em se tratando de Doutrina Espírita, a fonte reconhecidamente segura são as obras de Kardec.

Talves para muitos, a leitura de Kardec,logo de início ofereça dificuldade, razão pela qual elaboramos este livreto auxiliar para aqueles que estiverem decididos a estudar o Espiritismo. No entanto, as orientações aqui contidas NÃO DISPENSAM LEITURA E O ESTUDO DAS OBRAS BÁSICAS DE ALLAN KARDEC, e se o leitor quiser realmente conhecer a Doutrina, terá que lê-las.

Por que conhecer o espiritismo ?

A maioria das pessoas, vivendo a vida atribulada de hoje, não está interessada nos problemas fundamentais da existência. Antes se preocupa com seus negócios, com seus prazeres, com seus problemas particulares. Acha que questões como "a existência de Deus" e a "imortalidade da alma" são da competência de sacerdotes, de ministros religiosos, de filósofos e teólogos. Quando tudo vai bem e em suas vidas, estas pessoas nem se lembram de Deus e, quando lembram, é apenas para fazer uma oração, ir à igreja, como se tais atitudes fossem simples obrigações das quais todos têm que se desincumbir de uma maneira ou de outra. A religião para elas é mera formalidade social, alguma coisa que as pessoas devem ter, e nada mais; no máximo, será um desencargo de consciência, para estar bem com Deus. Tanto assim, que muitos nem sequer alimentam firme convicção daquilo que professam, carregando sérias dúvidas a respeito de Deus, e da continuidade da vida após a morte. Quando, porém, tais pessoas são surpreendidas por um grande problema, uma queda financeira desastrosa, a perda de um ente querido, uma doença incurável - fatos que acontecem na vida de todo mundo -não encontram em si mesmas a fé necessária, me a compreensão para enfrentar o problema com coragem e resignação, caindo, envariavelmente, no desespero.
O conhecimento espírita abre-no uma visão ampla e racional da vida, explicando-a de maneira convincente e permitindo-nos iniciar uma transformação íntima, aproximando-nos de Deus.

De que trata o espiritismo ?

O Espiritismo responde as questões fundamentais de nossa vida, como estas:

- Quem é você ?
- Antes de nascer, o que você era ?
- Depois de morto, o que você serã ?
- Por que voçê, está neste mundo ?
- Por que umas pessoas sobrem mais que outras ?
- Por que alguns nascem ricos e outros pobres ?
- Por que alguns cegos, aleijados, débeis mentais, etc., enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis

O que é o Espiritismo ?

Espiritismo é uma doutrina revelada pelos Espíritos superiores através de médiuns, e organizada (codificada) por um educador francês, conhecido por Allan Kardec em 1875. Surgiu, poism na França, há mais de um século.

O Espiritismo é ciência
Dizemos que o Espiritismo é ciência, porque estuda à luz da razão e dentro de critério científicos,os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Não existe o sobrenatural no Espiritismo: todos fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. São,portanto, de ordem natural.
O Espiritismo é filosofia.

O Espiritismo é uma filosofia porque, a partir dos fenômenos espíritas, dá uma interpretação da vida, respondendo questões como "de onde você veio, o que faz no mundo, para onde vai, após a morte". Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo , é uma filosofia.